Trabalho com tabelas e arquivos relacionados > Sobre os relacionamentos
 
Sobre os relacionamentos
Um relacionamento é um método sofisticado de organizar os dados. Usando um relacionamento, é possível associar dados em uma ou mais tabelas com base em valores de campo comuns, em valores de campo diferentes ou em uma comparação de valores em dois ou mais campos.
Depois que você criar um relacionamento, poderá executar um destes procedimentos para exibir os dados da tabela relacionada:
Criar um banco de dados relacional, que é uma ou mais tabelas em um ou mais arquivos que, quando usados em conjunto, contêm todos os dados necessários ao seu trabalho. Cada ocorrência dos dados é armazenada somente em uma tabela por vez, mas pode ser acessada e exibida a partir de qualquer tabela relacionada. É possível alterar qualquer ocorrência dos dados relacionados; as alterações aparecerão em todos os lugares em que os dados relacionados forem usados.
Definir uma pesquisa para copiar dados de uma tabela relacionada para um campo da tabela de destino. Agora, os dados copiados são armazenados em dois lugares, como se tivessem sido copiados e colados em um campo de destino. Os dados pesquisados são atualizados no momento em que são copiados mas, depois de copiados, permanecem estáticos, a menos que sejam pesquisados novamente ou que a pesquisa seja reacionada.
Importante  Sempre que quiser usar os dados de outra tabela – em um banco de dados relacional ou em uma pesquisa – primeiro defina um relacionamento entre as duas tabelas.
Por exemplo, um banco de dados Vendas normal possivelmente terá estas tabelas: Uma tabela Produtos, que armazena os produtos e seus preços atuais; e uma tabela ItensdeLinha, que armazena os dados das vendas para cada linha da fatura, incluindo o item que está sendo vendido, a quantidade e o preço em que ele é vendido. Como as faturas são uma combinação de dados dinâmicos e estáticos, use os campos relacionados e as pesquisas para exibir os dados. Os registros da tabela ItensDeLinha são exibidos dinamicamente, em um portal no layout Faturas, mas o preço de venda real de cada item de linha é inserido através de uma pesquisa; portanto, os totais da fatura permanecerão inalterados, mesmo se os preços forem alterados em uma data futura.
Crie um banco de dados relacional definindo um relacionamento entre dois campos, denominados campos de correspondência. Esses campos podem estar em tabelas diferentes ou na mesma tabela (uma associação automática). Você poderá acessar dos dados relacionados quando o valor no(s) campo(s) de correspondência em um dos lados do relacionamento for comparado com um valor no(s) campo(s) de correspondência do outro lado do relacionamento, de acordo com os critérios estabelecidos no relacionamento.
Depois de ter criado um relacionamento, você pode usar campos da tabela relacionada da mesma maneira que você usaria quaisquer campos na tabela atual: Para exibir dados em um layout, como parte de uma fórmula de cálculo, em um script, como campo de correspondência de outro relacionamento etc.
Quando você exibe dados relacionados em um portal, os valores de todos os registros são exibidos, estando sujeitos aos privilégios de acesso de um usuário. Quando o campo relacionado não está em um portal, o valor do primeiro registro relacionado é exibido. Consulte Criação de portais para exibir registros relacionados.
É possível classificar os registros relacionados antes de exibi-los. Ao colocar um campo relacionado diretamente em um layout, você verá o valor do primeiro registro relacionado na ordem de classificação (por exemplo, o valor mais baixo ou mais alto). Quando você exibe campos relacionados em um portal, os registros relacionados são exibidos na ordem de classificação atribuída ao portal, que tem precedência sobre qualquer ordem de classificação na definição de relacionamento.
Notas
É possível basear os relacionamentos em um ou mais campos de correspondência de uma tabela. Os campos de correspondência devem ser de mesmo tipo; por exemplo, campos numéricos ou um campo de cálculo que retorna um resultado numérico.
Os relacionamentos sempre são criados entre duas tabelas ou, no caso dos relacionamentos de associação automática, entre duas ocorrências da mesma tabela no gráfico de relacionamentos. É possível conectar os relacionamentos em uma série e acessar os dados relacionados em qualquer ponto dessa série, mas cada relacionamento é criado somente entre duas tabelas.
A tabela relacionada pode estar no mesmo arquivo, em uma fonte de dados do FileMaker ou em uma fonte de dados ODBC externa. Consulte Adição de tabelas ao gráfico de relacionamentos e Acesso a fontes de dados externas.
Os relacionamentos são bidirecionais, embora você possa definir opções de exclusão, criação e classificação de registro independentes para cada tabela no relacionamento.
Como uma ordem de classificação pode ser atribuída a um portal, você pode exibir dados de um único relacionamento em vários portais na mesma página e usar uma ordem de classificação diferente para cada portal.
Use os privilégios de acesso na tabela de origem para limitar ou impedir o acesso aos dados relacionados. Por exemplo, os usuários devem ter privilégios de acesso para exibir um campo de correspondência relacionado e ver os campos relacionados desse relacionamento. Consulte Criação e edição de conjuntos de privilégios.
Tópicos relacionados 
Sobre os tipos de relacionamentos
Criação e alteração de relacionamentos