Construção de uma consulta SQL para importação via ODBC
Após acessar sua fonte de dados de ODBC, use o Construtor de Consultas SQL para construir e executar uma consulta. Usando o Construtor de Consultas SQL, construa consultas que possam realizar pesquisa em uma fonte de dados de ODBC ou em um DBMS, buscar registros específicos e importar os registros resultantes em um arquivo de banco de dados do FileMaker Pro.
Você pode executar a consulta imediatamente ou armazená-la em um campo para uso repetido. Consulte Armazenamento de uma consulta SQL em um campo para obter detalhes.
Nota A realização de consultas complexas ou a recuperação de um grande número de registros pode levar tempo. Faça solicitações em lotes para um desempenho ideal.
Para construir uma consulta no Construtor de Consultas SQL:
- Escolha sua fonte de dados.
- Se estiver importando em um arquivo existente do FileMaker Pro, escolha o menu Arquivo > Importar registros > Fonte de dados de ODBC e escolha sua fonte de dados. A caixa de diálogo Construtor de consultas SQL é exibida (talvez você veja primeiro uma caixa de diálogo para senha e nome de usuário).
- Se estiver criando um arquivo do FileMaker Pro a partir dos registros da fonte de dados, escolha o menu Arquivo > Abrir. Na caixa de diálogo Abrir arquivo, localize o arquivo. Para Arquivos do tipo (Windows) ou Mostrar (macOS), escolha Fonte de dados de ODBC e escolha sua fonte de dados. A caixa de diálogo Construtor de consultas SQL aparece (você poderá ver uma caixa de nome de usuário e senha primeiro).
- Na aba SELECT > caixa de lista Tabelas, clique na tabela que deseja importar. As colunas associadas a essa tabela aparecem na caixa de lista Colunas.
- Escolha uma coluna a ser inserida na sua consulta SQL e clique em Inserir na consulta SQL.
Isso constrói a instrução SQL na caixa Consulta SQL.
- Insira colunas adicionais na consulta SQL clicando duas vezes no nome da coluna.
- Clique na aba WHERE para construir critérios de pesquisa. Isso reduz o número de registros importados. Você pode também associar dados de duas tabelas.
- Para classificar registros antes da importação, clique na aba ORDER BY e especifique o nome da coluna a ser classificada e se a classificação deve ser em ordem crescente ou decrescente.
- Execute a consulta.
É possível mapear campos, acrescentar registros ou criar uma tabela ou procurar registros na fonte de dados para decidir quais registros deseja importar. O FileMaker Pro importa os registros resultantes no arquivo de banco de dados.
Notas
- Você pode digitar uma instrução SQL diretamente na caixa Consulta SQL. Entretanto, para garantir uma consulta SQL válida, use o Construtor de Consultas SQL.