Interrupções no fornecimento de energia, problemas de hardware e outros fatores podem danificar um arquivo de banco de dados do FileMaker Pro Advanced. Embora o recurso Recuperar possa conseguir recuperar um arquivo danificado, é altamente recomendado realizar a manutenção regular dos seus bancos de dados do FileMaker Pro Advanced.
A manutenção regular é feita de duas formas:
•Gravação de uma cópia compactada
Para entender como a corrupção de arquivo ocorre, é útil saber como o FileMaker Pro Advanced gerencia dados.
O FileMaker Pro Advanced é um aplicativo baseado em disco, portanto, ele não precisa carregar todo o banco de dados na RAM, já que o arquivo está aberto. Em vez disso, o aplicativo transfere dados de acordo com a necessidade do disco rígido para a RAM e vice-versa. Como o arquivo é usado, os dados atualizados são gravados dos buffers de dados na RAM para o disco rígido. A causa mais comum de danos ao arquivo é o aplicativo fechar ou ser encerrado inesperadamente. Na maioria dos casos, o encerramento inesperado ocorre quando o arquivo está entre atualizações de disco rígido. Nessa situação, quando o banco de dados for aberto de novo, o FileMaker Pro Advanced executará uma verificação de consistência no arquivo, e o arquivo geralmente abre sem problemas. Entretanto, se o encerramento inesperado ocorrer durante uma atualização de disco rígido, é provável que o arquivo precise de recuperação.
Se um banco de dados precisar de uma correção mais extensa do que uma verificação de consistência para ser aberto, o FileMaker Pro Advanced poderá tentar recuperar o arquivo. Consulte Sobre a recuperação de arquivos do FileMaker Pro Advanced.
•Como o encerramento inesperado do aplicativo é a causa mais comum de corrupção de banco de dados, tente assegurar que o seu sistema operacional esteja estável.
•Execute somente o software absolutamente necessário nas suas máquinas mais críticas. Manter as configurações simples reduz a chance de algum software entrar em conflito e facilita a solução de problemas caso exista um problema.
•Use uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) se os arquivos estiverem sendo usados em uma área sujeita a faltas de energia.
•Considere todos os problemas de disco rígido como potencialmente graves. Nos casos de vários arquivos corrompidos em um disco rígido, o disco poderá estar com problema. Verifique o disco rígido com um programa utilitário de disco.
•O software que otimiza, compacta ou particiona o disco rígido deve estar na versão mais atual. O driver deve ser compatível com a versão do sistema operacional.