Uma fonte de dados de ODBC permite que um arquivo do FileMaker acesse dados de tabelas externas de ODBC. Você pode exibir e atualizar tabelas de ODBC interativamente no gráfico de relacionamentos da mesma forma que exibe e atualiza tabelas do FileMaker.
O FileMaker pode se conectar a vários sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMSs) que fornecer APIs de ODBC para uso externo. Consulte Configuração de um driver cliente de ODBC para obter uma lista das fontes de dados suportadas.
Importante Para trabalhar com fontes de dados de ODBC, você deve:
•Conectar-se à fonte de dados externa por meio de um driver ODBC e configurar DSNs. Consulte Configuração de um driver cliente de ODBC.
•Adicionar uma fonte de dados de ODBC. Consulte Conexão com fontes de dados externas.
Após ter vinculado a fonte de dados de ODBC a um arquivo do FileMaker Pro Advanced, você pode definir e editar opções.
1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Fontes de dados externas.
2. Selecione a fonte de dados de ODBC na lista e clique em Editar.
3. Você pode alterar o nome da fonte de dados, especificar um DSN diferente, definir opções de autenticação para efetuar login em uma fonte de dados de ODBC nomeada ou definir opções de exibição.
4. Para Autenticação, a opção padrão é Solicitar nome de usuário e senha do usuário. Os usuários deverão inserir um nome de usuário e uma senha ao acessar a tabela pela primeira vez.
Se não quiser que nenhum usuário desse arquivo do FileMaker receba a solicitação de nome de usuário e senha, selecione Especificar nome de usuário e senha (aplicável a todos os usuários) e insira um nome de usuário e senha. É possível também criar um cálculo para determinar o acesso do usuário à tabela externa. Não é possível usar variáveis ou campos nesses cálculos. Consulte Caixa de diálogo Especificar cálculo para obter mais informações sobre como configurar cálculos.
Se você trabalhar com arquivos de bancos de dados compartilhados que acessam dados de ODBC a partir do Microsoft SQL Server e quiser ativar o logon único da fonte de dados de ODBC, selecione Usar Autenticação do Windows (logon único) e insira o SPN (nome principal do serviço). Consulte Ativação do logon único de fonte de dados de ODBC (Windows somente).
Nota O FileMaker criptografa senhas. Entretanto, a criptografia em fontes de dados depende de a criptografia ser suportada ou não pelo driver ODBC.
5. Para melhorar o desempenho, você pode filtrar a lista de tabelas ou exibições externas disponíveis para adicionar ao gráfico de relacionamentos. O padrão é listar todas as tabelas da fonte de dados.
•Para Nome do catálogo, digite um nome. Caso contrário, tabelas de todos os catálogos serão listadas.
•Para Nome do esquema, digite um nome. Caso contrário, tabelas de todos os esquemas serão listadas.
•Para Nome da tabela, insira um nome para listar somente essa tabela.
6. É possível filtrar a lista de tabelas por tipo: Tabelas, Exibições ou Tabela de sistema.
Nota Se quiser incluir outros tipos, desmarque todas as opções de Filtrar por tipo.
Após ter adicionado uma fonte de dados de ODBC, você poderá trabalhar com tabelas de ODBC no gráfico de relacionamentos e nos layouts da mesma forma que com outras tabelas do FileMaker. É possível recuperar, adicionar, atualizar e excluir dados na tabela de ODBC interativamente, em tempo real.
1. Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Banco de dados.
2. Na aba Relacionamentos na caixa de diálogo Gerenciar banco de dados, clique em .
3. Na caixa de diálogo Especificar tabela, para Fonte de dados, escolha Fonte de dados de ODBC.
4. Se for solicitado, insira o seu nome de usuário e a senha para a fonte de dados de ODBC.
5. Veja uma lista das tabelas externas para essa fonte de dados.
6. Selecione a tabela desejada em clique em OK.
A tabela externa aparece no gráfico de relacionamentos. O nome da tabela aparece em itálico. Para obter informações sobre como vincular tabelas e trabalhar com elas no gráfico de relacionamentos, consulte Trabalho com o gráfico de relacionamentos.
Dica Para identificar se uma tabela no gráfico de relacionamentos é uma tabela do FileMaker ou de uma fonte de dados de ODBC, mova o ponteiro sobre a seta no cabeçalho da tabela. É possível adicionar uma cor a tabelas de ODBC para identificá-las mais facilmente.
Após a adição de uma tabela ao gráfico de relacionamentos, o FileMaker adiciona um layout com esse nome da tabela ao menu pop-up Layout, e a tabela aparece na aba Tabelas. O nome da tabela aparece em itálico.
As colunas da tabela de ODBC aparecem na aba Campos. Os nomes de campo aparecem em itálico. Você poderá remover os campos se não quiser que o FileMaker Pro Advanced exiba-os na sua solução. Essas colunas não são removidas do esquema da tabela de fonte de dados SQL externa, somente da representação do FileMaker Pro Advanced do esquema dessa tabela. Consulte Atualização de dados entre as fontes de dados do FileMaker e de ODBC para obter mais informações.
•Decida se deseja trabalhar com tabelas de ODBC interativamente no gráfico de relacionamentos ou por meio de importações de ODBC "estáticas". Para uma visão geral das várias formas de trabalhar com fontes de dados de ODBC, consulte Uso de ODBC e JDBC com o FileMaker Pro Advanced.
•Determine quais tabelas deseja acessar e em quais fontes de dados elas estão.
•Se o FileMaker não puder determinar automaticamente a chave principal de uma tabela, você será solicitado a selecionar as colunas que compreendem uma chave exclusiva. O FileMaker requer que cada tabela tenha uma ou mais colunas com um valor exclusivo para cada linha.
•Não é possível alterar o esquema de fontes de dados de ODBC. Entretanto, é possível adicionar campos suplementares para fazer cálculos e resumos de dados de tabelas de ODBC.
•Os campos de fontes de dados ODBC podem ser usados na lista de valores, mas objetos grandes de caracteres (CLOBs), como cadeias de texto longas, não são compatíveis.
•Para listas de valores com dados ODBC, o privilégio Sem acesso e o privilégio personalizado Limitado não são compatíveis. Para impedir que um usuário visualize dados ODBC em uma lista de valores, você deve aplicar segurança no nível da linha no banco de dados SQL externo. Consulte Edição dos privilégios da lista de valores.
•O tipo de dados de marca de data/hora do SQL Server não tem suporte.
•Objetos grandes binários (BLOBs) como imagens e sons não são suportados.
•Quando estiver trabalhando com tabelas externas na aba Campos da caixa de diálogo Gerenciar banco de dados, as seguintes opções de campo não serão suportadas. Consulte Configuração de opções para campos para informações sobre opções de campo.
•Na aba Inserir automaticamente, você pode inserir números de série automaticamente ao criar registros, mas não ao confirmar registros. (O banco de dados externo controla como os registros são confirmados.) Quando uma pesquisa é para dados relacionados em uma fonte de dados de ODBC, Copiar próximo volume mais baixo e Copiar próximo valor mais alto ficam desativadas.
•Na aba Validação, Valor exclusivo e Valor existente ficam desativadas. O Número máximo de caracteres permitido em um campo é determinado pela fonte de dados externa
•A aba Armazenamento fica desativada.
•O FileMaker não pode controlar a validação e outras opções definidas pelos administradores de ODBC. Consulte Atualização de dados entre as fontes de dados do FileMaker e de ODBC para informações sobre como as opções de campo são afetadas em operações Sinc..
•Os arquivos do FileMaker vinculados a fontes de dados de ODBC não herdam relacionamentos criados nas fontes de dados de ODBC.
•Você pode aplicar formatação condicional a dados a partir de campos externos. Consulte Definição de formatação condicional para objetos de layout.
•Quando o FileMaker Server hospeda bancos de dados vinculados a fontes de dados de ODBC, os clientes FileMaker não precisam configurar um DSN para acessar a fonte de dados externa. Entretanto, o DSN deve ser configurado na máquina que executa o FileMaker Server.
•O FileMaker não usa semântica definida de SQL em consultas. O FileMaker pode executar uma consulta para cada tabela relacionada em um layout. Se quiser manter um determinado comportamento de associação de SQL ou obter os resultados de predicados de SQL como GROUP BY, crie exibições. Em seguida, acesse os dados do FileMaker por meio dessas exibições. (As exibições às vezes são chamadas de "tabelas virtuais".)
•Consultas longas, tentativas de rolar toda a tabela ODBC ou a abertura de uma grande tabela podem resultar em desempenho menor.
•Microsoft SQL Server: por padrão, os dados DATETIME, DATETIME2 e SMALLDATETIME de tabelas de ODBC são importados como o tipo de campo de carimbo de data/hora. Você pode alterar o tipo de campo de um campo de sombra de carimbo de data/hora para data ou hora, mas os dados devem ser estruturados de modo específico. Se a tabela de ODBC importada tiver dados de carimbo de data/hora e você tratar o campo de carimbo de data/hora como um campo de data, a porção da hora deverá ser igual a 12:00 AM (ou meia-noite) para todos os registros na tabela. Da mesma forma, se você importar uma tabela de ODBC que contém dados de carimbo de data/hora e tratar o campo de carimbo de data/hora como um campo de hora a porção da data deverá ser igual a 1900-01-01 (ou 1 de janeiro de 1900) para todos os registros na tabela.
Como com qualquer tabela de ODBC, se o campo for uma chave principal e os valores não forem exclusivos, os resultados poderão ser inconsistentes.