Definição de campos de cálculo
1.
4. Em Nome do campo, digite um nome para o campo.
5.
6. Clique em Criar.
7. A configuração do contexto para um cálculo é necessária apenas quando você está criando um campo de cálculo em uma tabela de origem que tenha duas ou mais ocorrências no gráfico de relacionamentos. A escolha que você fizer poderá afetar os resultados do cálculo, principalmente se o cálculo incluir campos em tabelas relacionadas. Consulte Escolha do contexto de avaliação para um campo de cálculo.
8.
Selecione Não avaliar se todos os campos de referência estiverem vazios.
10. Para selecionar opções de indexação e armazenamento para o campo, clique em Opções de armazenamento, escolha opções na caixa de diálogo Opções de armazenamento e clique em OK.Consulte Definição das opções de indexação de campo e Definição de campos globais (campos com armazenamento global).
11. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Especificar cálculo.Importante Para evitar confusão ao usar datas no FileMaker Pro, sempre defina fórmulas de cálculo para inserir anos com quatro dígitos. Para obter informações sobre como o FileMaker Pro lida com datas com anos de dois dígitos, consulte Conversão de datas com anos de dois dígitos.
1.
2. Clique em + no cabeçalho de coluna para adicionar um novo campo.
3. Clique com o botão direito do mouse no cabeçalho de coluna do novo campo e escolha Campo > Tipo de campo > Cálculo no menu de atalho.
• Para incluir aspas literais em uma cadeia de caracteres de texto de cálculo, coloque um caractere de barra invertida (\) antes das aspas. Por exemplo, "Olá" incluído em um cálculo é avaliado como Olá, mas "/"Olá/"" é avaliado como "Olá".
•
•
• Se estiver usando o FileMaker Pro Advanced, você pode copiar os esquemas de campo de um arquivo e copiá-los no mesmo arquivo ou em outro arquivo. Consulte Esquemas de cópia e colagem de campos (FileMaker Pro Advanced).