Trabalho com tabelas relacionadas
 

Trabalho com tabelas relacionadas

Você pode criar um banco de dados relacional para permitir o trabalho com dados de outras tabelas. Um banco de dados relacional consiste em uma ou mais tabelas relacionadas que, quando usadas juntas, contêm as informações necessárias. Cada instância dos dados é armazenada somente em uma tabela por vez, mas pode ser acessada e exibida a partir de qualquer tabela relacionada. Você pode alterar qualquer instância dos seus dados relacionados e as alterações aparecem dinamicamente em todos os lugares. Isso significa que, quando você altera os dados em um lugar, esses dados são alterados onde quer que apareçam, portanto os seus dados estão sempre atualizados. Bancos de dados relacionais permitem trabalhar com os dados no seu estado mais atualizado, configurar e gerenciar os dados de forma eficiente e flexível, economizando espaço em disco.

Para recuperar dados de uma tabela relacionada e copiá-los para a tabela atual, defina uma pesquisa. Agora, os dados copiados são armazenados em dois lugares, como se tivessem sido copiados e colados em um campo de destino. Os dados pesquisados são atualizados no momento em que são copiados, mas depois de copiados eles permanecem estáticos, a menos que sejam pesquisados novamente. Consulte Definição e atualização de pesquisas.

Diferença entre dados exibidos dinamicamente e copiados estaticamente

Por exemplo, uma solução de Vendas normal possivelmente terá estas tabelas:

Clientes, que armazena informações de clientes, como nomes e informações de contato de clientes

Produtos, que armazena informações sobre produtos e seus preços atuais

ItensdeLinha, que armazena dados de vendas para cada linha de uma fatura, incluindo o item vendido, a quantidade e o preço ao qual é vendido

Faturas, que mantém um registro de cada fatura; as informações em cada registro vêm de registros relacionados nas tabelas Clientes e ItensdeLinha

Como as faturas são uma mistura de dados dinâmicos e estáticos, use os campos relacionados e as pesquisas para exibir os dados. Os dados de registros relacionados em Clientes são exibidos dinamicamente no layout em Faturas. Os dados de Produtos são exibidos em ItensdeLinha. O preço de vendas de cada item de linha é estático e é inserido de ItensdeLinha em um portal no layout Faturas usando uma pesquisa, de modo que os totais da fatura permaneçam inalterados se os preços dos itens mudarem em ItensdeLinha posteriormente.

O campo de correspondência está disponível para vários indicadores de registros

Antes de iniciar a criação de um banco de dados relacional, é importante planejá-lo primeiro. Consulte Planejamento de um banco de dados relacional.

Notas 

Para saber como esses conceitos são usados juntos em uma solução do FileMaker Pro Advanced, acesse este site (em inglês).

Uma tabela relacionada pode estar no mesmo arquivo ou em uma fonte de dados externa.

Tópicos relacionados 

Trabalho com o gráfico de relacionamentos

Criação e alteração de relacionamentos

Adição e seleção de ocorrências de tabelas

Utilização de dados relacionados em portais

Criação de um app personalizado