Criação de uma solução > Utilização de variáveis
 
Utilização de variáveis
No FileMaker Pro, você pode usar variáveis:
em caminhos de arquivo (consulte Criação de caminhos de arquivo)
em scripts (consulte Definir variável etapa de script)
em cálculos (consulte Let função)
em solicitações de busca criadas e editadas na caixa de diálogo Editar solicitação de busca (consulte Caixas de diálogo Especificar solicitações de busca e Editar solicitação de busca)
em layouts como variáveis de mesclagem (consulte Inserção de variáveis de mesclagem em um layout)
Variáveis adicionam flexibilidade e portabilidade aos seus bancos de dados e podem ser usadas no lugar de campos globais no esquema do seu banco de dados.
Usando a etapa de script Definir variável ou a função Let, você pode criar variáveis locais e globais. O escopo de variáveis locais e globais é limitado ao arquivo atual e ao usuário atual.
Uma variável local pode ser usada somente em etapas de script no script atualmente em execução. O valor em uma variável local é removido quando o script é encerrado. As variáveis locais têm o prefixo $.
Uma variável global pode ser usada em um cálculo ou script em qualquer lugar de um arquivo, como, por exemplo, outros scripts ou caminhos de arquivo. O valor de uma variável global não é removido até o arquivo ser fechado. O prefixo de variáveis globais é $$.
Variáveis locais e globais (ou até mesmo duas variáveis locais em scripts diferentes) podem ter o mesmo nome, mas serão tratadas como variáveis diferentes e armazenar valores diferentes.
Em qualquer lugar que você especificar um caminho para um arquivo ou pasta, pode usar variáveis separadas por "/", ":" ou retorno de carro.
As variáveis permitem que você especifique caminhos de arquivo ou pasta dinamicamente em muitas etapas de script, como a Inserir arquivo etapa de script e a Importar registros etapa de script.
Notas
Variáveis são aceitas somente em etapas de script que usem caminhos de arquivo armazenados.
As variáveis não são aceitas em caminhos de arquivo que estiverem armazenados em campos de container.
Não é possível usar variáveis em referências de fontes de dados do FileMaker.
O tipo de dados de uma variável é determinado dinamicamente com base nos dados atribuídos. O tipo de dados padrão é Texto.