Após a configuração de um driver de cliente de ODBC, você poderá interagir com registros, importar registros em um arquivo de banco de dados do FileMaker Pro Advanced existente ou criar um novo arquivo de banco de dados do FileMaker Pro Advanced a partir de uma fonte de dados ODBC (como bancos de dados Oracle ou Microsoft Access).
Primeiro, acesse a fonte de dados a partir da qual a importação será realizada. Em seguida, crie uma consulta para os registros que deseja importar da fonte de dados. Por fim, se estiver importando dados para um arquivo existente, mapeie os campos da fonte de dados para os campos do arquivo de banco de dados do FileMaker Pro Advanced.
Importante Consulte Conexão com fontes de dados externas para informações sobre como acessar e trabalhar com fonte de dados de ODBC sem escrever consultas SQL.
Você pode acessar sua fonte de dados de ODBC por meio do menu Arquivo, com Importar registros etapa de script ou com Executar SQL etapa de script.
Todos os aplicativos com suporte a ODBC reconhecem um subconjunto básico de instruções SQL (Structured Query Language). SQL é enviado por meio da interface de ODBC à fonte de dados, realizando consultas como SELECT nome, sobrenome FROM clientes WHERE city=N'Paris'
e fazendo atualizações como a criação de um novo registro com INSERT INTO clientes (nome, sobrenome) VALUES (N'Jane',N'Smith')
.
Nota Como o Microsoft SQL Server aceita tipos de campo Unicode e não Unicode, você deve prefixar todas as strings Unicode com um "N" maiúsculo (de "National" no padrão SQL-92). Do contrário, quando uma cadeia Unicode contendo caracteres não inglês é passada para o Microsoft SQL Server, você talvez perca dados que não existem na página de código do Microsoft SQL Server.
1. No FileMaker Pro Advanced, execute uma destas ações:
•Para realizar a importação para um arquivo do FileMaker Pro Advanced, escolha o menu Arquivo > Importar registros > Fonte de dados de ODBC.
•Para criar um arquivo do FileMaker Pro Advanced a partir dos registros da fonte de dados, escolha o menu Arquivo > Abrir. Na caixa de diálogo Abrir arquivo, localize o arquivo. Para Arquivos do tipo (Windows) ou Mostrar (macOS), escolha Fonte de dados de ODBC.
2. Escolha sua fonte de dados e clique em Continuar.
A maioria dos drivers de ODBC baseados em servidor requer que a fonte de dados esteja aberta, mas esse requisito varia dependendo do driver.
3. Insira o nome de usuário e a senha (se houver) para a fonte de dados escolhida.
Para ignorar essa caixa de diálogo no futuro, selecione Salvar nome de usuário e senha (esta opção estará disponível apenas se estiver importando em um arquivo existente do FileMaker Pro Advanced).
4. Clique em OK.
A caixa de diálogo Construtor de Consultas SQL do FileMaker Pro Advanced é exibida.
5. Construa sua consulta. Consulte Construção de uma consulta SQL para importação via ODBC para mais detalhes.
Você pode executar a consulta imediatamente ou copiá-la e colá-la em um campo para uso posterior. Use a etapa de script Importar registros ou Executar SQL para executar uma consulta armazenada em um campo. Consulte Armazenamento de uma consulta SQL em um campo para mais detalhes.
6. Clique em Executar.
•Se você estiver importando dados em um arquivo existente, o FileMaker Pro Advanced exibirá a caixa de diálogo Importar mapeamento de campo. Mapeie campos da fonte de dados para campos no seu arquivo de banco de dados do FileMaker Pro Advanced. Consulte Configuração da ação de importação e mapeamento de campos durante a importação e Importação de dados em um arquivo existente.
•Se estiver importando dados em um novo arquivo, o FileMaker Pro Advanced colocará os registros importados no seu banco de dados.
•A importação de dados ODBC, a etapa de script Executar SQL e as fontes de dados SQL externas não são aceitas em soluções runtime.