Criação de gráficos rápidos
Você pode criar e imprimir um gráfico rápido no Modo de procura. Quando você está no Modo de navegação, o FileMaker Pro configura o gráfico baseado:
 •
 •
 •
Nota  O campo ativo é o campo no qual você clica com o botão direito ao criar um gráfico rápido.
Se você tiver os privilégios corretos, poderá salvar o gráfico em um layout no seu banco de dados.
Os gráficos rápidos funcionam melhor para gráficos de colunas, barras, pizza, linhas e área, que têm uma única série de dados em um eixo e mais séries de dados no outro eixo.
Para criar um gráfico rápido:
1.
2.
No Modo de navegação, clique em Exibir como Exibição em tabela na barra de layout para alternar para a Exibição em tabela.
Dica  É possível criar gráficos rápidos na Exibição em formulário e na Exibição em lista, mas é mais fácil trabalhar na Exibição em tabela.
3.
O FileMaker Pro escolhe um tipo de resumo apropriado baseado no campo ativo.
4.
5.
 
Gráfico por <nome do campo>
Gráfico <nome do campo> por <campo de classificação>
A caixa de diálogo Configuração do gráfico é exibida. Quando você gera um gráfico com dados na Exibição em tabela, o FileMaker Pro usa o estado atual do arquivo e o contexto da sua seleção para determinar as configurações do gráfico. Dependendo da complexidade do seu conjunto de dados e do tipo de gráfico escolhido, você poderá ter que usar a caixa de diálogo Configurações do gráfico para fazer ajustes ao gráfico rápido.
Você pode alterar as configurações no inspetor Gráfico, localizado à direita, para modificar o gráfico. A visualização ajuda você a trabalhar de modo eficiente na caixa de diálogo Configuração do gráfico. Consulte Uso da visualização do gráfico.
Nota  O FileMaker Pro gera gráfico dos registros no Conjunto encontrado por padrão. Para alterar a fonte dos dados que você quer usar no gráfico, clique em Fonte de dados no inspetor Gráfico e, para Dados do gráfico, escolha Registro atual (dados delimitados) ou Registros relacionados. Consulte Especificação da fonte de dados para um gráfico
 
Em Título, digite ou altere o nome do gráfico ou clique em Especificar botão para especificar um título.
Consulte Gráficos de colunas, barras, linhas e área (incluindo gráficos de barras e colunas empilhadas e positivo/negativo), Gráficos de pizza, ou Gráficos de dispersão e bolha.
Nota  Você pode iniciar um gráfico de dispersão ou bolha como um gráfico rápido, mas precisará modificar as configurações na caixa de diálogo Configurações do gráfico.
Clique em Estilos no Inspetor de gráficos e, em seguida, consulte Alteração da aparência de um gráfico.
Clique em Fonte de dados no Inspetor de gráficos e, em seguida, consulte Especificação da fonte de dados para um gráfico.
6.
Se o gráfico contiver dados de resumo, você pode clicar no menu Resumo, no inspetor Gráfico, e selecionar um tipo de resumo diferente. Consulte Tipos de resumo para gráficos.
7.
 
Copie o gráfico para a Área de transferência para que você possa colá-lo em outro layout ou outro arquivo
Clique com o botão direito do mouse no gráfico, escolha Copiar e alterne para um layout diferente no mesmo arquivo ou em outro arquivo. No Modo de layout, clique com o botão direito do mouse no layout e escolha Colar.
Se deixar Incluir em menus de layout selecionado, você poderá usar o menu Layouts > Ir para layout ou a caixa de diálogo Gerenciar layouts para exibir o gráfico no modo de layout. Consulte Gerenciamento de layouts.
Nota  Se o FileMaker Pro precisar criar um campo de resumo para o gráfico, o campo de resumo será adicionado à tabela atual quando você salvar o gráfico em um layout. Se você imprimir o gráfico e não salvá-lo em um layout, o FileMaker Pro não criará o campo de resumo no banco de dados.
8.
Caso você decida não salvar o gráfico após imprimi-lo, clique em Cancelar para fechar a caixa de diálogo Configuração do gráfico.
Tópicos relacionados 
Exibição de registros como formulário, lista ou tabela
Utilização de menus de atalho
Gerenciamento de conjuntos de privilégios