Inserir do URL
Insere o conteúdo de um URL em um campo ou uma variável.
Consulte também
Opções
-
Selecionar todo o conteúdo substitui o conteúdo de um campo ou uma variável. Se você não selecionar essa opção:
-
Para um campo, substitui somente a parte selecionada do campo ativo ou insere os dados no ponto de inserção. O ponto de inserção padrão está após os dados do campo.
-
Para uma variável que não tem dados de container, insere os dados no fim do valor atual da variável. Para uma variável que tem dados de container, substitui o conteúdo da variável.
-
-
Com diálogo especifica se a caixa de diálogo de Opções "Inserir do URL" será exibida quando a etapa de script for realizada.
-
Destino especifica o campo ou variável para inserir o conteúdo do URL. Se não existir uma variável, essa etapa de script criará uma (consulte Utilização de variáveis).
-
Especificar URL permite digitar o URL ou criar seu URL a partir de um cálculo.
-
Codificar URL automaticamente substitui os caracteres especiais pelos valores codificados correspondentes necessários para URLs. Por exemplo, um caractere de espaço é substituído por
%20
. Quando essa opção é desmarcada, o URL permanece como foi inserido. As opções de cURL não são codificadas. -
Verificar certificados SSL verifica o certificado SSL do servidor especificado no URL. Se o certificado não puder ser verificado, o usuário poderá optar por conectar-se mesmo assim ou cancelar para ignorar esta etapa de script. Se o certificado não puder ser verificado e a Etapa de script Definir captura de erro estiver definida como Ativado, Inserir do URL se comportará como se o servidor estivesse indisponível.
-
Especificar opções de cURL permite que você insira uma ou mais opções de cURL como um cálculo. Consulte Opções cURL suportadas.
Compatibilidade
Produto | Compatível |
FileMaker Pro | Sim |
FileMaker Go | Sim |
FileMaker WebDirect | Sim |
FileMaker Server | Sim |
FileMaker Cloud | Sim |
FileMaker Data API | Sim |
Publicação na Web personalizada | Sim |
Originada na versão
12.0
Descrição
Inserir do URL é compatível com protocolos http, https, ftp, ftps, file, smb, smtp, smtps, ldap e ldaps. Outros protocolos não são compatíveis e retornam um erro. O FileMaker Pro baixa o recurso especificado pelo URL para uma variável ou um campo.
Você deve especificar uma variável de destino, especificar um campo de destino no layout atual, clicar em um campo ou usar a Etapa de script Ir para campo antes de executar esta etapa de script. Se Destino não estiver especificado, os dados são colocados no campo ativo. Caso contrário, esta etapa de script retornará um código de erro que pode ser capturado com a Função Get(LastError).
Para uma lista de formatos de imagem e áudio/vídeo compatíveis em campos de container, consulte Utilização de dados em campos de container.
Importante Para obter um melhor desempenho no FileMaker WebDirect, verifique se a opção Selecionar todo o conteúdo está selecionada quando o destino é um campo.
Notas
-
Como uma plataforma de integração baseada em nuvem, o Claris Connect fornece uma maneira mais fácil de conectar seu app personalizado do FileMaker a apps e serviços da Web. Consulte Claris Connect.
-
Inserir do URL é compatível somente com UTF-8 em Especificar URL. No entanto, em Especificar opções de cURL, você pode controlar a codificação de caracteres dos parâmetros em opções de cURL. Consulte Opções cURL suportadas.
-
Quando Destino é uma variável, os dados geralmente são armazenados como texto. Para armazenar como dados de container, especifique a opção cURL descrita em Opções cURL suportadas.
-
Para controlar o tempo que essa etapa de script aguarda por uma resposta do servidor, especifique um valor para a opção de cURL
--max-time
. -
No FileMaker WebDirect:
-
Se a opção Com diálogo estiver Ativada, esta etapa de script será executada como se Codificar URL automaticamente estivesse selecionada.
-
Se Selecionar todo o conteúdo não estiver selecionada, e Inserir do URL inserir conteúdo em um campo de texto, o conteúdo do URL será incorporado ao campo de texto. Várias buscas podem gerar resultados imprevisíveis e fazer com que o desempenho seja insatisfatório.
-
-
O protocolo de arquivo:
-
não é compatível com o FileMaker WebDirect, o FileMaker Data API e a Publicação na Web personalizada
-
pode ser usado somente em scripts do lado do servidor para fazer referência a arquivos na pasta Documentos ou na pasta temporária (consulte Caminhos em scripts no lado do servidor)
-
-
Os caminhos retornados por funções Get, como Get(DocumentsPath) e Get(TemporaryPath), estão no formato FileMaker e devem ser convertidos em um formato de URL padrão para que você possa usá-los com o protocolo do arquivo em Especificar URL. (Consulte Função ConvertFromFileMakerPath.) Uma maneira mais fácil de acessar arquivos locais é usar a Etapa de script Ler a partir do arquivo de dados, que usa esses caminhos sem conversão.
-
O FileMaker Go não é compatível com os protocolos ldap e ldaps.
-
Se não houver conteúdo na resposta do servidor, Get(LastError) poderá retornar 10 ("Os dados solicitados estão ausentes") após a execução dessa etapa do script. Esse valor de retorno pode não significar que ocorreu um erro se a resposta esperada for para não receber conteúdo.
Exemplo 1
Acessa um site e insere um PDF no campo de container Relatório de vendas.
Inserir do URL [ Com diálogo: Desativado ; Destino: Clientes::Relatório de Vendas ; "https://exemplo.com/relatorio_vendas.pdf" ]
Exemplo 2
Insere um mapa mostrando o endereço do cliente no campo de container Mapa de endereços.
Inserir do URL [ Com diálogo: Desativado ; Destino: Clientes::Mapa de endereços ; "http://maps.google.com/maps/api/staticmap?center=" & Clientes::Endereço & "&zoom=14&markers=" & Clientes::Endereço & "&size=256x256&sensor=false&key=API_KEY" ]
Exemplo 3
Insere o código HTML para https://www.apple.com.
Inserir do URL [ Com diálogo: Desativado ; Destino: Clientes::Código HTML do site ; "https://www.apple.com" ]
Exemplo 4
Usa as opções de cURL --user
e --upload-file
para fazer upload de um arquivo de um campo de container para um servidor usando as credenciais myusername
e mypassword
e armazena quaisquer resultados do servidor na variável $$results
. Para HTTP ou HTTPS, o nome do arquivo no servidor será o mesmo nome do arquivo no campo de container.
Definir variável [ $arquivo ; Valor: tabela::container ]
Inserir do URL [ Com diálogo: Desativado ; Destino: $$results ;
"https://exemplo.com/uploads" ; Verificar certificados SSL ;
Opções cURL: "--user myusername:mypassword --upload-file $file
--header \"Content-type: image/png\"" ]
Exemplo 5
Envia um e-mail pelo servidor SMTP com uma conexão segura. Usa opções cURL --mail-from
para o endereço do remetente, --mail-rcpt
para o endereço do destinatário, --upload-file
para o arquivo contendo a mensagem e --user
para as credenciais de login no servidor SMTP.
Definir variável [ $mail ; Valor: TextEncode ( Tabela::Correio ; "utf-8" ; 3 ) ]
Inserir do URL [ Selecionar ; Com diálogo: Desativado ; Destino: $result ;
"smtps://smtp.exemplo.com:465" ; Verificar certificados SSL ; opções cURL:
"--mail-from remetente@exemplo.com
--mail-rcpt destinatario@exemplo.com
--upload-file $mail
--user account:password" ]
O campo de texto Tabela::Correio contém o seguinte conteúdo na mensagem, incluindo o corpo do e-mail no formato HTML:
De: Nome do remetente <remetente@exemplo.com>
Para: Nome do destinatário <destinatario@exemplo.com>
Assunto: Linha de assunto
Content-Type: text/html; charset="utf8"
<html><body>Corpo do e-mail</body></html>