Sobre a proteção de bancos de dados
• Acesso a dados. Torne tabelas, campos ou registros particulares somente leitura ou ocultá-los por completo.
•
• Acesso às listas de valores e scripts. Impeça que usuários acessem e modifiquem as listas de valores e scripts e executem scripts.
• Acesso ao compartilhamento de arquivos. Habilite individualmente o compartilhamento de arquivo via Rede FileMaker, Publicação na Web e ODBC/JDBC apenas para usuários particulares.
• Saída de dados. Impeça que os usuários imprimam ou exportem dados.
• Acesso ao menu. Torne disponível apenas um conjunto limitado de comandos de menu.
• Acesso a arquivo externo. Proteja o acesso a um arquivo no seu banco de dados autorizando outros arquivos a fazer referência a suas tabelas, layouts, scripts e listas de valores.
• Arquivos de plug-in. É possível desativar a instalação de arquivos de plug-in. Consulte Configuração de preferências de plug-in.Você restringe o que os usuários fazem em um arquivo exigindo que eles insiram um nome de conta e senha quando tentam abrir um arquivo. O nome da conta e a senha que eles inserem determinam qual conjunto de privilégios será usado para limitar o que eles podem fazer em um arquivo. Consulte Sobre contas, conjuntos de privilégios e privilégios estendidos.Você pode definir privilégios em um arquivo compartilhado enquanto os clientes o estiverem usando. As alterações de privilégio que afetam um cliente atual só terão efeito depois que o cliente fechar e reabrir o arquivo.A fonte de dados externa fornece os privilégios de acesso para os dados. Você pode adicionar requisitos de privilégios no FileMaker Pro. Consulte Edição de fontes de dados de ODBC.Importante Se você criar um relacionamento em um arquivo que faça referência a uma tabela em outro arquivo, não será possível controlar os privilégios de acesso para a tabela relacionada no primeiro arquivo. Os privilégios definidos no outro arquivo controlam o acesso a essa tabela.Nota Se houver uma solução de banco de dados com vários arquivos que tenha vários arquivos protegidos, você poderá considerar o uso de nomes de conta e senhas idênticos em cada arquivo protegido. Quando um arquivo protegido tentar acessar outro arquivo protegido (como acessar dados relacionados ou executar um script no segundo arquivo), o FileMaker Pro inicialmente tentará abrir o segundo arquivo com o mesmo nome de conta e a mesma senha usados para abrir o primeiro arquivo. Se houver um nome de conta e senha correspondentes, o FileMaker Pro ignorará a exibição da caixa de diálogo de conta/senha. Se não houver nenhuma conta correspondente, o FileMaker Pro exibirá a caixa de diálogo de conta/senha para que o usuário possa inserir as informações da conta.