Exportação de dados do FileMaker ProVocê pode exportar dados do FileMaker Pro para um novo arquivo e abri-lo em outro aplicativo. Por exemplo, é possível exportar os dados do FileMaker Pro para o formato de mesclagem (.mer) e usá-lo na Mala Direta do Microsoft Word.Existe também a possibilidade de salvar registros como uma planilha para uso no Microsoft Excel. Consulte Gravação e envio de registros como um arquivo Excel. Use exportar quando quiser exportar registros no conjunto encontrado atual ou exportar em um formato diferente de uma planilha do Excel. Use Salvar como Excel quando quiser criar uma planilha do Excel que contenha todos os campos aos quais tem acesso no layout atual.Se o arquivo de origem do FileMaker Pro tiver campos de resumo, você poderá agrupar por um campo classificado para exportar valores de sub-resumo, como subtotais gerados por um relatório com dados agrupados. Esse processo exporta um registro para cada grupo. Por exemplo, se você tiver um relatório que totalize vendas por região, você poderá exportar um valor de resumo para cada região.É possível também exportar o conteúdo de um campo para um arquivo. Consulte Exportação do conteúdo de um campo.
1. Abra o arquivo do FileMaker Pro e exiba um layout que mostre os registros que você deseja exportar.Para exportar valores de sub-resumo agrupados, inclua o campo de quebra na ordem de classificação ou execute o relatório que gera os subtotais desejados. Para mais informações sobre localização e classificação de registros, consulte Localização de registros e Classificação de registros.
3.
4. Na caixa de diálogo Exportar registros para arquivo, digite um nome e escolha um local para o arquivo.Se estiver exportando para XML e aplicando uma folha de estilo XSLT durante a exportação, dê ao nome de arquivo uma extensão correspondente ao formato do arquivo transformado, como .txt, .htm ou .xml, de forma que vários sistemas operacionais possam reconhecer o arquivo corretamente.
5. Use um formato de arquivo suportado pelo aplicativo em que planeja usar os dados exportados. Os formatos conhecidos incluem texto separado por vírgula (.csv), texto separado por tabulação (.tab), formato de mesclagem (.mer) e HTML (.html). Para obter informações sobre formatos de arquivo, consulte Formatos de arquivo de importação/exportação suportados.
6. Em Após salvar, escolha uma ou as duas opções a seguir:
•
• Para aplicar uma folha de estilo XSLT ao XML durante a exportação, selecione Usar folha de estilo XSL e especifique a fonte da folha de estilo XSLT. A fonte XSLT pode ser um arquivo ou o resultado de uma solicitação HTTP.
• Quando a caixa de diálogo Especificar ordem dos campos para exportar é exibida, a lista de tabelas utiliza Layout atual (Nome do layout) e exibe somente os campos visíveis no layout atual. Para exibir todos os nomes de campo na tabela atual, escolha Tabela atual (Nome da tabela) na lista.
• Se o layout atual tiver controles de painéis, somente os campos existentes no painel atual serão exibidos na caixa de diálogo Especificar ordem dos campos para exportar.
Clique duas vezes no nome de campo para movê-lo para a área Ordem de exportação de campo. Incluir um campo relacionado na exportação Escolha o nome da tabela relacionada na lista no canto superior esquerdo da caixa de diálogo e mova os campos desejados para a área Ordem de exportação de campo. (Você pode incluir campos relacionados antes, após ou entre outros campos sendo exportados.) Na lista de campos à esquerda, clique em um campo de resumo cujos valores deseja resumir. Na área Agrupar por, selecione cada campo de quebra por meio dos quais quer os valores resumidos. Em seguida, clique em Mover.Ao clicar em Mover, o FileMaker Pro adiciona o campo de resumo e um ou mais campos de resumo agrupados à área Ordem de exportação de campo. (O FileMaker Pro adiciona um campo de resumo agrupado para cada campo de quebra selecionado na área Agrupar por.) Os campos de resumo agrupados usam a sintaxe CampoDeResumo por AgruparPorCampos, como "Vendas totais por região".Nota Você não pode exportar valores de resumo agrupados, a menos que tenha classificado os dados antes de iniciar o processo de exportação. (A área Agrupar por mostrará "Não classificado" em vez de todos os campos se os dados não estiverem classificados.) Remover um campo de Ordem de exportação de campo e impedir a exportação de seus dados Para mover todos os campos da lista, clique em Limpar tudo. Para Ordem de exportação de campo, aponte para a seta dupla à esquerda do nome do campo e arraste-a para cima ou para baixo.
10. Se necessário, para Conjunto de caracteres de arquivo de saída, escolha a codificação de caracteres que o arquivo exportado deve usar.
11. Se necessário, selecione Aplicar formatação de dados do layout atual aos dados exportados para formatar os dados do campo como eles aparecem no layout atual.O FileMaker Pro permite formatar campos em um layout, o que faz os dados parecerem diferentes no layout em comparação com a forma como estão atualmente armazenados no arquivo de banco de dados. (Consulte Formatação e configuração de objetos de campo no Modo de layout.) Selecione Aplicar formatação de dados do layout atual aos dados exportados quando quiser exportar dados de número, data e hora usando os formatos de arquivo especificados no layout atual.
12. Clique em Exportar.
•
• Se quiser salvar os registros como arquivo do Excel em vez de exportá-los, escolha Salvar / Enviar registros como > Excel. Quando você salva registros como um arquivo Excel, todos os campos aos quais você tem acesso e pode ver no layout atual são salvos. Ao exportar para Excel, você deverá especificar quais campos exportar.
•