Compartilhamento de dados do FileMaker Pro via ODBC ou JDBC
O FileMaker Pro pode servir como uma fonte de dados para compartilhar seus arquivos de banco de dados com aplicativos compatíveis com ODBC e JDBC.
Importante  Impeça que dados sejam inadvertidamente modificados ou excluídos: outros aplicativos podem atualizar e excluir dados compartilhados não protegidos. Verifique os conjuntos de privilégios atribuídos a contas que acessarão arquivos de banco de dados compartilhados. Como um nível mínimo de proteção, especifique as contas e as senhas de arquivo de banco de dados.
Para compartilhar bancos de dados usando ODBC ou JDBC:
1.
Para habilitar ou alterar o status de compartilhamento de um arquivo, você deve abri-lo com uma conta que tenha privilégios de acesso Gerenciar privilégios estendidos. Consulte Sobre contas, conjuntos de privilégios e privilégios estendidos para obter mais informações.
2.
Escolha o menu Arquivo > Compartilhamento > ODBC/JDBC.
A caixa de diálogo Configurações de compartilhamento de ODBC/JDBC é exibida.
3.
Para Compartilhamento de ODBC/JDBC, clique em Ativado.
4.
Cada arquivo de banco de dados do FileMaker Pro pode ter uma ou mais tabelas. Os campos do FileMaker Pro são representados como colunas. O nome de campo completo, incluindo qualquer caractere não alfanumérico, é exibido como nome de coluna.
Evite usar espaços nos nomes de campo dos arquivos de banco de dados que pretende compartilhar via ODBC e JDBC, porque algumas ferramentas de consulta SQL não permitem espaços em nomes de coluna.
5.
 
Forneça acesso aos usuários com contas atribuídas a um dos conjuntos de privilégios selecionados. Clique em Especificar para selecionar os privilégios que as contas devem ter para acessar o arquivo de banco de dados compartilhado.
As contas que precisam do acesso ao arquivo de banco de dados precisam do privilégio estendido fmxdbc Acesso por ODBC/JDBC. Pode ser que os usuários precisem inserir seu nome de conta e sua senha, definidos na caixa de diálogo Gerenciar segurança, dependendo da configuração na caixa de diálogo Opções de arquivo (consulte Definição das opções de arquivo).
Nenhum usuário
(a configuração padrão)
6.
7.
Clique em OK ou escolha configurações adicionais.
Cada arquivo de banco de dados do FileMaker Pro aberto e configurado para acesso é uma fonte de dados separada (crie um DSN para cada arquivo de banco de dados individual do FileMaker que deseja acessar).
Para detalhes sobre instruções SQL, expressões, funções de catálogo e drivers clientes suportados, consulte Guia de ODBC e JDBC do FileMaker e Referência SQL do FileMaker.
Nota  No Windows, o Microsoft Access pode importar no máximo 32 campos por vez via ODBC de um arquivo de banco de dados do FileMaker Pro.
Importante  Se você desativar o compartilhamento de ODBC/JDBC após ele já estar ativado, o FileMaker Pro interromperá o fornecimento de dados imediatamente. Nenhum erro foi relatado, e o aplicativo cliente deve notificar os usuários de que os dados não estão mais disponíveis e que as transações não podem ser concluídas.
Tópicos relacionados 
Uso de ODBC e JDBC com o FileMaker Pro
Proteção de bancos de dados