Quando você for converter arquivos do FileMaker Pro 11 Advanced, do FileMaker Pro 11 e de versões anteriores para o formato do FileMaker Pro 12:
•use o método de conversão de um só arquivo para arquivos de banco de dados autônomos que não exibem dados relacionados de outros arquivos
•use o método de conversão com vários arquivos para converter um banco de dados composto de vários arquivos relacionados ou quando desejar converter rapidamente vários arquivos
Se um nome de arquivo tiver um ponto final (.) que não seja o que precede a extensão do nome de arquivo, remova-o. Se houver um ponto em um nome de arquivo, o FileMaker Pro Advanced não adicionará a extensão .fmp12 ao arquivo convertido.
Nota Os arquivos com a extensão de nome de arquivo .fmp12 não precisam ser convertidos; abrem na versão atual do FileMaker Pro Advanced.
1. Feche o arquivo que deseja converter.
2. Arraste o arquivo para o ícone do aplicativo FileMaker Pro Advanced atual.
3. Na caixa de diálogo Conversão, selecione Renomear arquivo antigo e insira um novo nome, se desejado, e clique em OK.
Não é necessário renomear o arquivo antigo se ele tiver a extensão de nome de arquivo .fp7, porque seu arquivo convertido terá a extensão .fmp12.
4. Insira um nome de arquivo para o novo arquivo e clique em Salvar para iniciar a conversão.
Você pode economizar tempo clicando em Ignorar quando o índice estiver sendo criado novamente, o que adia a indexação.
1. Feche todos os arquivos que deseja converter.
2. Crie uma pasta nova vazia para os arquivos convertidos.
3. Arraste os arquivos ou a pasta com os arquivos que deseja converter para o ícone do aplicativo FileMaker Pro Advanced atual.
Quando vários arquivos de pastas separadas são convertidos, todos os arquivos convertidos são criados na mesma pasta. Os locais dos arquivos originais não são preservados. Para tornar a conversão de arquivos mais fácil, converta todos os arquivos de um banco de dados relacional com vários arquivos ao mesmo tempo. Após a conversão, você pode mover um dos conjuntos de arquivos para uma cópia de sua estrutura de arquivos original.
4. Escolha Abrir todos os arquivos e converter, quando necessário.
5. Clique em Especificar, escolha a pasta criada na etapa 2 e clique em OK ou Escolher.
Importante Não escolha uma pasta que contenha algum arquivo original. Se isso for feito, os arquivos convertidos poderão ser renomeados (adicionando um número ao nome do arquivo) para impedir que os arquivos convertidos substituam os arquivos originais. Essa ação de renomear os arquivos poderá fazer com que as fontes de dados (antes conhecidas como referências de arquivo) sejam convertidas incorretamente, o que afeta os relacionamentos e outros recursos que dependem de fontes de dados.
6. Clique em Abrir na caixa de diálogo Abrir vários arquivos para iniciar a conversão.
Você pode economizar tempo clicando em Ignorar quando o índice estiver sendo criado novamente, o que adia a indexação.
Depois de converter os arquivos, você pode usar um editor de texto para abrir o arquivo Conversion.log file localizado na pasta que contém o banco de dados convertido.
O arquivo Conversion.log contém um diário do processo de conversão que acabou de ser concluído. Ele contém mensagens de status que indicam os vários componentes do arquivo que foram convertidos. Ele também pode conter mensagens de erro que indicam áreas em que talvez seja preciso fazer correções manuais nos arquivos convertidos antes de realizar mais testes neles.