Automatização de tarefas com scripts > Criação e edição de scripts > Importação de scripts de outros arquivos do FileMaker
 

Importação de scripts de outros arquivos do FileMaker

Você pode importar scripts de outros arquivos do FileMaker. Também é possível copiar e colar scripts entre arquivos. Consulte Como copiar e colar scripts.

Você deve ter privilégios de acesso no arquivo de origem que permitam modificar o script.

Muitos scripts fazem referência a arquivos, campos, layouts, registros e outros scripts. Além disso, algumas etapas de script, como Definir campo, Inserir resultado calculado, Substituir conteúdo do campo, podem ter referências incorporadas em cálculos. Embora essas referências possam ser válidas no arquivo original, é possível que não serão válidas no arquivo para o qual estão sendo importadas.

Quando você importa um script, o FileMaker Pro Advanced tenta mapear campos, layouts, tabelas (inclusive as usadas em relacionamentos), entre outros, com base em seus nomes. Os campos e layouts são mapeados usando seus nomes totalmente qualificados e devem corresponder exatamente ou a referência não será importada. Se o objeto da referência não puder ser localizado, o FileMaker Pro Advanced indicará que ele está ausente.

Para importar um script:

1. Abra o arquivo para o qual o script será importado.

2. Escolha o menu Scripts > Espaço de trabalho de script.

Ou escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Scripts.

3. No Espaço de trabalho de script, escolha o menu Arquivo > Importar (Windows) ou o menu Scripts > Importar (macOS).

Nota  Você pode importar scripts para uma pasta selecionando a pasta e importando os scripts.

4. Abra o arquivo que contém o(s) script(s) que você deseja importar.

5. Na caixa de diálogo Scripts, selecione o(s) script(s) que você deseja importar.

Se um ou mais scripts que você estiver importando tiver referência a outros scripts, lembre-se de selecionar e importar todos os scripts das referências ao mesmo tempo.

6. Clique em OK.

A caixa de diálogo Resumo de importação é exibida. Para visualizar o arquivo de log de importação, clique em Abrir arquivo de log. Em seguida, clique em OK e visualize o script no painel de edição. As etapas de problema conhecidas são destacadas.

7. Depois de importar um script, edite-o para ter certeza de que todas as referências sejam válidas e apareçam corretamente.

Se o FileMaker Pro Advanced indicar erros, siga as etapas em Criação e edição de scripts para corrigir as referências <desconhecidas> em cada script. Durante a importação do script, o FileMaker Pro Advanced verifica todas as referências a campos, layouts, outros scripts, arquivos, entre outros, em cada script importado. As referências devem corresponder exatamente para serem incluídas na importação. Se um objeto de referência não for localizado, o FileMaker Pro Advanced o sinalizará como <desconhecido>.

Notas 

A correspondência de nomes de campo não distingue letras maiúsculas de minúsculas.

Após importar um script que faça referência a um campo relacionado, os nomes totalmente qualificados devem corresponder de forma idêntica, incluindo os nomes das tabelas como eles aparecem no gráfico de relacionamentos.

Quando você importa etapas de script que contêm cálculos (por exemplo, If, Definir campo e Inserir resultado calculado), se o FileMaker Pro Advanced não conseguir corresponder todos os itens de referência no cálculo (tabelas, campos ou funções personalizadas), o cálculo receberá um comentário. Consulte Adição de comentários a uma fórmula.

Quando são importadas etapas de script com informações mais complexas (por exemplo, solicitações de busca, ordem de classificação, ordem de campos de importação e ordem dos campos de exportação), o FileMaker Pro Advanced descarta quaisquer referências de campo que estiverem ausentes.

Se o usuário que estiver realizando a importação não tiver privilégios de acesso total, os scripts importados não serão definidos para executar com privilégios de acesso total.

Geralmente, o arquivo Import.log fica localizado na pasta com o arquivo de destino. Se tiver aberto o arquivo de destino remotamente ou não tiver acesso de gravação a essa pasta, verifique a pasta documentos.

Tópicos relacionados 

Automatização de tarefas com scripts