Recuperação de arquivos runtime (FileMaker Pro Advanced)
Interrupções no fornecimento de energia, problemas de hardware ou outros fatores podem danificar um arquivo de banco de dados do FileMaker. Se a solução de banco de dados for danificada, os usuários precisarão recuperar o arquivo danificado. Quando o aplicativo runtime descobrir um arquivo danificado, uma caixa de diálogo será exibida, instruindo o usuário a entrar em contato com o desenvolvedor. Mesmo se a caixa de diálogo não aparecer, os arquivos poderão ficar corrompidos e exibir um comportamento incorreto.
Quando souber qual arquivo está danificado, você poderá recuperá-lo usando o comando Recuperar, se tiver o FileMaker Pro ou o FileMaker Pro Advanced instalado. Contudo, se o usuário tiver somente o aplicativo runtime, o comando Recuperar não aparecerá no menu Arquivo do aplicativo runtime.
Para recuperar um arquivo danificado:
•Em máquinas Windows, pressione Ctrl+Shift enquanto clica duas vezes no ícone do aplicativo runtime. Mantenha as teclas pressionadas até ver a caixa de diálogo Abrir arquivo danificado.
•Em máquinas macOS, pressione Command-Option enquanto clica duas vezes no ícone do aplicativo runtime. Mantenha as teclas pressionadas até ver a caixa de diálogo Abrir arquivo danificado.
O que esperar durante o processo de recuperação
Durante o processo de recuperação, o aplicativo runtime:
•cria um novo arquivo
•renomeia qualquer arquivo danificado adicionando Antigo ao final dos nomes de arquivo (por exemplo, Gerente de contato é renomeado como Gerente de contato Antigo)
•coloca o nome do arquivo original no arquivo reparado
Se os usuários presenciarem comportamento incomum nos arquivos recuperados, eles deverão reverter para uma cópia de
backup feita antes de o arquivo ficar corrompido ou entrar em contato com você solicitando assistência técnica.
Documentação de recuperação de seus clientes
Na sua documentação, você deverá dizer aos usuários o que fazer após a recuperação de um arquivo. Diga aos seus usuários para:
1. Recupere o arquivo da solução danificado usando o método descrito acima para o tipo de computador que estão usando.
2. Abra o arquivo da solução recuperado no aplicativo runtime.
3. Escolha o menu Arquivo > Salvar cópia como.
4. Na caixa de diálogo, escolha a cópia compactada (menor) na lista Salvar (Windows) ou Tipo (macOS), dê um nome ao arquivo e clique em Salvar.
Dê ao arquivo compactado o mesmo nome de arquivo do original.
5. Faça uma cópia do banco de dados original e importe os dados do arquivo recuperado nele.
Tópicos relacionados