Planejamento de segurança para um arquivoUm novo arquivo do FileMaker Pro é inicialmente desprotegido. Sempre que o arquivo abre, ele automaticamente solicita login do usuário com a conta Admin, à qual é atribuído o conjunto de privilégios de Acesso total. Isso permite acessar e alterar tudo no arquivo.
• Além disso, você pode proteger um arquivo exigindo a autorização de qualquer arquivo que tentar acessar suas tablelas, layouts, listas de valores e scripts. Consulte Autorização de acesso a arquivos.Faça uma lista das áreas do arquivo que você deseja proteger, como tabelas particulares, campos, registros, layouts, listas de valores e scripts. Planeje o número de conjuntos de privilégios necessários para reforçar os níveis variáveis de acesso ao arquivo que você exigir.Nota Cada arquivo de banco de dados contém três conjuntos de privilégios predefinidos, que podem atender a algumas de suas necessidades ou a todas elas. Consulte Uso dos conjuntos de privilégios predefinidos.Se quiser que certos conjuntos de privilégios possam abrir um arquivo compartilhado pela rede como cliente, acessar o arquivo usando um navegador via FileMaker WebDirect ou acessar um arquivo como fonte de dados ODBC ou JDBC, será necessário ativar os privilégios estendidos para certos conjuntos de privilégios. Não habilite os privilégios estendidos, a menos que sejam necessários.
6. Se você estiver usando a conta Convidado, atribua um conjunto de privilégios a ela também. Caso contrário, desabilite a conta Convidado. Consulte Gerenciamento de contas.
• Se tiver o FileMaker Pro Advanced, você poderá criptografar arquivos de banco de dados para protegê-los enquanto estiverem sendo armazenados em disco. Consulte Criptografia de arquivos de banco de dados (FileMaker Pro Advanced).