Sobre o planejamento de uma solução
Uma solução bem projetada promove uma entrada e recuperação de dados consistente e reduz a existência de dados duplicados entre as tabelas do banco de dados. As tabelas de banco de dados relacionais trabalham juntas para garantir que os dados corretos estejam disponíveis quando necessário. É uma boa ideia planejar um banco de dados primeiro em papel.
Siga estas etapas gerais para planejar um banco de dados:
1.
Se outras pessoas forem usar o banco de dados, lembre-se de falar sobre os dados de que elas precisarão.
2.
3.
4.
Na terminologia de bancos de dados, essas categorias de informações são chamadas de tabelas. As tabelas são usadas para agrupar dados contendo um elemento ou propósito em comum. Por exemplo, você poderia usar uma tabela para armazenar nomes e endereços e usar outra tabela para armazenar detalhes de transação, como data de venda, número do item, preço unitário, etc.
Em geral, os bancos de dados são organizados de uma entre três formas:
 •
 •
 •
Use relacionamentos para compartilhar dados entre tabelas no mesmo arquivo ou com tabelas em arquivos externos. Outros elementos de banco de dados, como scripts e privilégios de acesso, são armazenados no nível do arquivo e, portanto, algumas soluções complexas se beneficiarão de usar várias tabelas.
Nota  O FileMaker Pro é muito flexível, então a decisão de armazenar dados em um só arquivo ou em vários arquivos costuma ser feita com base em empacotamento e conveniência. Os dados armazenados em tabelas podem ser facilmente compartilhados entre as tabelas do mesmo arquivo e tabelas em arquivos externos usando relacionamentos, como explicado em Trabalho com tabelas e arquivos relacionados. Outros elementos, como scripts e privilégios de acesso, são armazenados no nível do arquivo e, por isso, algumas soluções complexas se beneficiarão de usar várias tabelas.
5.
Dica  Para facilitar a pesquisa e classificar registros, crie campos separados para nome e sobrenome, títulos (como Sr. ou Dr.) e itens nos endereços (cidade, estado ou província, país e CEP). Separar os dados em vários campo no momento de inserir os dados pode facilitar a geração de relatórios futuros. Por exemplo, usar campos separados para capturar detalhes de transação como data, número de item, quantidade e preço unitário de cada transação facilita a compilação de relatórios de resumo e sub-resumo no final de uma semana, um mês ou um ano.
6.
Por exemplo, um banco de dados para uma padaria pode incluir as seguintes tabelas: uma tabela Clientes, que armazena informações de clientes; uma tabela Produtos, que armazena informações dos produtos; uma tabela Itens de linha, que armazena informações sobre os produtos vendidos, e uma tabela Faturas, que armazena informações de pedido.
Cada tabela tem apenas um assunto e todos os campos na tabela descrevem somente esse assunto. Por exemplo, os campos em um registro da tabela Clientes armazenam juntos todas as informações sobre um cliente. Pelo mesmo motivo, você pode atribuir a cada cliente um número de identificação exclusivo. Você não iria inserir o número de identificação de um cliente na tabela, a menos que tivesse um novo cliente para adicionar, de modo que a existência de um número de cliente determina a existência de um registro. A tabela Clientes também poderia ter campos para o nome, endereço e número de telefone do cliente.
Uma tabela Produtos poderia ter campos para o número de identificação de um produto, o preço unitário de cada produto e a quantidade em estoque. Uma tabela Itens de linha poderia ter campos para números de identificação de produtos e faturas, o nome, preço unitário, quantidade e preço total de cada produto vendido. Uma tabela Faturas poderia ter campos para o número de identificação da fatura, data do pedido e vendedor.
Campos nas tabelas Clientes, Faturas, Itens de linha e Produtos
7.
Consulte Sobre os campos de correspondência dos relacionamentos.
Campos de correspondência nas tabelas Clientes, Faturas, Itens de linha e Produtos
8.
Baseado no assunto de uma tabela, você pode ver onde faz sentido armazenar os dados e onde usar os dados de uma tabela relacionada. Com exceção dos campos de correspondência, todos os campos deverão aparecer somente uma vez no seu banco de dados. Corte as ocorrências de campos que não dizem respeito ao assunto da tabela.
Campos desnecessários cortados das tabelas Clientes, Faturas e Itens de linha
9.
O que estabelece um relacionamento entre tabelas é seus campos de correspondência conterem dados correspondentes.
Relacionamentos entre as tabelas Clientes, Faturas, Itens de linha e Produtos
Os relacionamentos também possibilitam agrupar os seus dados para resolver consultas complexas. Por exemplo, os relacionamentos podem ser usados para determinar os níveis de inventário atuais, projeções de vendas e outras tarefas em que é necessário consultar dados entre várias tabelas. Consulte Trabalho com tabelas e arquivos relacionados.
10.
Determine se você precisa compartilhar o seu banco de dados com outros usuários e como eles acessarão o arquivo.
Consulte Compartilhamento de arquivos em uma rede.
11.
12.
Consulte Proteção de bancos de dados.
13.
Decida os layouts necessários e planeje um layout separado para cada tarefa.
Por exemplo, crie layouts separados para a impressão de etiquetas ou envelopes e para trabalhar em um dispositivo iOS (como um iPad ou iPhone) ou em um navegador da Web.
Consulte Criação e gerenciamento de layouts e relatórios.
14.
15.
 •
 •
16.
Tópicos relacionados 
Criação de um arquivo do FileMaker Pro
Criação de um arquivo do FileMaker Pro a partir de uma Solução inicial
Definição de tabelas de banco de dados
Sobre a definição de campos de bancos de dados
Criação de um layout
Sobre a proteção de bancos de dados
Sobre os relacionamentos