Importação de dados no FileMaker Pro

Ao importar dados, você obtém dados de outra fonte (geralmente um arquivo) e os insere em um arquivo existente do FileMaker Pro.

O FileMaker Pro pode importar vários formatos de arquivo diferentes. Consulte Formatos de arquivo de importação/exportação suportados.

Se o FileMaker Pro não for compatível com o formato de um aplicativo em particular, você poderá exportar os dados desse aplicativo em um formato compatível com o FileMaker Pro e, depois, importar esse arquivo. Por exemplo, o FileMaker Pro não importa arquivos do Microsoft Access, mas você pode exportar os dados do Microsoft Access para Microsoft Excel e, depois, importar esse arquivo.

O arquivo de origem não precisa ter o mesmo número de campos na mesma ordem do arquivo de destino do FileMaker Pro. Durante o processo de importação, é possível escolher os campos de destino de modo que os dados de origem sejam importados nos campos corretos, bem como ignorar campos que você não deseja importar.

Nota  Para criar um novo arquivo do FileMaker Pro a partir de outro formato de arquivo, consulte Conversão de um arquivo de dados em um novo arquivo do FileMaker Pro.

Métodos de importação de dados em um arquivo existente

Há três maneiras de importar dados em um arquivo existente:

  • adicionar novos registros ao arquivo
  • atualizar registros correspondentes no arquivo
  • substituir registros existentes no arquivo

Essas opções, descritas abaixo, estão disponíveis na caixa de diálogo Importar mapeamento de campo ao importar dados para um arquivo existente. Consulte Importação de dados para um arquivo existente.

Importante  As opções que atualizam ou substituem registros sobrescrevem os dados no arquivo de destino e não podem ser desfeitas. Para proteger seus dados, escolha o menu Arquivo > Salvar cópia como para criar uma cópia em backup do arquivo de destino do FileMaker Pro. Você pode fazer isso apenas para um arquivo local (localizado no seu computador).

Adição de registros

Quando os registros são adicionados, o processo de importação cria um registro no arquivo de destino de cada registro que pode ser importado no arquivo de origem e importa os campos selecionados.

Quando você adiciona registros da maioria dos formatos de arquivo de origem, o processo de importação adiciona todos os registros do arquivo de origem.

Arte conceitual da adição de registros para importação

Atualização de registros correspondentes

Quando você atualiza registros coincidentes, os registros e campos coincidentes no arquivo de destino são atualizados com dados do arquivo de origem. Por exemplo, é possível ter uma cópia de um banco de dados no seu desktop e outra no laptop. Você pode atualizar o arquivo no escritório com as alterações que fez externamente.

Você determina quais registros no arquivo de origem atualizam quais registros no arquivo de destino escolhendo um ou mais campos correspondentes em cada arquivo. Se os dados nos campos correspondentes de um registro no arquivo de destino corresponderem aos dados nos campos correspondentes do arquivo de origem, o registro no arquivo de destino será atualizado com os dados do arquivo de origem.

Arte conceitual da atualização de registros para importação

Os campos correspondentes devem identificar exclusivamente cada entidade no seu banco de dados. Por exemplo, em um banco de dados de pessoas, você pode usar um campo correspondentes, como Número do funcionário, ou vários campos correspondentes, como Sobrenome, Nome e Número do telefone. (o uso de Sobrenome sozinho pode identificar mais de uma pessoa, portanto, não é um bom campo de correspondência a ser usado.)

Você também pode escolher os campos a importar. O conteúdo de todos os campos selecionados, em todos os registros correspondentes, substituirá os dados do arquivo de destino, mesmo se o campo no arquivo de origem estiver em branco.

Quando o arquivo de destino contém um conjunto encontrado, somente os registros encontrados são atualizados.

A seguinte tabela mostra um exemplo de como um registro em um arquivo de destino aparece antes e depois de ser atualizado por um registro correspondente em um arquivo de origem. Na coluna Mapeamento, Campos de correspondência indica um campo de correspondência, Importar indica para importar o campo e Não importar indica para não importar o campo.

Arquivo de origem

Mapeamento

Arquivo de destino

Resultado

123-456-7890

Campo de correspondência

123-456-7890

123-456-7890

John

Não importar

John

John

Q

Importar

 

Q

Smith

Não importar

Smith

Smith

456 New Rd.

Importar

123 Main St.

456 New Rd.

Nova cidade

Importar

Qualquer cidade

Nova cidade

EUA

Importar

EUA

EUA

 

Não importar

3/3/1960

3/3/1960

 

Importar

(408) 555-6789

 

Substituição de registros existentes

Quando você substitui registros existentes, os dados no arquivo de destino são substituídos por dados do arquivo de origem. Para cada campo para o qual importa dados, os dados do primeiro registro que pode ser importado (ou linha de dados) no arquivo substituem os campos do primeiro registro no arquivo de destino. Os dados do segundo registro que pode ser importado (ou linha de dados) no arquivo de origem substituem o segundo registro do arquivo de destino e assim por diante. Quando os dados são substituídos, o FileMaker Pro não examina ou compara os dados nos arquivos.

Você pode optar por substituir ou não substituir os dados campo por campo.

Arte conceitual da substituição de registros para importação

Os registros no arquivo de destino são substituídos pelo mesmo número de registros do arquivo de origem. Se houver mais registros que podem ser importados no arquivo de origem, os dados dos registros extras do arquivo de origem não serão importados, a menos que se escolha a opção Adicionar dados restantes como novos registros. Se houver mais registros no arquivo de destino, os dados nos registros extras do arquivo de destino não serão substituídos.

Notas 

  • É possível apenas importar dados em uma única tabela por vez. Para importar dados em campos relacionados, importe dados diretamente na tabela que contém o campo relacionado.
  • Se o arquivo de origem for um arquivo do FileMaker Pro com várias tabelas, você poderá importar dados apenas de uma única tabela por vez. Para importar campos de tabelas relacionadas, importe diretamente da tabela que contém o campo.
  • Se o arquivo de origem for um arquivo do FileMaker Pro, você poderá importar apenas os registros do conjunto encontrado e ignorar a importação dos registros omitidos. Consulte Formatos do Claris Pro e FileMaker Pro.
  • Para garantir que os dados importados estejam formatados corretamente, você poderá definir os campos para que os dados sejam validados conforme são importados. Durante a importação, os dados são ignorados quando não estão em conformidade com as opções de validação definidas. Consulte Sobre a validação de dados durante a importação.
  • Caso importe dados rotineiramente da mesma fonte, você poderá automatizar o processo configurando importações recorrentes ou criando um script que use a Etapa de script Importar registros. Consulte Configuração de importações recorrentes e Automação de tarefas com scripts.