Configuração de importações recorrentes

É possível configurar um arquivo do FileMaker Pro para atualizar automaticamente os dados importados de outro arquivo, como uma planilha do Microsoft Excel. A importação recorrente ocorre automaticamente sempre que você abre o arquivo e quando exibe pela primeira vez o layout contendo os dados do arquivo externo. Em seguida, você pode executar um script para atualizar os dados.

Quando as importações recorrentes estão configuradas, o FileMaker Pro cria uma nova tabela para os dados importados e um novo layout para exibir os dados. Se desejar, você poderá personalizar o layout no Modo de layout.

Sempre que os dados forem atualizados, o FileMaker Pro excluirá dados no layout de importação recorrente e os substituirá pelos dados atuais do arquivo externo. Os dados importados pela importação recorrente não podem ser modificados ou adicionados ao FileMaker Pro.

Nota  Para configurar importações recorrentes, você deve abrir um arquivo com um acesso de conta que tenha o conjunto de privilégios Acesso total. Para obter informações sobre conjuntos de privilégios, consulte Sobre contas, conjuntos de privilégios e privilégios estendidos. Os usuários não precisam usar uma conta com os privilégios de Acesso total para usar a importação recorrente após ela ter sido configurada em um arquivo.

Para configurar as importações recorrentes:

  1. Crie um novo arquivo ou abra o arquivo em que deseja configurar as importações recorrentes. Consulte Criação de um arquivo do FileMaker Pro ou Abertura e gerenciamento de arquivos.

  2. No Modo de navegação, escolha o menu Arquivo > Importar registros > Arquivo.

  3. Em Arquivos do tipo (Windows) ou Mostrar (macOS), selecione o tipo de arquivo que deseja importar. Por exemplo, escolha Pastas de trabalho do Excel (*.xlsx).

    Para obter uma lista dos tipos de arquivo compatíveis, consulte Formatos de arquivo de importação/exportação suportados.

  4. Localize e selecione o arquivo contendo dados que deseja importar.

  5. Selecione Configurar como importação recorrente automática e clique em Abrir.

    O caminho do arquivo selecionado aparece na caixa de diálogo Configuração de importação recorrente.

  6. Para ignorar a importação de cabeçalhos de coluna, selecione Não importar o primeiro registro (contém nomes de campo).

    Se um registro que não seja o primeiro contiver nomes de campo, você poderá escolher o registro posteriormente. Consulte as notas abaixo.

  7. Aceite o nome de layout padrão ou digite um novo nome para o layout que o FileMaker Pro criará para exibir os dados importados.

  8. Aceite o nome de script padrão ou digite um novo nome para o script de importação recorrente.

    O script é criado para você e é executado automaticamente sempre que o arquivo for aberto e o layout de importação recorrente for exibido em primeiro lugar. Você também pode executar manualmente esse script clicando no botão do script, localizado no layout.

  9. Clique em OK.

  10. Se estiver importando dados de um arquivo Excel, você poderá importar por planilha ou por intervalo nomeado. Selecione a planilha ou o intervalo nomeado e clique em OK.

    Nota  É possível importar dados de apenas uma planilha ou intervalo nomeado por layout.

O novo layout aparece no Modo de navegação na Exibição em tabela. Para obter informações sobre Exibição em tabela, consulte Exibição de registros como um formulário, lista ou tabela.

Notas 

  • A importação recorrente cria uma nova tabela e um novo layout para os dados importados. Se quiser adicionar dados importados a uma tabela ou layout existente no seu banco de dados, consulte Importação de dados no FileMaker Pro.

  • Alterações de dados em arquivos externos devem ser salvas no aplicativo original para que o FileMaker Pro possa importá-las.

  • A importação recorrente é um processo somente de importação. Para efetuar alterações nos dados, modifique primeiro os dados no arquivo de origem. Em seguida, importe os dados no arquivo do FileMaker Pro clicando no botão de script no layout de importação recorrente. Se forem feitas alterações nos dados enquanto o arquivo do FileMaker Pro estiver fechado, os dados no layout de importação recorrente serão atualizados quando o layout for exibido pela primeira vez durante a próxima sessão do FileMaker Pro.

  • Quando os dados são importados pela primeira vez, o FileMaker Pro cria um arquivo de log de importação na pasta que contém o arquivo do FileMaker Pro. Esse arquivo de log é atualizado sempre que os dados são importados para algum arquivo do FileMaker Pro localizado nessa pasta.

  • Quando você usa o botão de script para atualizar dados, o FileMaker Pro exclui todos os registros importados anteriormente, importa mais uma vez os dados e cria novos registros para qualquer dado novo encontrado no arquivo externo.

  • Conforme suas necessidades forem aumentando, talvez seja necessário modificar o script de importação gerado automaticamente. Você pode modificar esse script mas não pode especificar um script diferente. Para obter mais informações sobre o planejamento e a criação de scripts, consulte Automação de tarefas com scripts.

  • Para alterar qual registro usar como nomes de campo, abra o script de importação recorrente e edite a etapa de script Importar registros. Na caixa de diálogo Especificar ordem de importação, navegue até um registro e escolha Usar como nomes de campo.

  • O script gerado automaticamente que o FileMaker Pro cria para a importação recorrente não é compatível com scripts no lado do servidor.