Sobre campos de container

Use campos de container para armazenar:

  • fotos, filmes, sons
  • documentos, incluindo arquivos Microsoft Word e Excel, arquivos PDF, entre outros

Os campos de container podem ter referência em fórmulas de cálculo ou campos de resumo.

Os dados nos campos de container são incorporados por padrão. Você pode, em vez disso:

Você pode transformar um campo de container em interativo para otimizá-lo para conteúdos como arquivos de áudio, vídeo ou PDF. Consulte Especificação de formatos para campos de container.

Ao salvar um arquivo do FileMaker Pro como uma cópia autocontida, os dados de container armazenados como referência de arquivo, além dos dados armazenados externamente, são incorporados em campos de container na cópia. Consulte Gravação e cópia de arquivos.

Você pode usar a Função GetContainerAttribute para rastrear como o conteúdo de um campo de container é armazenado e quanto espaço ele pode usar. Esta função também retorna metadados sobre o conteúdo de um campo de container, como a altura e a largura de imagens, orientação da foto, capa de arte de conteúdo de áudio, tipo do código de barras e carimbo de data/hora da assinatura.

Armazenamento externo de dados de container

Importante  A melhor prática para campos de container é armazenar dados de container externamente. Essa prática ajuda a reduzir o tamanho do arquivo de banco de dados e a possibilidade de danificar o arquivo. Por exemplo, se a incorporação de um arquivo grande em um campo de container for interrompida, o arquivo do banco de dados pode ser danificado. Nessa situação, se os dados do container forem armazenados externamente, o banco de dados não é danificado; apenas os dados do container externo podem ser perdidos.

Armazene externamente dados de container para:

  • compartilhar dados com facilidade: armazenar dados externamente também facilita o compartilhamento de um banco de dados com vários usuários, pois cada usuário trabalha com dados que estão armazenados em um local central. Não é necessário configurar um volume compartilhado em cada computador local para usar campos de container em um ambiente com vários usuários. Você pode inserir arquivos nos campos de container a partir do seu disco rígido, sem precisar copiá-los primeiro em um volume compartilhado.

    Por exemplo, um banco de dados compartilhado Produtos, que inclui um campo de container para fotos de produtos. Quando um usuário em um local insere um arquivo no campo de container, o arquivo é transferido e armazenado em uma pasta no computador host. Quando usuários em outros locais visualizam registros de banco de dados, a foto do produto é exibida na cópia do campo de container deles.

  • fazer backups incrementais: apenas uma referência a um arquivo externo é armazenada dentro do banco de dados, o que mantém os bancos de dados pequenos e facilita backups incrementais. O armazenamento externo de dados de container promove backups mais rápidos, visto que, após a execução do backup inicial, os backups subsequentes copiam somente os arquivos externos que foram adicionados ou alterados.

  • escolher como os dados são armazenados: os seus dados ficam protegidos pelo FileMaker Pro. Os dados de container que estão armazenados externamente em um armazenamento seguro são criptografados por padrão e podem ser lidos pelo FileMaker Pro usando armazenamento seguro. Como alternativa, você pode optar por manter os dados em seu formato nativo (com armazenamento aberto), tendo mais controle sobre a maneira como as pastas e os arquivos são organizados no sistema de arquivos externo.

Consulte Configuração de campos de container para armazenar dados externamente.

Importante  Os backups de rotina são altamente recomendados para qualquer documento armazenado em um computador. Consulte Manutenção e recuperação de bancos de dados do FileMaker Pro.

Notas 

  • Não é possível fazer buscas ou classificar registros em um campo de container, mas um campo de texto pode ser definido para descrever ou identificar o conteúdo do container. Dessa forma, você pode buscar ou classificar registros baseado nas informações no campo de texto.

  • Para especificar como os dados em um campo de container serão exibidos (por exemplo, se a imagem será recortada ou dimensionada), consulte Formatação e configuração de objetos de campo no Modo de layout.

  • Para colocar um gráfico estático (como um logotipo) em um layout, crie, cole ou importe o gráfico diretamente no layout ou use um campo de container global. Qualquer uma das opções usará menos espaço de armazenamento do que armazenar o mesmo gráfico com cada registro.

  • Você pode criar um script que inclua a Etapa de script Inserir arquivo para especificar o conteúdo de um campo de container.

  • Por padrão, o FileMaker Pro salva dados de container armazenados externamente na mesma pasta em que o arquivo de banco de dados está localizado. Para alterar o local, consulte Gerenciamento de armazenamento externo de dados de container.

  • Quando você for definir um campo de container para incluir um arquivo de áudio ou vídeo que vários usuários vão reproduzir ao mesmo tempo, armazene os dados externamente para otimizar o desempenho.

  • As referências de arquivo em campos de container serão suportadas em scripts no lado do servidor somente se o arquivo estiver em uma pasta à qual o FileMaker Server ou o FileMaker Cloud tenha permissão de acesso (consulte Caminhos em scripts no lado do servidor). O FileMaker WebDirect, o FileMaker Data API e a Publicação na Web personalizada não são compatíveis com as referências de arquivo.