Uso do FileMaker Pro Advanced > Depuração de scripts (FileMaker Pro Advanced)
 
Depuração de scripts (FileMaker Pro Advanced)
Depurador de scripts é uma ferramenta interativa para solucionar problemas dos scripts do FileMaker.
Com o Depurador de scripts, é possível:
depurar scripts executados pelo menu Scripts ou atalhos de teclado
depurar scripts de inicialização (o menu Depurador de scripts será ativado mesmo se não houver nenhum arquivo aberto)
depurar um script ativado por um gatilho de script, botão ou menu personalizado
depurar totalmente um subscript para executá-lo uma etapa por vez ou depurar de maneira circular um subscript
definir ou remover pontos de interrupção no seu script
iniciar a depuração de qualquer etapa de script no script
visualizar subscripts conforme percorre scripts
depurar scripts de acesso restrito
pausar um script quando erros de script são encontrados
monitorar campos, variáveis e cálculos
desativar ou ativar temporariamente gatilhos de script enquanto trabalha no Depurador de scripts
Para depurar scripts:
1. Ative o Depurador de scripts procedendo de uma das seguintes formas:
Escolha o menu Ferramentas >Depurador de scripts e execute o script.
Escolha o menu Scripts > Espaço de trabalho de script, selecione o seu script e clique em botão Autenticar/anular autenticação do script no Depurador de scripts. Para salvar todos os scripts abertos e depurar o script, mantenha a tecla Shift (Windows) ou Option (OS X) pressionada e clique em botão Autenticar/anular autenticação do script no Depurador de scripts.
2. Use estes controles para depurar o script:
 
Escolha
Para
Depuração parcial
Botão Depurar
Execute o script uma etapa por vez sem inserir os subscripts.
Se a etapa de script for Realizar script, o Depurador de scripts executará o subscript e avançará para a próxima linha do script de chamada. O Depurador de scripts executará todas as etapas de subscript até encontrar um ponto de interrupção.
Depuração total
Botão Depurar
Execute o script uma etapa por vez e insira e mostre as etapas em subscripts.
Se a etapa de script for Realizar script, o Depurador de scripts irá para a primeira linha do subscript e aguardará a inserção de dados pelo usuário antes de avançar para a próxima etapa do subscript.
Depuração circular
botão Depuração parcial
Execute todas as etapas de script no script atual e, se o script for um subscript, retorne para a linha após a etapa Realizar script no script de chamada.
Se o script não for um subscript, o comando Depuração circular fará o Depurador de scripts executar todas as etapas restantes de script e subscript até encontrar um ponto de interrupção.
Definir próxima etapa
botão Depuração total
Defina o ponteiro de execução de etapa para a etapa de script realçada.
Esse comando passa o controle para a etapa realçada, mas não executa a etapa. A etapa realçada é realizada quando a etapa de execução ou depuração do script é retomada. Todas as etapas de script entre a última etapa executada e a etapa seguinte atribuída não são executadas. Clique em uma etapa para realçá-la e depois em botão Abrir/fechar Visualizador de dados.
Executar
botão Depuração circular
Pausar
botão Definir próxima etapa
Alterna entre a execução de todas as etapas de script até o final de um script ou ponto de interrupção ser encontrado e ocorrer a pausa. Quando um script é pausado, você pode clicar duas vezes em um script na lista Pilha de chamadas para editá-la. Cada script ativo é aberto em uma guia separada no Espaço de trabalho de script, para que se possa editar vários scripts. A execução de scripts não é interrompida até você salvar as alterações.
Você pode percorrer um script usando Botão Bloquear quando um script é pausado.
Parar script
botão Depuração total no Depurador de scripts
Interrompe a execução de um script.
Ativar/desativar gatilhos de script
botão Autenticar/anular autenticação do script no Depurador de scripts
Desative ou ative temporariamente todos os gatilhos de script em um arquivo.
É necessário ter privilégios de Acesso total para desativar um gatilho de script. Os gatilhos de script são ativados por padrão. Quando o Depurador de scripts for fechado, todos os gatilhos de script desativados serão ativados.
Editar script
botão Parar script
Abre o script atual na caixa de diálogo Editar script É possível efetuar alterações em um script enquanto ele estiver em execução, mas quando as alterações forem salvas no script, a execução falhará.
Abrir/fechar Visualizador de dados
Botão Ativar/desativar gatilhos de script mostrando que gatilhos de script estão desativados
Abra (ou feche) a janela Visualizador de dados para que seja possível monitorar campos especificados, variáveis e fórmulas de cálculo. Consulte Uso do Visualizador de dados (FileMaker Pro Advanced).
Autenticar/anular autenticação do script
botão Editar script Bloqueie o botão para autenticar um script ou o visualizador de dados
Desbloqueie o Depurador de scripts ou o Visualizador de dados para scripts que não permitam a modificação de privilégios.
É necessário ter privilégios de Acesso total para autenticar um script. O nível mais alto de privilégios se aplica a todos os scripts, mas não a outros elementos do arquivo (por exemplo, registros e layouts). Seus privilégios de edição duram até você fechar o Depurador de scripts e o Visualizador de dados.
3. Selecione Pausar ao encontrar erro se quiser que os scripts sejam pausados quando erros forem encontrados.
Exibição de subscripts
É possível visualizar subscripts quando se percorre scripts no Depurador de scripts. Por exemplo, se o Script A chamar o Script B, que chama o Script C, você poderá ver as etapas nos três scripts.
1. Escolha o menu Ferramentas > Depurador de scripts.
2. Realize um script que chame um subscript.
3. Clique em Depuração total.
A lista Pilha de chamadas mostra o subscript.
4. Selecione um script na lista Pilha de chamadas para exibir as etapas desse script na área de exibição.
Notas
Para definir ou apagar um ponto de interrupção, clique no número da linha à esquerda da etapa de script. Os pontos de interrupção permitem que o Depurador de scripts executem seções grandes de um script, pausando apenas para inspecionar a seção marcada com um ponto de interrupção. Os pontos de interrupção são ignorados pelo FileMaker Pro quando o Depurador de scripts não está em uso. Você pode definir pontos de interrupção em várias etapas. Não é possível definir pontos de interrupção em etapas chamadas por um botão ou menu personalizado.
Para facilitar a depuração correta do script, o Depurador de scripts substitui algumas etapas do script. A etapa de script Permitir anulação pelo usuário com a opção definida como desativado não o impedirá de interromper a execução de um script. A etapa de script Ajustar janela com as opções de ocultar ou minimizar não ocultará ou minimizará a janela quando tiver sido encontrada com os botões Depuração parcial ou Depuração total .
Se um script com privilégios de acesso definido como Modificável executar um script com acesso Somente executável, o script somente executável será executado integralmente sem mostrar suas etapas no Depurador de scripts. Se um script somente executável executar um script com privilégios definidos como Modificável, somente as etapas no script Modificável serão exibidas no Depurador de scripts. Para editar um script, clique Ícone de documento runtime no Depurador de scripts. Para obter mais informações sobre privilégios de script e scripts de execução com acesso total, consulte Edição de privilégios de scripts.
Se você abrir o Visualizador de dados após clicar em Ícone de documento runtime, seus privilégios de acesso serão mantidos no Visualizador de dados e no Depurador de scripts até você fechar o Depurador de scripts.
É possível depurar um script de inicialização abrindo o Depurador de scripts antes de abrir seu arquivo de banco de dados.
Se você fechar o Depurador de scripts enquanto um script estiver pausado, a execução do script será retomada e concluída.
Tópicos relacionados 
Criação e edição de scripts
Uso do Visualizador de dados (FileMaker Pro Advanced)