Conversão de vários arquivos de uma vez
O FileMaker Pro 13 pode converter vários arquivos ao mesmo tempo. Você deve usar o método de conversão de vários arquivos quando precisar converter um banco de dados composto por vários arquivos relacionados ou simplesmente ter vários arquivos do FileMaker Pro que deseja converter rapidamente sem ser solicitado a renomear cada arquivo.
Na conversão de vários arquivos ao mesmo tempo, o FileMaker Pro solicita que se especifique uma pasta na qual os arquivos convertidos devem ser salvos, deixando os arquivos originais inalterados. O FileMaker Pro automaticamente nomeia cada arquivo convertido sem perguntar. O FileMaker Pro não substitui nenhum arquivo existente na pasta. Pelo contrário, ele adiciona um número ao final do nome de arquivo e aumenta esse número se necessário até um nome exclusivo ser encontrado.
Há várias formas de selecionar os arquivos que deseja converter; você pode arrastar e soltar os arquivos (ou uma pasta contendo os arquivos) no ícone de aplicativo do FileMaker Pro 13 ou selecionar vários arquivos na caixa de diálogo Abrir do FileMaker Pro.
Nota  Se um nome de arquivo tiver um ponto final (.), qualquer um que não seja o que precede a extensão do nome de arquivo, remova-o. Se houver um ponto em um nome de arquivo, o FileMaker Pro não adicionará a extensão .fmp12 ao arquivo convertido.
Para converter vários arquivos de uma vez:
1.
Se você tentar converter arquivos abertos, uma mensagem de alerta será exibida indicando que os arquivos já estão em uso, e eles não serão convertidos.
2.
3.
 •
Método de arquivos: No Windows Explorer ou em uma janela do Finder (OS X), selecione os arquivos que deseja converter e arraste-os para o ícone de aplicativo do FileMaker Pro 13.
 •
Método de pasta: Se uma pasta contiver todos os arquivos que deseja converter, arraste a pasta para o ícone de aplicativo do FileMaker Pro 13.
Nota  Quando vários arquivos de pastas separadas são convertidos, todos os arquivos convertidos são criados na mesma pasta. Os locais dos arquivos originais não são preservados. Para tornar a conversão de arquivos mais fácil, converta todos os arquivos de um banco de dados relacional com vários arquivos ao mesmo tempo. Após a conversão, você pode mover um dos conjuntos de arquivos para uma cópia de sua estrutura de arquivos original.
 •
Método de caixa de diálogo Abrir: No FileMaker Pro 13, escolha o menu Arquivo > Abrir e selecione os arquivos que deseja converter na caixa de diálogo Abrir, mantendo pressionada a tecla Ctrl (Windows) ou Command (OS X) e clicando em cada arquivo. (Você pode também selecionar uma gama de arquivos adjacentes clicando no primeiro arquivo e depois clicando, com a tecla Shift pressionada, no último arquivo do intervalo de arquivos.) Em seguida, clique em Abrir.
A caixa de diálogo Abrir vários arquivos é exibida.
4.
Escolha Abrir todos os arquivos e converter, quando necessário.
5.
Clique em Especificar, escolha a pasta criada na etapa 2 onde deseja salvar os arquivos convertidos e clique em OK (Windows) ou Escolher (OS X).
Importante  Não escolha uma pasta que contenha algum arquivo original. Se isso for feito, os arquivos convertidos poderão ser renomeados (adicionando um número ao nome do arquivo) para impedir que os arquivos convertidos substituam os arquivos originais. Essa ação de renomear os arquivos poderá fazer com que as fontes de dados (antes conhecidas como referências de arquivo) sejam convertidas incorretamente, o que afeta os relacionamentos e outros recursos que dependem de fontes de dados.
6.
Clique em Abrir na caixa de diálogo Abrir vários arquivos para iniciar a conversão.
Durante uma conversão prolongada, a caixa de diálogo Conversão de formato de arquivo será exibida e mostrará o andamento da conversão. Se um arquivo sendo convertido tiver campos indexados, você poderá economizar tempo clicando em Ignorar quando o índice estiver sendo criado novamente, o que adia a indexação.
O FileMaker Pro 13 cria os arquivos convertidos na pasta especificada e os abre, deixando os arquivos originais inalterados. A extensão do nome de arquivo .fmp12 é adicionada a todos os arquivos convertidos.
7.
O arquivo Conversion.log contém um diário do processo de conversão que acabou de ser concluído. Boa parte dele contém mensagens de status que indicam os vários componentes do arquivo que foram convertidos. Mas, possui também mensagens de erro que indicam áreas em que talvez seja preciso fazer correções manuais nos arquivos convertidos antes de realizar mais testes neles.
Nota  Se você precisar posteriormente converter os mesmos arquivos novamente, certifique-se de converter os arquivos em uma pasta vazia; mova ou exclua todos os arquivos da tentativa de conversão anterior ou crie uma nova pasta para a próxima conversão. Isso impede que os arquivos convertidos sejam renomeados durante a próxima conversão, o que poderá fazer com que as fontes de dados (antes conhecidas como referências de arquivo) sejam convertidas incorretamente.
Tópicos relacionados 
Solução de problemas de conversão
Leitura do arquivo Conversion.log