Criação de plug-ins personalizados
Se você for programador de C ou C++ e estiver familiarizado com cálculos no FileMaker Pro e no FileMaker Pro Advanced, pode criar plug-ins que ampliem o conjunto de recursos do FileMaker. Os plug-ins podem tirar vantagem da recursão e do looping e se integram a outras interfaces de programação.
Para usar plug-ins, os usuários do FileMaker Pro devem permitir que os arquivos de solução instalem e habilitem plug-ins. Para os arquivos hospedados pelo FileMaker Server, o administrador da deve precisa permitir que a etapa de script Instalar arquivo de plug-in atualize plug-ins do FileMaker Server no Server Admin Console.
Nota  O FileMaker Go não é compatível com plug-ins.
Para ver um exemplo de plug-in, acesse http://www.filemaker.com/br/suppor/index.html.
Siga estas etapas gerais para preparar os seus plug-ins personalizados:
1.
No Windows, a extensão do plug-in deve ser .fmx (FileMaker Pro de 32 bits) ou .fmx64 (FileMaker Pro de 64 bits). No OS X, a extensão de plug-in deve ser .fmplugin.
2.
3.
4.
Para tornar os plug-ins disponíveis em um arquivo, instrua os usuários a:
1.
2.
Clicar em Configurar e definir ou editar um campo de cálculo para acessar funções externas fornecidas pelo plug-in, se necessário.
3.
Nota  Para exibir todas as funções externas disponíveis, selecione Funções externas na lista Exibir.
4.
Consulte Instalação de plug-ins.
Nota  Por motivos de segurança, os administradores de sistema podem exigir que os usuários desativem Permitir que Soluções instale arquivos. Entre em contato com o administrador do sistema no local para obter mais informações.
Tópicos relacionados 
Funções externas