Trabalho com tabelas e arquivos relacionados
 
Trabalho com tabelas e arquivos relacionados
O FileMaker Pro usa tabelas relacionadas como base para os bancos de dados relacionais e as pesquisas. Os bancos de dados relacionais permitem trabalhar com dados De outras tabelas dinamicamente, a fim de que você possa alterar os dados em um único lugar, e as alterações sejam refletidas em todos os lugares em que os dados relacionados aparecem.
Use os bancos de dados relacionais para:
Ver e trabalhar com dados de outra tabela (ou da tabela atual) no estado mais atualizado. Por exemplo, é possível exibir dados nos campos relacionados quando você precisa dos dados atuais de uma tabela relacionada, como o preço atual de um item.
Configurar e gerenciar dados com eficiência e flexibilidade. Em vez de criar várias tabelas ou arquivos de banco de dados com valores duplicados, armazene ocorrências únicas de valores e use os relacionamentos para disponibilizar esses valores. Em seguida, você poderá alterar os dados em um único lugar, eliminando a possibilidade de duplicação dos dados e promovendo sua precisão.
Economizar espaço em disco, pois os dados são armazenados em um único lugar.
Nota  Antes de iniciar a criação de um banco de dados relacional, é recomendável planejá-lo no papel primeiro. Consulte Criação de uma solução.
Tópicos relacionados 
Criação e alteração de relacionamentos
Criação de uma solução
Adição de tabelas ao gráfico de relacionamentos
Criação e alteração de relacionamentos