Criação e edição de scripts
1. Você também pode escolhas Script vazio ou Script padrão na lista Novo. Se escolher Script padrão, o FileMaker Pro incluirá etapas de script padrão que você pode editar ou excluir na janela Editar script.
Digite um nome para o novo script na caixa de texto Nome do script. Selecione-a na lista de etapas disponíveis e clique em Mover. Digitar as primeiras letras da etapa de script faz com que a lista vá direto para a etapa de script desejada. Uma etapa com colchetes ao lado têm opções para definir. Clique duas vezes na etapa ou selecione-a e clique em Especificar. Na caixa de diálogo seguinte, especifique opções e clique em OK. Selecione-a na lista à direita e escolha o menu Editar > Copiar. Clique na lista onde você deseja que a etapa de script apareça e escolha o menu Editar > Colar. Você também pode copiar e colar etapas de script em outros scripts, copiar e colar scripts e copiar em outros arquivos. Consulte Como copiar e colar scripts. Escolha uma opção na lista Mostrar compatibilidade:
• Tudo exibe todas as etapas de script.
• Macintosh exibe todas as etapas de script compatíveis com o FileMaker Pro for OS X.
• Windows exibe todas as etapas de script compatíveis com o FileMaker Pro for Windows.
• Servidor mostra como desativadas as etapas de script que não forem compatíveis com uma programação do FileMaker Server.Essa opção se refere aos scripts executados em uma programação do FileMaker Server. Quando um cliente do FileMaker Pro ou FileMaker Go executa um script em um banco de dados hospedado pelo FileMaker Server, as etapas de script são executadas no cliente. As etapas compatíveis com Macintosh, Windows, ou iOS são executadas.
• iOS mostra como desativadas as etapas de script que não forem compatíveis com o FileMaker Go.
• Publicação na Web personalizada mostra como desativadas as etapas de script que não forem compatíveis com a Publicação na Web personalizada.
• FileMaker WebDirect mostra como desativadas as etapas de script que não forem compatíveis com o FileMaker WebDirect. Selecione Executar script com privilégios de acesso total. Consulte a Nota a seguir para obter mais informações.
•
• Na caixa de diálogo Imprimir, selecione as opções desejadas e clique em OK (Windows) ou Imprimir (OS X).Para obter informações sobre cada etapa de script e suas opções, consulte Referência de etapas de script (lista em ordem alfabética) e Referência de etapas de script (lista de categorias).
4. Ao terminar, feche a janela Editar script e clique em Salvar para salvar as suas opções. Ou escolha o menu Arquivo > Salvar script (Windows) na janela Editar script ou escolha o menu Scripts > Salvar script (OS X) na barra de menus do FileMaker Pro.
6.
•
• Adicione comentários aos seus scripts com a etapa de script Comentário. Usar comentários nos scripts ajuda outras pessoas que possam querer visualizá-los ou modificá-los.
• Para criar scripts rapidamente, duplique (ou copie e cole) um script existente que tenha algo semelhante ao que você deseja fazer e modifique a cópia. Para criar ou duplicar um script com o mesmo nome do original, selecione-o na lista e pressione Shift+Duplicar na janela Editar script. (Ou, na caixa de diálogo Gerenciar scripts, pressione Shift ao clicar em.)
1.
2. Na caixa de diálogo Gerenciar scripts, selecione o script que você deseja alterar e clique em Editar ou clique duas vezes no nome do script.Dica Você pode abrir várias janelas Editar script ao mesmo tempo. Na caixa de diálogo Gerenciar scripts, use Ctrl-clique (Windows) ou Command-clique (OS X) para selecionar scripts não contíguos ou Shift-clique para selecionar scripts contíguos e clique em Editar. Uma caixa de diálogo Editar script separada será aberta para cada script. Clicar duas vezes com vários scripts selecionados abrirá somente o script em que você clicou. Para fechar todas as janelas, pressione Alt (Windows) ou Option (OS X) e clique no botão Fechar em qualquer janela.
4. Para executar o seu script, selecione-o na caixa de diálogo Gerenciar scripts e clique em Realizar. Faça as alterações necessárias no script.
• Você também pode criar, editar, duplicar e excluir scripts a partir da Caixa de diálogo Especificar script quando criar um botão ou gatilho de script.
• Use Executar script com privilégios de acesso total para permitir que um script seja executado com o conjunto de privilégios de acesso total, mesmo se o usuário atual tiver feito login com um conjunto de privilégios que não tenha acesso total. Usar esse recurso permite que os usuários com acesso e privilégios limitados realizem tarefas com scripts que, caso contrário, não poderiam executar, como exportar ou excluir registros. Privilégios de acesso não mudam, mas o script pode realizar mais trabalho privilegiado para os usuários. Além disso, o acesso total não é levado para nenhum subscript subsequente, a menos que esse recurso tenha sido habilitado também nesse script.
• O recurso Executar script com privilégios de acesso total pode ser habilitado ou modificado somente por usuários com privilégios de acesso total. Dessa forma, apenas os usuários com privilégios de acesso total podem editar ou excluir scripts para os quais esse recurso foi habilitado.
• O recurso Executar script com privilégios de acesso total somente funciona no arquivo no qual o script está definido. Esse comando não substituirá restrições de acesso em arquivos externos. Por exemplo, um script para excluir registros no Arquivo A, que está com a opção Executar script com privilégios de acesso total habilitada, não excluirá registros em um arquivo externo com acesso restrito Arquivo B.
• Se estiver usando o FileMaker Pro Advanced, você pode desabilitar etapas de script para teste. Para desabilitar uma etapa de script, selecione-a e clique em Desativar. Para habilitar uma etapa de script, selecione-a e clique em Ativar. As etapas de script desabilitadas são precedidas de “//”. Consulte Desativação de etapas de script (FileMaker Pro Advanced).
• Se uma etapa de script especificar um campo em um painel de guias ou painel de slide que não seja o painel que está mais à frente, o campo especificado será selecionado, e o painel em que ele está será movido para frente do controle de guias. Se, entretanto, o mesmo campo aparecer em qualquer outro lugar no layout e o script localizar esse campo primeiro, o painel com o mesmo campo não será trazido à frente. Em vez disso, atribua um nome de objeto ao campo e use a etapa de script Ir para objeto para mover-se para essa instância do campo.
• Se uma etapa de script especificar um campo em um popover, o popover será aberto, e o campo, selecionado. Se o mesmo campo aparecer em qualquer outro lugar no layout e o script localizar esse campo primeiro, o popover com o mesmo campo não será trazido à frente. Em vez disso, atribua um nome de objeto ao campo e use a etapa de script Ir para objeto para mover-se para essa instância do campo.