Criação de um app personalizado > Configuração de opções para campos > Definição de campos globais (campos com armazenamento global)
 

Definição de campos globais (campos com armazenamento global)

Um campo que usa armazenamento global (um campo global) contém um valor que é usado para todos os registros no arquivo. Os campos globais são acessíveis de qualquer contexto no arquivo, mesmo se o campo estiver definido em uma tabela não relacionada.

Para definir as opções de armazenamento global para um campo:

1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Banco de dados.

2. Clique na aba Campos.

3. Se o banco de dados contiver mais de uma tabela, selecione a tabela apropriada na lista Tabela.

4. Em Nome do campo, digite um nome para o campo.

Consulte Sobre a nomeação de campos.

5. Clique em Opções (ou clique duas vezes no nome do campo).

6. Na caixa de diálogo Opções de campo,clique na aba Armazenamento e selecione Usar armazenamento global (1 valor para todos os registros).

7. Clique em OK e Concluído.

Campos globais em bancos de dados hospedados

Quando um cliente se conecta a um banco de dados hospedado, os valores do campo global de cada cliente são mantidos de forma independente uns dos outros. Isso torna os campos globais úteis como locais de armazenamento temporário de informações exclusivas da sessão de cada cliente, como campos usados para filtrar portais ou listas.

Os valores iniciais de campo global do cliente são os valores que estavam em uso quando o arquivo foi fechado pela última vez pelo FileMaker Pro Advanced em um computador local (e não por compartilhamento da Rede FileMaker). Qualquer alteração feita por um cliente nesses valores iniciais persistirá somente durante a sessão do cliente. Se o cliente fechar e reabrir um arquivo, todos os campos globais serão redefinidos para seus valores iniciais. Para alterar esses valores iniciais sem fechar o arquivo no host e abri-lo localmente com o FileMaker Pro Advanced, defina os valores iniciais dos campos globais em um script de inicialização.

Notas 

Você pode usar um campo global:

para um valor que precisa ser atualizado ocasionalmente em muitos locais, como um endereço de empresa que aparece em vários layouts

como um valor fixo em fórmulas de cálculo em todos os registros em um arquivo ou em etapas de script condicionais, como If, Else If e Exit Loop If

como um campo de correspondência para um relacionamento (consulte Trabalho com tabelas relacionadas)

como uma preferência do usuário para filtrar portais ou listas

Os campos globais não podem ser indexados, portanto não podem ser usados para localizar registros.

Você pode usar variáveis, em vez de campos globais, para o armazenamento de dados temporário. Consulte Utilização de variáveis.

Para obter informações sobre como cálculos que incluem campos globais são avaliados, consulte a Base de conhecimento do FileMaker.