Referência SQL do Claris FileMaker
Como desenvolvedor de banco de dados, você pode usar o Claris FileMaker Pro para criar soluções de banco de dados sem saber SQL. Entretanto, se você tiver algum conhecimento em SQL, pode usar um arquivo de banco de dados do FileMaker Pro como uma fonte de dados ODBC ou JDBC, compartilhando os dados com outros aplicativos via ODBC e JDBC. É possível também usar a função ExecuteSQL do FileMaker Pro para recuperar dados de qualquer ocorrência de tabela em um banco de dados do FileMaker Pro.
Esta referência descreve instruções e padrões SQL permitidos pelo software Claris FileMaker.
-
ODBC e JDBC do FileMaker oferecem suporte a todas as instruções SQL descritas nesta referência. Consulte Uso de um banco de dados do FileMaker Pro como fonte de dados.
-
A função ExecuteSQL do FileMaker Pro oferece suporte somente à instrução SELECT. Consulte Uso da função ExecuteSQL.
Sobre esta referência
-
Para obter informações sobre como usar ODBC e JDBC com as versões anteriores do FileMaker Pro, consulte Documentação dos Produtos.
-
Esta referência assume que você está familiarizado com as noções básicas para uso de funções do FileMaker Pro, codificação de aplicativos ODBC e JDBC e criação de consultas SQL. Consulte um livro de outro fornecedor para obter mais informações sobre esses tópicos.
Sobre SQL
SQL, ou Structured Query Language (Linguagem de consulta estruturada), é uma linguagem de programação projetada para consultar dados de um banco de dados relacional. A instrução primária usada para consultar um banco de dados é a instrução SELECT.
Além de ser uma linguagem de consulta de banco de dados, a SQL fornece instruções para manipular dados, o que permite adicionar, atualizar e excluir dados.
A SQL também fornece instruções para realizar definição de dados. Essas instruções permitem que você crie e modifique tabelas e índices.
As instruções e os padrões SQL aceitos pelo software FileMaker estão descritos nessa referência.