Uso dos conjuntos de privilégios predefinidosTodo banco de dados novo do FileMaker Pro contém três conjuntos de privilégios predefinidos. São eles:
• Acesso total: permite acessar e alterar tudo no arquivo
• Somente entrada de dados: permite a exibição e a inserção de dados somente
• Acesso somente leitura: permite visualizar, mas não alterar dadosNota O conjunto de privilégios Acesso somente leitura permite o acesso de gravação a todos os campos globais. Para criar um conjunto de privilégios em que os campos globais e todos os dados de registro são somente leitura, você pode duplicar o conjunto de privilégios Acesso somente leitura e alterar Registros de Privilégios personalizados para Exibir só em todas as tabelas.Você não pode alterar nem excluir esses conjuntos de privilégios predefinidos, exceto para habilitar ou desabilitar os privilégios estendidos deles. Você pode usá-los no estado em que se encontram ou duplicá-los e depois modificar as cópias duplicadas.A tabela a seguir resume as propriedades desses conjuntos de privilégios. Para obter mais informações sobre essas propriedades, consulte Edição de privilégios de acesso a registro, Edição de privilégios de layouts, Edição dos privilégios da lista de valores, Edição de privilégios de scripts, Edição de privilégios estendidos para um conjunto de privilégios e Edição de outros privilégios.
Nota O conjunto de privilégios de Acesso total é o único que permite acessar a caixa de diálogo Gerenciar banco de dados para modificar campos, tabelas, relacionamentos e fontes de dados. Ele também é o único conjunto de privilégios que permite alterar contas e privilégios. Como não é possível habilitar esses privilégios em nenhum outro conjunto de privilégios, qualquer usuário que quiser fazer alterações na definição do banco de dados ou nos privilégios deverá abrir o arquivo com uma conta que tenha o conjunto de privilégios Acesso total.