Criação e edição de acesso de contas

Visão geral

Claris Pro

Entradas de acesso de conta em um arquivo especificam contas do ID Claris (endereços de e-mail), que identificam usuários. O Claris Pro só é compatível com contas do ID Claris para usuários individuais, não para grupos. Quando um usuário abre um arquivo, o ID Claris usado para entrar em um cliente Claris é usado para entrar no arquivo. Se o arquivo contiver uma entrada de acesso de conta que corresponda ao nome de usuário do ID Claris do usuário, o arquivo será aberto. O conjunto de privilégios atribuído a essa entrada de acesso de conta no arquivo determina o que o usuário pode fazer no arquivo. Consulte Sobre contas, conjuntos de privilégios e privilégios estendidos.

FileMaker Pro

As entradas de acesso de conta em um arquivo especificam nomes de usuários (e, no caso de contas de arquivo do FileMaker, senhas), o que identifica usuários. Para alguns tipos de contas (veja abaixo), podem ser definidos grupos de usuários. Quando um usuário abre um arquivo, uma caixa de diálogo geralmente solicita que ele insira as informações da conta. Quando um usuário abre um arquivo com as informações de conta corretas, o conjunto de privilégios atribuído à entrada acesso de conta no arquivo da conta desse usuário, ou do grupo ao qual ele pertence, determina o que o usuário pode fazer nesse arquivo. Consulte Sobre contas, conjuntos de privilégios e privilégios estendidos.

Para gerenciar totalmente o acesso de conta para um arquivo, você precisa abrir o arquivo como um usuário cuja entrada de acesso de conta tenha o conjunto de privilégios Acesso total. Se você abrir o arquivo sem o privilégio de Acesso total, o comando menu Arquivo > Gerenciar > Segurança permitirá que você altere menos opções ou o comando será desativado. Consulte Edição de outros privilégios.

É possível criar e modificar o acesso de contas em um arquivo compartilhado enquanto os clientes o estiverem utilizando. As alterações de acesso à conta que você fizer entram em vigor imediatamente, mas não prejudicam qualquer cliente atual. Por exemplo, se você tornar uma entrada de acesso à conta inativa enquanto os clientes a estiverem utilizando, o uso do arquivo por esses clientes não será interrompido. No entanto, depois que os clientes fecharem o arquivo, eles não conseguirão abri-lo novamente.

Você pode conceder acesso de conta a tantos usuários ou grupos quantos forem necessários. Cada arquivo de banco de dados também tem duas contas predefinidas. Consulte Sobre as contas de criador e padrão (somente Claris Pro) ou Sobre as contas Admin e Convidado (somente FileMaker Pro).

Tipos de conta (somente FileMaker Pro)

Os clientes do FileMaker são compatíveis com vários tipos de contas. O que muda é a maneira como os usuários são autenticados. Somente o arquivo de conta do FileMaker define o nome e a senha da conta no arquivo do FileMaker Pro. Para todos os outros tipos, as informações de conta de usuário ou grupo são definidas pelo provedor de identidade ou pelo servidor de autenticação. Nesses casos, o arquivo do FileMaker Pro define somente como essas contas de usuário ou grupos podem acessar o arquivo.

A tabela a seguir resume quais hosts do FileMaker são compatíveis com quais tipos de conta, o local em que as informações da conta são definidas e se contas de usuários individuais ou grupos são aceitos. Observe que o tipo de conta do arquivo do FileMaker é o único que pode ser usado para abrir um arquivo local.

Tipo de conta

Arquivo local

Hospedado pelo FileMaker Server

Hospedado pelo FileMaker Cloud

Onde as informações da conta são definidas

Compatível com usuários ou grupos

Arquivo do FileMaker

Sim

Sim

Não

No arquivo do FileMaker Pro

Usuários

ID Claris ou IdP externo

Não

Não

Sim

Pelo sistema provedor de identidade de ID Claris

Usuários, grupos

Servidor externo

Não

Sim

Não

Por um servidor de autenticação externo, como Apple Open Directory, domínio do Windows ou Microsoft AD FS.

Grupos

ID Apple

Não

Sim

Não

Pelo provedor de identidade ID Apple

Usuários

Provedor de identidade OAuth predefinido

Não

Sim

Não

Por um provedor de identidade OAuth, como Amazon, Google ou Microsoft Azure AD

Usuários, grupos1

Provedor de identidade OAuth personalizado

Não

Sim

Não

Por um provedor de identidade OAuth personalizado

Usuários, grupos1

  1. O Microsoft Azure AD é o único provedor de identidade OAuth compatível com grupos. Alguns provedores personalizados também são compatíveis com grupos (consulte a documentação do provedor para obter mais detalhes).

Para criar ou editar o acesso de conta:

  1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Segurança.

  2. Somente FileMaker Pro: em Autenticar por, escolha o tipo de conta com o qual trabalhar.

    A lista de acesso de conta exibe apenas o acesso concedido para o tipo de conta selecionado. Consulte "Tipos de contas" acima.

  3. Para conceder acesso de conta, clique em Novo. Para alterar uma entrada de acesso de conta existente, selecione o usuário ou o grupo.

  4. Edite os detalhes de acesso de conta.

Para duplicar ou excluir entradas de acesso de conta existentes:

  1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Segurança.

  2. Somente FileMaker Pro: Em Autenticar por, escolha o tipo de conta com o qual trabalhar.

  3. Selecione um usuário ou grupo e:

    • Para duplicar o acesso a esse arquivo, clique no botão Duplicar conta.

    • Para excluir o acesso a esse arquivo, clique no botão Excluir conta.

Notas 

  • Entradas de acesso de conta sem o conjunto de privilégios Acesso total podem receber privilégios limitados para gerenciar contas. Consulte Edição de outros privilégios.

  • Somente FileMaker Pro: para arquivos do FileMaker e contas de servidor externo:

    • Use somente caracteres ASCII em senhas, como a-z, A-Z, 0-9, e caracteres de pontuação, como "!" e "%". Senhas que tenham certos caracteres com acento ou caracteres não romanos, como cirílico ou japonês, podem não funcionar, particularmente em apps personalizados de banco de dados entre plataformas e arquivos acessados via FileMaker WebDirect.

    • Se o arquivo for compartilhado por meio de publicação na web, limite também os nomes de contas a caracteres ASCII. Não use dois-pontos em nomes de conta e senhas de arquivos publicados na Web.

    • O login automático em um arquivo é compatível com arquivos locais e arquivos hospedados em um host do FileMaker Server que não esteja configurado para exigir arquivos protegidos por senha. Para fazer login automaticamente sempre que um arquivo é aberto, escolha o menu Arquivo > Opções de arquivo e especifique o nome da conta e a senha. Consulte Configuração das opções de arquivo.

    • O nome de usuário definido na caixa de diálogo Preferências é inserido automaticamente na caixa de diálogo Abrir. Quando o nome de usuário e o nome da conta coincidirem, o usuário não precisará digitar o nome da conta ao abrir o arquivo. Consulte Configuração de preferências gerais.