Nota Este tópico descreve recursos que ficam disponíveis quando a preferência geral Usar ferramentas avançadas está selecionada. Consulte Uso de ferramentas avançadas.
O FileMaker Pro Advanced oferece os Utilitários do Developer, que permitem:
•vincular seus arquivos de banco de dados a uma solução de banco de dados runtime autônoma que não precise do FileMaker Pro Advanced para ser usada em um computador
•criptografar seus arquivos de banco de dados para protegê-los contra acesso não autorizado enquanto eles estão sendo armazenados em disco
•renomear um conjunto de arquivos de bancos de dados e atualizar automaticamente os links internos para arquivos e scripts relacionados
•exibir seus bancos de dados no modo de quiosque
•remover acesso administrativo de todas as contas e impedir que os usuários modifiquem a maioria dos elementos de design ou estruturais dos seus bancos de dados
•adicionar a extensão de nome de arquivo do FileMaker Pro 12 (.fmp12) a um conjunto de arquivos não runtime
•criar um log de erro para erros de processamento
Nota O FileMaker Pro Advanced permite incluir quantas tabelas do banco de dados forem necessárias em um arquivo de banco de dados. Esse recurso elimina um dos principais motivos de usar vários arquivos. Entretanto, outros elementos, como scripts e privilégios de acesso, são armazenados no nível do arquivo e, portanto, algumas soluções complexas se beneficiarão com o uso de vários arquivos.
1. Feche todos os arquivos de banco de dados a serem personalizados.
2. Escolha o menu Ferramentas > Utilitários do Desenvolvedor.
3. Se tiver usado os Utilitários do Desenvolvedor na mesma solução de banco de dados antes e salvo suas configurações, clique em Carregar configurações.
A caixa de diálogo Selecionar um arquivo é exibida, para que você possa localizar seu arquivo de configurações.
4. Clique em Adicionar para localizar os arquivos que deseja personalizar.
5. Quando tiver adicionado todos os arquivos que deseja personalizar, proceda de uma ou mais das seguintes formas:
Para | Faça isso |
Selecionar o arquivo principal de uma solução runtime | Clique duas vezes no arquivo na lista. |
Renomear um arquivo | Selecione o arquivo na lista, digite o novo nome na caixa Renomear arquivo e clique em Alterar. Isso também atualiza todos os links internos para arquivos e scripts relacionados. Nota Não digite uma extensão de nome de arquivo. Para obter informações sobre como adicionar extensões de nome de arquivo a arquivos runtime, consulte Nomeação de soluções runtime. |
Remover um arquivo | Selecione o arquivo na lista e clique em Remover. |
6. Para Pasta de projeto, clique em Especificar para escolher um local para a solução.
7. Na caixa de diálogo Escolher pasta, selecione ou crie uma pasta e clique em OK (Windows) ou Escolher (macOS).
8. Se não quiser que os novos arquivos substituam versões anteriores dos arquivos, desmarque a caixa de seleção Substituir arquivos correspondentes dentro da pasta de projeto.
Importante Se Substituir arquivos correspondentes dentro da pasta de projeto estiver selecionada, os Utilitários do Desenvolvedor substituirão os arquivos com os mesmos nomes que os da lista de arquivos.
9. Para Opções de solução, clique em Especificar e selecione opções. Por exemplo, é possível personalizar seus arquivos de banco de dados ou vincular os arquivos a uma solução runtime. Consulte Especificação de opções para soluções de desenvolvedor.
10. Para que se possa rapidamente repetir o processo, clique em Salvar configurações e escolha uma pasta e local para o arquivo de configurações. Consulte Gravação de configurações de solução.
11. Clique em Criar.
Os Utilitários do Desenvolvedor copiarão todos os arquivos de banco de dados selecionados, com as modificações feitas pelos Utilitários, para a Pasta de projeto. Se a opção padrão de substituir os arquivos de destino estiver ativada, a Pasta de projeto especificada será usada para armazenar os arquivos copiados pelos Utilitários do Desenvolvedor. Se a opção padrão de substituir os arquivos estiver desmarcada, a Pasta de projeto especificada será usada se estiver vazia ou uma nova com base no nome da Pasta do projeto será criada.