Quando um arquivo é criado, o FileMaker Pro Advanced usa a configuração de idioma do sistema operacional para determinar o idioma usado para indexar campos de texto e classificar dados. Você pode escolher um idioma diferente na aba Armazenamento da caixa de diálogo Opções de campo (para indexação e classificação) e da caixa de diálogo Classificar registros (para classificação somente).
Para idiomas como chinês, espanhol e outros, a ordem do índice de valores em um campo de texto pode ser diferente da ordem de classificação. Por exemplo, a ordem de classificação de dicionário em alguns idiomas faz a distinção entre caracteres com e sem marcas diacríticas, mas a ordem do índice, não. Se quiser exibir valores indexados na ordem de classificação de dicionário para esses idiomas, selecione Reclassificar valores baseado em na caixa de diálogo Exibir índice ou Especificar campos para lista de valores (para listas de valores baseadas em campo) e escolha um idioma.
Em todas essas instâncias, você pode alterar o idioma de indexação ou classificação para:
•outro idioma compatível com o FileMaker Pro Advanced
•uma configuração com o nome Padrão, que é neutra com relação a idiomas
•uma configuração com o nome Unicode, que tem como base a ordem de codificação numérica Unicode.
Para obter mais informações sobre Unicode, visite www.unicode.org.
As configurações de idioma no FileMaker Pro Advanced são baseadas nos pesos de colação de caracteres principais e secundários do Algoritmo de Colação Unicode, definidos sob medida para oferecer suporte aos requisitos de indexação e classificação específicos de idioma.
Nota Alguns comportamentos dependem da fonte de dados ou de drivers, quando é usada a colação japonesa que não distingue Katakana ou Hiragana, seja em largura inteira ou meia largura. Esse também é o caso com caracteres romanos com acentos.
A configuração de idioma Padrão usa os pesos de colação principais e secundários do Algoritmo de Colação Unicode para indexação e classificação de caracteres sem nenhuma personalização específica de idioma.
A configuração Padrão é útil quando você precisa de um índice com mais distinções de caracteres obtidas quando indexa usando um idioma específico. Por exemplo, se você usar a configuração de idioma francês para indexar registros contendo as palavras "demande" e "demandé" e usar o índice para pesquisar a palavra "demande", o resultado terá um conjunto de registros com "demande" ou "demandé". Se for utilizada a configuração de idioma Padrão para indexar os mesmos registros, uma pesquisa da palavra "demande" resultará no conjunto de registros que contém "demande", mas não "demandé".
Quando você opta por indexar ou classificar por Unicode, a distinção e a ordem dos caracteres são feitas de acordo com a sua codificação numérica Unicode. Isso significa que letras maiúsculas e minúsculas são indexadas e classificadas separadamente e que os caracteres de pontuação são tratados como caracteres alfanuméricos.
Se estiver usando a configuração ASCII para classificar e indexar dados em versões anteriores, você poderá usar a configuração Unicode para obter resultados similares.
Funções como UniqueValues e SortValues permitem especificar o Catálogo do parâmetro localidade
. A configuração Catálogo usa a mesma indexação (para determinar a exclusividade) e classificação que o FileMaker Pro Advanced usa para exibir listas classificadas de tabelas, campos, listas de valores e assim por diante.