Configuração de campos de container para armazenar dados externamente

Quando você cria um campo de container, os dados são incorporados no campo por padrão.

É possível configurar um campo de container para armazenar dados externamente. Os dados armazenados externamente são criptografados por padrão usando armazenamento seguro e podem ser lidos somente pelo aplicativo do FileMaker Pro. O FileMaker Pro gerencia os arquivos criptografados automaticamente. Entretanto, você pode usar a opção de armazenamento aberto, que remove a criptografia e mantém os arquivos em seus formatos nativos.

Opções de armazenamento diferentes (incorporado ou armazenado externamente) podem ser configuradas para campos de container individuais em um banco de dados. Além disso, os dados do container podem ser armazenados externamente em diferentes pastas no sistema de arquivos.

Para configurar armazenamento externo:

  1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Banco de dados.
  2. Clique na aba Campos.
  3. Se o banco de dados contiver mais de uma tabela, selecione a tabela apropriada na lista Tabela.
  4. Selecione um campo existente ou defina um campo novo.
  5. Clique em Opções (ou clique duas vezes no nome do campo).
  6. Na caixa de diálogo Opções de campo, clique na aba Armazenamento.
  7. Na área container, selecione Armazenar dados de container externamente.
  8. Para relativo a, escolha um diretório base na lista.

    Você pode armazenar os dados de container em um diretório diferente. Consulte Gerenciamento de armazenamento externo de dados de container.

  9. Escolha como você deseja que os dados de container sejam armazenados.
  10. Escolha

    Para

    Armazenamento seguro (o padrão)

    Criptografar os dados, permitindo que sejam lidos pelo FileMaker Pro ao usar um armazenamento seguro. O FileMaker Pro cria um subdiretório com o nome "Seguro" no diretório base e distribui os arquivos aleatoriamente entre os subdiretórios, criando novos subdiretórios conforme necessário.

    Abrir armazenamento

    Permite que os arquivos de container permaneçam em seu formato original e controlar onde os arquivos são armazenados. O caminho padrão é relativo ao diretório base e tem o formato tabela/campo.

    Você pode digitar um caminho diferente ou clicar em Especificar para especificar um cálculo.

  11. Clique em OK.

Notas 

  • Se o banco de dados contiver uma tabela, o banco de dados no caminho do diretório base e a tabela no caminho de armazenamento aberto padrão terão o mesmo nome. Por exemplo, "Propriedades" no diretório base [local do banco de dados]/Propriedades é o nome de arquivo do banco de dados e "Propriedades" no caminho do armazenamento aberto Propriedades/Foto é o nome da tabela.
  • Para mover dados existentes que estiverem incorporados em campos de container, você deve transferir os dados manualmente. Consulte Transferência de dados de container.
  • Se você especificar um cálculo para um campo de container que utilize armazenamento aberto:
    • Se um nome de arquivo que resultar de um cálculo não for exclusivo, o FileMaker Pro incluirá no nome de arquivo duplicado um número sequencial (por exemplo, Fatura_1.txt).
    • Crie o cálculo para reduzir o número de nomes de arquivo duplicados armazenados. Por exemplo, se você criar um banco de dados de recrutamento Candidatos e esperar que a maioria dos registros conterá um arquivo nomeado Currículo.doc, pode especificar o seguinte cálculo para armazenamento aberto: "Candidatos/" & IDCandidato.
  • No caso de arquivos hospedados pelo FileMaker Cloud, não há compatibilidade com o armazenamento aberto. Caso selecione Armazenar dados de container externamente, você poderá escolher somente o armazenamento seguro e não será possível alterar essa opção enquanto o arquivo estiver hospedado no FileMaker Cloud.