Nota Esse recurso fica disponível quando a preferência geral Usar ferramentas avançadas está selecionada. Consulte Uso de ferramentas avançadas.
É possível usar os Utilitários do Desenvolvedor para remover todas as contas administrativas de um arquivo.
Importante A seleção desta opção exclui permanentemente do banco de dados todas as contas que estavam usando o conjunto de privilégios de Acesso total. Isso inclui todos os arquivos de banco de dados na solução, abertos em um aplicativo runtime ou no FileMaker Pro Advanced. Os elementos estruturais e de design dos arquivos não podem ser recuperados. A única forma de modificar as tabelas, as definições de campo, os relacionamentos, os scripts ou os privilégios de acesso é retornando ao arquivo original antes de ele ter sido personalizado pelos Utilitários do Desenvolvedor.
1. Feche todos os arquivos de banco de dados a serem personalizados.
2. Escolha o menu Ferramentas > Utilitários do Desenvolvedor.
3. Se tiver usado os Utilitários do Desenvolvedor no mesmo banco de dados antes e salvo suas configurações, clique em Carregar configurações.
4. Clique em Adicionar para localizar os arquivos que deseja personalizar.
5. Caso adicione vários arquivos, clique duas vezes em um arquivo na lista para especificar o arquivo principal.
6. Selecione as configurações de Utilitários do Desenvolvedor de acordo com a necessidade. Consulte Configuração de arquivos para soluções do desenvolvedor.
7. Para Opções de solução, clique em Especificar. Consulte Especificação de opções para soluções de desenvolvedor.
8. Selecione Remover acesso de administração desses arquivos permanentemente e clique em OK.
•Quando você remover o acesso de administração:
•Os usuários não poderão acessar estas caixas de diálogo: Gerenciar banco de dados, Gerenciar fontes de dados externas, Gerenciar funções personalizadas e a maior parte de Gerenciar segurança.
•Os usuários poderão acessar as caixas de diálogo listadas acima se executarem um script que esteja definido para executar com privilégios de acesso total. Consulte Criação e edição de scripts.
•A versão de texto das funções personalizadas é removida.
•Os usuários poderão acessar a aba Privilégios estendidos em Gerenciar segurança se a conta deles estiver com a opção Gerenciar privilégios estendidos habilitada.
•Os usuários podem acessar o Modo de layout e o Espaço de trabalho de script se o conjunto de privilégios atribuído às suas contas permitir.