No FileMaker Pro Advanced, app personalizado, solução, banco de dados e arquivo são termos para os itens que o FileMaker Pro Advanced cria.
Um app personalizado é um arquivo ou conjunto de arquivos contendo tabelas de banco de dados, layouts, scripts e relacionamentos, além dos dados associados que você inserir e usar para trabalhar. Um app personalizado também inclui informações como campos e suas definições, cálculos, senhas e privilégios de acesso. Cada app personalizado resolve um ou mais problemas específicos, como controlar clientes ou faturas.
Para saber como esses conceitos são usados juntos em um app personalizado do FileMaker Pro Advanced, acesse este site.
Tabelas contêm todos os registros, campos e dados em um arquivo. Por exemplo, um arquivo Contatos tem informações relativas aos seus amigos e clientes. Um arquivo pode também conter várias tabelas que, juntas, possuem todas as informações sobre um determinado tópico ou tópicos relacionados (um banco de dados relacional). Consulte Definição de tabelas de banco de dados.
Para inserir dados em um arquivo, você cria um novo registro e insere dados nos campos pertencentes a esse registro. Após criar os registros em um arquivo, você pode trabalhar com eles de várias formas: é possível editá-los, classificá-los ou localizar um grupo de registros com um determinado valor. Consulte Adição, duplicação e exclusão de registros.
Os campos armazenam, calculam e exibem os dados inseridos em um registro. As informações inseridas em um campo (digitando, colando ou importando de outro aplicativo) são o seu valor. Os valores de campo em um arquivo do FileMaker Pro Advanced podem ser texto, números, datas, horas, carimbos de data/hora, imagens, sons, filmes ou outros arquivos, valores calculados e valores de resumo. Cada informação em um registro - como um nome, endereço ou número de telefone - é armazenada em um campo. Consulte Definição e alteração de campos.
Os layouts do FileMaker Pro Advanced apresentam os dados (o texto inserido nos campos) contidos em um arquivo. Os layouts determinam como os dados estão organizados para visualização, impressão, relatórios, descoberta e inserção de dados. Os layouts não armazenam seus dados; eles apenas o exibem.
Quando o design de um layout é alterado, ele não afeta os dados ou outros layouts no arquivo. Entretanto, quando você altera os dados em um campo em um layout, a alteração aparece em cada layout no qual esse campo é exibido. Você pode definir um layout para exibir e imprimir um registro ou quantos couberem em uma página.
Em um arquivo, é possível criar layouts separados para inserir dados, gerar relatórios de resumo, imprimir etiquetas de endereço ou publicar o app personalizado na Web. Você pode ter quantos layouts quiser para cada arquivo, conforme o espaço em disco ou o tamanho máximo do arquivo permitir. Consulte Criação e gerenciamento de layouts e relatórios.
•escolhe quais campos exibir
•organiza e formata campos
•adiciona ou modifica etiquetas de campo
•cria relatórios para agrupar ou resumir dados
•especifica como os registros são impressos
•adiciona gráficos e texto para adicionar ênfase e interesse
Os relacionamentos permitem ver e trabalhar com uma tabela com dados de outras tabelas. Você pode:
•definir um relacionamento entre duas tabelas que mantenha cada instância dos dados armazenada somente em uma tabela por vez, mas podendo ser acessada e exibida a partir de qualquer tabela relacionada.
Quando você altera uma instância dos dados relacionados, essa alteração aparece dinamicamente em todos os lugares. Assim, seus dados ficam sempre atualizados. Esses relacionamentos permitem trabalhar com os dados no seu estado mais atualizado, configurá-los e gerenciá-los de forma eficiente e flexível, economizando espaço em disco. Consulte Trabalho com tabelas relacionadas.
•definir uma pesquisa para recuperar dados de uma tabela relacionada e copiá-los para a tabela atual, armazenando-os em dois locais.
Os dados pesquisados são atualizados no momento em que são copiados, mas depois de copiados eles permanecem estáticos, a menos que sejam pesquisados novamente. Consulte Definição e atualização de pesquisas.