Uso de ferramentas avançadas > Definição de menus personalizados > Criação e edição de conjuntos de menus personalizados
 

Criação e edição de conjuntos de menus personalizados

Nota  Esse recurso fica disponível quando a preferência geral Usar ferramentas avançadas está selecionada. Consulte Uso de ferramentas avançadas.

Você pode criar conjuntos de menus personalizados para incluir os menus de que necessita. É possível especificar um conjunto de menus para o arquivo e para layouts individuais.

Importante  A duplicação de um conjunto de menus personalizados cria uma cópia do conjunto de menus e faz referência aos mesmos menus personalizados do conjunto de menus original. Os menus personalizados não são duplicados. Caso altere um item de menu, altere o menu de todos os conjuntos de menus em que o menu está incluído.

Para criar, editar, duplicar ou excluir conjuntos de menus:

1. Selecione o menu Arquivo > Gerenciar > Menus personalizados > aba Conjuntos de menu personalizados.

2. Especifique as configurações na caixa de diálogo Gerenciar menus personalizados e clique em OK.

Caso tenha selecionado Criar ou Editar, você verá a caixa de diálogo Editar conjunto de menus.

3. Especifique quais menus deseja incluir no conjunto de menus.

Para duplicar e editar o conjunto de menus padrão do FileMaker Pro Advanced:

1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Menus personalizados > aba Menus personalizados .

2. Clique em Criar.

3. Na caixa de diálogo Criar menu personalizado, clique em Iniciar com um menu padrão do FileMaker, selecione um menu na lista e clique em OK.

4. Na caixa de diálogo Editar menu personalizado, altere o Nome do menu, modifique outras configurações desejadas e clique em OK.

Consulte Definição de menus personalizados.

5. Repita as etapas de 2 a 4 para cada menu padrão do FileMaker Pro Advanced.

6. Na caixa de diálogo Gerenciar menus personalizados, clique na aba Conjuntos de menus personalizados e em Criar.

7. Na caixa de diálogo Editar conjunto de menus personalizados, em Nome do conjunto de menus, insira um nome descritivo (por exemplo, Cópia dos menus padrão do FileMaker Advanced) e clique em Adicionar.

8. Na caixa de diálogo Selecionar menu, selecione os menus que deseja adicionar a esse conjunto de menus e clique em Selecionar.

9. Na caixa de diálogo Editar conjunto de menus personalizados, arraste uma seta Controle de seta dupla para cima ou para baixo para alterar a ordem dos menus na lista e clique em OK.

10. Na caixa de diálogo Gerenciar menus personalizados, clique em OK.

Especificações das opções de instalação de conjuntos de menus

Após a criação de conjuntos de menus, especifique opções para instalá-los. Você pode:

especificar um conjunto de menus padrão para um arquivo

especificar conjuntos de menus para layouts individuais (consulte Especificação de um conjunto de menus para um layout)

criar scripts que alteram os conjuntos de menus (consulte Etapa de script Instalar conjunto de menus)

especificar menus no conjunto de menus para exibição de acordo com o modo (consulte Definição de menus personalizados)

Notas 

macOS:

Se você não incluir um menu Ajuda no conjunto de menus, o sistema operacional instalará um menu Ajuda vazio. Não é possível remover esse menu, altere sua posição na barra de menus ou altere seu título.

O menu do FileMaker Pro Advanced é adicionado após o Menu Apple. Não é possível personalizar os itens de menu Sair ou Preferências. Você pode personalizar apenas o item de menu Sobre o FileMaker Pro Advanced.

Windows: O item de menu Sair é adicionado ao final do primeiro menu desbloqueado (modificável). Não é possível personalizar o item de menu Sair.

Você pode clicar nos menus adicionais pressionando Shift ou Ctrl (Windows) ou Command (macOS) para adicionar vários menus ao conjunto.

Sempre que os layouts forem alternados, o FileMaker Pro Advanced instalará o conjunto de menus especificado na opção Conjunto de menus, na caixa de diálogo Configuração de layout.

Quando você copia um conjunto de menus, os menus com referências no conjunto de menus não são copiados. Os menus com referências já devem existir no arquivo no qual são colados.