Sobre os relacionamentos de vários critérios
Em um relacionamento de vários critérios, você aumenta o número de campos correspondentes, o que, por sua vez, aumenta os critérios avaliados pelo FileMaker Pro antes da associação dos registros relacionados. Em um relacionamento de vários critérios, o FileMaker Pro compara o valor de cada campo de correspondência em cada lado do relacionamento na ordem em que eles aparecem. Isso é chamado de comparação E; para fazer a correspondência com êxito, cada campo de correspondência deve localizar um valor correspondente na outra tabela.
Duas tabelas com linhas entre quatro campos mostrando um relacionamento de vários critérios
Nesse relacionamento, CampodeTextoA e CampoNuméricoA são campos correspondentes da TabelaB. Um registro da TabelaA com o valor azul em CampodeTexto e o valor 123 em CampoNuméricoA só corresponderá aos registros da TabelaB em que CampodeTextoB e CampoNuméricoB tiverem os valores Azul e 123, respectivamente. Se CampodeTextoA e CampodeTextoB tiverem valores correspondentes, mas CampoNuméricoA e CampoNuméricoB não tiverem, nenhum registro relacionado será retornado pelo relacionamento.
Uso de um relacionamento de vários critérios
Use um relacionamento de vários critérios quando quiser relacionar duas tabelas com base em mais de um valor comum, como uma ID de cliente e uma data. Por exemplo, um banco de dados tem três tabelas:
 •
 •
 •
A finalidade desse banco de dados é rastrear alugueis de equipamento e exibir os alugueis com base em um cliente selecionado em uma data selecionada.
Embora o banco de dados use três tabelas, o relacionamento de vários critérios é estabelecido entre as tabelas Clientes e Itens de linha de abastecimento. Essas duas tabelas têm os seguintes campos:
 
Campo numérico, o número de série é inserido automaticamente; um dos campos de correspondência da tabela Itens de linha de abastecimento
As tabelas são relacionadas da seguinte maneira:
Um relacionamento de vários critérios entre uma tabela Clientes e uma tabela Itens de linha de abastecimento
ID do cliente e Data do evento são os campos de correspondência do relacionamento entre as tabelas Clientes e Itens de linha de abastecimento. Na tabela Clientes, o campo ID do cliente é definido para inserir automaticamente um número de série, atribuindo a cada registro da tabela Clientes uma ID exclusiva. O campo Data do evento é um campo de data sem opções adicionais. Insira a data atual em que o equipamento é alugado ou insira qualquer data anterior para exibir o equipamento que o cliente alugou nessa data.
Na tabela Itens de linha de abastecimento, ID do cliente e Data do evento são campos numéricos e de data, respectivamente, e são campos de correspondência no relacionamento com a tabela Clientes. ID do equipamento é um campo numérico que armazena a ID do equipamento que está sendo alugado. Os registros dessa tabela são exibidos em um portal na tabela Clientes.
Na caixa de diálogo Editar relacionamento, a opção Permitir criação de registros nessa tabela por meio desse relacionamento aparece ativada para a tabela Itens de linha de abastecimento. Isso significa que você pode inserir informações de aluguel em uma linha vazia do portal, e o FileMaker Pro criará um registro relacionado para esse aluguel.
Seção da caixa de diálogo Editar relacionamento mostrando a opção Permitir criação de registros nessa tabela por meio desse relacionamento selecionada
Por fim, um portal é adicionado à tabela Itens de linha de abastecimento no layout Clientes.
Para criar um novo registro relacionado, insira a data atual no campo Clientes::Data do evento e uma ID de equipamento no portal no layout Clientes. Como Data do evento é um campo de correspondência e o relacionamento permite a criação de registros relacionados na tabela Itens de linha de abastecimento, o valor em Clientes:Data do evento é inserido automaticamente no campo Itens de linha de abastecimento::Data do evento.
Para exibir os aluguéis de uma data anterior, altere o valor no campo Clientes:Data do evento. O FileMaker Pro exibe todos os registros relacionados que têm a mesma ID de cliente e data de evento.
Tópicos relacionados 
Sobre os relacionamentos
Sobre o gráfico de relacionamentos
Sobre os campos de correspondência dos relacionamentos
Sobre os relacionamentos de critério único
Sobre os relacionamentos que usam operadores comparativos
Sobre os relacionamentos que retornam um intervalo de registros
Sobre os relacionamentos de associação automática
Criação de relacionamentos
Criação de portais para exibir registros relacionados