Utilização de variáveis
No FileMaker Pro, você pode usar
variáveis:
Variáveis adicionam flexibilidade e portabilidade aos seus bancos de dados e podem ser usadas no lugar de
campos globais no esquema do seu banco de dados.
Usando a etapa de script Definir variável ou a função Let, você pode criar variáveis locais e globais. O escopo de variáveis locais e globais é limitado ao arquivo atual e ao usuário atual.
•Uma variável local pode ser usada somente em etapas de script no script atualmente em execução. O valor em uma variável local é removido quando o script é encerrado. As variáveis locais têm o prefixo $.
•Uma variável global pode ser usada em um cálculo ou script em qualquer lugar de um arquivo, como, por exemplo, outros scripts ou
caminhos de arquivo. O valor de uma variável global não é removido até o arquivo ser fechado. O prefixo de variáveis globais é $$.
•Variáveis locais e globais (ou até mesmo duas variáveis locais em scripts diferentes) podem ter o mesmo nome, mas serão tratadas como variáveis diferentes e armazenar valores diferentes.
Em qualquer lugar que você especificar um caminho para um arquivo ou pasta, pode usar variáveis separadas por "/", ":" ou retorno de carro.
As variáveis permitem que você especifique caminhos de arquivo ou pasta dinamicamente em muitas etapas de
script, como a
Inserir arquivo etapa de script e a
Importar registros etapa de script.
Notas
•As variáveis não são aceitas em caminhos de arquivo que estiverem armazenados em campos de container.
•Não é possível usar variáveis em referências de fontes de dados do FileMaker.
•O tipo de dados de uma variável é determinado dinamicamente com base nos dados atribuídos. O tipo de dados padrão é Texto.