Uso de funções personalizadas (FileMaker Pro Advanced)
1.
3. Na caixa de diálogo Editar função personalizada, em Nome da função, digite um nome para a nova função.
4.
5. Se a fórmula necessitar de parâmetros, para Parâmetros de função, digite o nome do parâmetro e clique em Mais. Você pode editar ou excluir um nome de parâmetro selecionando-o na lista e clicando em Editar
ou
.
Operador matemático ou de texto Para Operadores, escolha um operador na lista.
7. Todas as contas é a opção padrão para Disponibilidade e permite que todos os usuários do banco de dados atual vejam e usem a função personalizada. Se quiser que a função personalizada esteja disponível apenas àqueles com os privilégios de acesso total, selecione Somente contas com privilégios de acesso total.
8. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Editar função personalizada.
9. Continue criando funções personalizadas ou clique em OK para fechar a caixa de diálogo Gerenciar funções personalizadas.
1.
Para Nome da função, selecione a função personalizada e clique em Editar. Na caixa de diálogo Editar função personalizada, faça as alterações e clique em OK.
1.
5. A função personalizada copiada aparece na parte inferior da lista. Se o FileMaker Pro determinar que essa função é inválida no contexto do arquivo de destino (por exemplo, uma função dependente, um campo ou um cálculo estiver faltando no arquivo ou a função tiver uma referência de tipo de arquivo inválida), a função colada será colocada entre caracteres de comentários (/*definição_função*/). Para obter mais informações, consulte Regras de dependência de função personalizada (FileMaker Pro Advanced).
7. Clique em OK.
• Se não tiver privilégios de Acesso total e tentar editar um cálculo que usa uma função personalizada restrita a contas de Acesso total, você verá a cadeia <Função privada> em vez de a função personalizada. Não é possível alterar o cálculo, contanto que a declaração <Função privada> apareça na fórmula.