Criação de contas que são autenticadas via servidor externo
Se você estiver hospedando arquivos de banco de dados do FileMaker Pro com o FileMaker Server e sua organização utilizar autenticação gerenciada centralmente para usuários e grupos, como o Apple OpenDirectory ou o Domínio do Windows, você poderá configurar contas que autenticam usuários com base no servidor de autenticação. Isso permite que você use o servidor de autenticação existente para controlar acesso a bancos de dados sem precisar gerenciar uma lista de contas independente em cada arquivo de banco de dados do FileMaker Pro.
Nota  Embora você possa configurar contas para servidores de autenticação externos no FileMaker Pro, somente os arquivos de banco de dados hospedados pelo FileMaker Server poderão autenticar usuários para um servidor de autenticação. Arquivos de banco de dados compartilhados pelo FileMaker Pro não serão autenticados em um servidor de autenticação.
Importante  Quando um arquivo de banco de dados contiver uma ou mais contas de Servidor externo, certifique-se de usar as configurações de segurança do sistema operacional para limitar acesso ao arquivo. Caso contrário, existe a possibilidade de um usuário não autorizado mover o arquivo para outro sistema que replique seu ambiente de servidor de autenticação e obter acesso ao arquivo. Para obter mais informações, consulte a documentação do FileMaker Server.
Para criar uma conta que seja autenticada via servidor externo:
1.
Escolha o menu Arquivo > Gerenciar > Segurança.
A caixa de diálogo Gerenciar segurança é exibida. A guia Contas lista as contas definidas para esse arquivo.
2.
3.
Na caixa de diálogo Editar conta, para A conta é autenticada por, escolha Servidor externo.
4.
Para Nome do grupo, insira um nome de um grupo que seja definido no servidor de autenticação externo.
5.
Para Status da conta, defina a conta como ativa ou inativa.
Por exemplo, você pode manter a conta inativa até finalizar a configuração de seu conjunto de privilégios. Os usuários não podem abrir um banco de dados usando uma conta inativa.
6.
Para Conjunto de privilégios, escolha o conjunto de privilégios que você deseja usar com essa conta.
O conjunto de privilégios atribuído à conta determina o que os membros do grupo autenticado externamente podem fazer no arquivo de banco de dados. Você pode escolher um conjunto de privilégios existente ou escolher Novo conjunto de privilégios e criar um novo. Consulte Criação de novos conjuntos de privilégios.
7.
Para Descrição, insira uma descrição da conta (opcional).
8.
É exibida novamente a caixa de diálogo Gerenciar segurança.
9.
 •
Quando tiver terminado de trabalhar com contas e privilégios, clique em OK. Na caixa de diálogo que aparecer, insira um nome de conta e senha que tenha o conjunto de privilégios de Acesso total e clique em OK.
 •
Notas
 •
 •
 •
 •
Quando um usuário abre um arquivo, o FileMaker Pro abre o arquivo usando a primeira conta correspondente na ordem de autenticação. Todas as contas correspondentes que seguem a primeira são ignoradas. Por isso, é importante definir a ordem de autenticação para contas quando uma ou ambas as situações anteriores existirem. Caso contrário, a conta incorreta poderá ser usada para acessar o arquivo. Para obter mais informações sobre como alterar a ordem de autenticação, consulte Exibição e reordenação de contas.
Dica  A ordem de autenticação é um problema somente em circunstâncias específicas: é preciso hospedar arquivos com o FileMaker Server, usar um servidor de autenticação externo e ter contas configuradas de forma que existam várias contas que possam autenticar usuários específicos. Se estiver usando apenas contas autenticadas do FileMaker, a ordem de autenticação não será um problema porque cada conta deve ter um nome exclusivo.
 •