Construção de uma consulta SQL para importação via ODBC

Após acessar sua fonte de dados de ODBC, use o Construtor de Consultas SQL para construir e executar uma consulta. Usando o Construtor de Consultas SQL, construa consultas que possam realizar pesquisa em uma fonte de dados de ODBC ou em um DBMS, buscar registros específicos e importar os registros resultantes em um arquivo de banco de dados do FileMaker Pro.

Você pode executar a consulta imediatamente ou armazená-la em um campo para uso repetido. Consulte Armazenamento de uma consulta SQL em um campo para obter detalhes.

Nota  A realização de consultas complexas ou a recuperação de um grande número de registros pode levar tempo. Faça solicitações em lotes para um desempenho ideal.

Para construir uma consulta no Construtor de Consultas SQL:

  1. Escolha sua fonte de dados.
    • Se estiver importando em um arquivo existente do FileMaker Pro, escolha o menu Arquivo > Importar registros > Fonte de dados de ODBC e escolha sua fonte de dados. A caixa de diálogo Construtor de consultas SQL é exibida (talvez você veja primeiro uma caixa de diálogo para senha e nome de usuário).
    • Se estiver criando um arquivo do FileMaker Pro a partir dos registros da fonte de dados, escolha o menu Arquivo > Abrir. Na caixa de diálogo Abrir arquivo, localize o arquivo. Para Arquivos do tipo (Windows) ou Mostrar (macOS), escolha Fonte de dados de ODBC e escolha sua fonte de dados. A caixa de diálogo Construtor de consultas SQL aparece (você poderá ver uma caixa de nome de usuário e senha primeiro).
  2. Na aba SELECT > caixa de lista Tabelas, clique na tabela que deseja importar. As colunas associadas a essa tabela aparecem na caixa de lista Colunas.
  3. Escolha uma coluna a ser inserida na sua consulta SQL e clique em Inserir na consulta SQL.

    Isso constrói a instrução SQL na caixa Consulta SQL.

  4. Insira colunas adicionais na consulta SQL clicando duas vezes no nome da coluna.
  5. Clique na aba WHERE para construir critérios de pesquisa. Isso reduz o número de registros importados. Você pode também associar dados de duas tabelas.
  6. Para classificar registros antes da importação, clique na aba ORDER BY e especifique o nome da coluna a ser classificada e se a classificação deve ser em ordem crescente ou decrescente.
  7. Execute a consulta.

    É possível mapear campos, acrescentar registros ou criar uma tabela ou procurar registros na fonte de dados para decidir quais registros deseja importar. O FileMaker Pro importa os registros resultantes no arquivo de banco de dados.

Notas 

  • Você pode digitar uma instrução SQL diretamente na caixa Consulta SQL. Entretanto, para garantir uma consulta SQL válida, use o Construtor de Consultas SQL.