Guia Claris FileMaker WebDirect 19
Introdução
O Claris® FileMaker WebDirect® é um cliente Claris FileMaker® usado com Claris FileMaker Server®, ou Claris FileMaker Cloud® que permite que os usuários interajam com seus apps personalizados na Web. Crie apps personalizados usando o Claris FileMaker Pro® e hospede, gerencie e configure seus apps usando o FileMaker Server ou o FileMaker Cloud.
A segurança é importante quando você publica dados na Web. Analise as diretrizes de segurança no Guia de segurança do FileMaker, na Ajuda do FileMaker Pro , na Ajuda do FileMaker Server e na Ajuda do FileMaker Cloud.
Para obter mais informações sobre os requisitos mínimos de hardware e software, consulte os Requisitos de sistema do FileMaker Server.
Sobre este guia
Neste guia, você encontra informações sobre desenvolvimento de apps personalizados para FileMaker WebDirect e hospedagem de apps personalizados no FileMaker Server, ou no FileMaker Cloud.
Termos usados neste guia:
- Publicação na Web: apps personalizados que os usuários podem acessar na Internet ou Intranet por meio de um navegador.
- Usuário da Web: alguém que está trabalhando em apps personalizados do FileMaker Pro publicados na Web usando o FileMaker WebDirect.
- Apps personalizados, banco de dados, arquivo: o que o FileMaker Pro cria e os usuários da Web acessam pelo FileMaker WebDirect.
- Admin Console - refere-se ao Admin Console para FileMaker Server e FileMaker Cloud a menos que um determinado produto seja especificado.
Para saber mais sobre a documentação, acesse o Centro de Documentação do Produto.
Sobre o FileMaker WebDirect
O Claris FileMaker WebDirect® combina os aspectos de um aplicativo da Web e de um aplicativo de área de trabalho, levando os recursos do FileMaker Pro para seus apps personalizados na Web. Com o FileMaker WebDirect, você pode:
-
implantar apps personalizados para qualquer pessoa, de forma rápida e fácil, com um navegador compatível e sem usar ferramentas de criação na Web ou outras tecnologias
-
acessar os dados dos navegadores mais modernos
-
importar ou exportar registros e dados de container
-
implantar um aplicativo da Web personalizado ocultando e bloqueando a barra de menus e a barra de ferramentas de status
Desenvolvido com base nos avanços das tecnologias Web, o FileMaker WebDirect permite que seus apps personalizados aproveitem os recursos do FileMaker Pro, dentro das restrições dos navegadores modernos.
O FileMaker WebDirect funcionará melhor quando você estiver:
-
implantando apps personalizados FileMaker destinados principalmente a navegadores
-
ampliando os apps personalizados existentes para incluir usuários remotos de fora da equipe ou da organização
Para alguns grupos de usuários, você pode adicionar ou modificar somente os layouts de que eles precisam. Por exemplo, se trabalhadores de depósito precisarem apenas atender pedidos no app personalizado de gerenciamento de pedidos, você precisará apenas adicionar layouts de fatura que funcionam bem em um navegador.
Se tiver planos de estender um app personalizado existente para usuários da Web, será necessário efetuar alterações em seu app personalizado para ter a melhor experiência de usuário possível. Embora talvez precise efetuar algumas alterações no seu app personalizado usando o FileMaker Pro, você não precisará escrever nenhum código PHP, HTML, CSS ou JavaScript.
Como o FileMaker WebDirect funciona
O FileMaker WebDirect é executado em um navegador e usa estas tecnologias Web padrão:
-
HTML5 para definir a estrutura da página
-
CSS3 para controlar a aparência da página
-
JavaScript para habilitar interações (por exemplo, clicar em botões)
-
Protocolos HTTP/HTTPS e WebSocket para comunicação entre o navegador e o servidor da Web
HTML5 e CSS3 são implementados de maneira diferente em navegadores. O modo como o seu app personalizado FileMaker WebDirect funciona pode variar de acordo com a conformidade do navegador com esses padrões, com o funcionamento do mecanismo JavaScript do navegador e o modo como o navegador analisa e apresenta CSS.
Arquitetura do FileMaker WebDirect
A arquitetura do FileMaker WebDirect une dois ambientes diferentes: o navegador e um app personalizado FileMaker. No navegador, o FileMaker WebDirect é executado como um cliente que interage com um app personalizado hospedado pelo FileMaker Server ou pelo FileMaker Cloud.
O FileMaker Server e o FileMaker Cloud incluem os seguintes componentes:
- Servidor de banco de dados: hospeda os apps personalizados que você compartilha com todos os clientes FileMaker (FileMaker Pro, Claris FileMaker Go® e FileMaker WebDirect). Ele manuseia layouts, dados, scripts, gatilhos de script, autenticações de conta de usuário, bloqueios de registro e comunicações com todos os clientes FileMaker.
- Mecanismo de publicação na Web: converte os layouts, as interações e os dados definidos pelo app personalizado em HTML5, CSS3, JavaScript e dados para o navegador e processa a interação entre usuários. Em tempo real, o Mecanismo de publicação na Web (WPE, Web Publishing Engine) cria a interface do usuário a partir dos seus layouts para funcionar no navegador e processa scripts, gatilhos de script, cliques do usuário e pressionamentos de tecla. Nas implantações do FileMaker Server em várias máquinas, o WPE gerencia as comunicações entre as máquinas primárias e secundárias.
- Servidor Web: comunica-se com navegadores usando protocolos HTTP/HTTPS e WebSocket para atender ao app personalizado como um aplicativo da Web.
FileMaker WebDirect
Servidor Web
Mecanismo de publicação na Web
Servidor de banco de dados do FileMaker
Máquina primária
FileMaker Server
implantação em uma única máquina
ou
Implantação do FileMaker Cloud
FileMaker WebDirect
Servidor Web
Mecanismo de publicação na Web
Servidor de banco de dados do FileMaker
Máquina primária
FileMaker Server
implantação em várias máquinas
Servidor Web
Mecanismo de publicação na Web
Máquina secundária
Servidor Web
Mecanismo de publicação na Web
Máquina secundária
Princípios gerais de design para o FileMaker WebDirect
-
Os layouts devem refletir as melhores práticas padrão na Web.
Cada objeto, estilo, imagem e interação em um layout significa mais dados transferidos do servidor de banco de dados para o navegador, portanto, considere cuidadosamente o que incluir no layout. A maioria dos aplicativos Web não tem centenas de objetos interativos em imagens grandes de alta resolução porque os navegadores não podem apresentá-las com rapidez suficiente e podem ter a velocidade reduzida devido a conexões de rede ruins.
-
As limitações inerentes à Web também se aplicam ao FileMaker WebDirect.
-
A implantação do FileMaker Server ou do FileMaker Cloud executa a maior parte do trabalho para o cliente FileMaker WebDirect. Por exemplo, os pressionamentos de tecla e os cliques de mouse manipulados pelo FileMaker Pro precisam ser enviados do FileMaker WebDirect para o FileMaker Server ou FileMaker Cloud. O host do app personalizado também define bloqueios de registro, ativa gatilhos de script, busca dados e gerencia caches de layout e dados.
-
Os objetos em HTML5 observam uma hierarquia pai-filho real, ou seja, um objeto filho está sempre contido em um único objeto pai. Por exemplo, uma imagem que ultrapassa os limites entre o cabeçalho e as partes do corpo de um layout pode ficar apenas em uma parte. Dessa forma, a imagem é recortada no limite entre as partes que ela abrange.
Consulte Etapa 2: entenda os recursos do FileMaker WebDirect e Considerações de design.
Conexão via Internet ou intranet
O FileMaker Cloud pode hospedar bancos de dados na Internet, e o FileMaker Server pode hospedar bancos de dados na Internet e na intranet.
Além disso:
-
Publique seu banco de dados em um computador com uma conexão de Internet ou intranet de tempo integral usando TCP/IP.
-
O computador host deve ter um endereço Internet Protocol (IP) estático (permanente) ou um nome de domínio.
-
Enquanto os usuários da Web estiverem conectados a um app personalizado FileMaker WebDirect, eles devem usar uma única conexão de rede móvel (4G ou LTE), Wi-Fi ou Ethernet com conectividade consistente e latência de 150 milésimos de segundo ou menos. A perda da conectividade de rede, que pode ser causada por sinal intermitente ou alternância entre redes, pode fazer com que os clientes FileMaker WebDirect sejam desconectados do servidor.
-
Use a criptografia Secure Sockets Layer (SSL) para garantir a comunicação entre o FileMaker WebDirect e o FileMaker Server ou FileMaker Cloud.
-
Para usar o FileMaker WebDirect, os cookies e o JavaScript devem estar ativados, e janelas pop-up não devem estar bloqueadas.
Importante:assim que o navegador da Web se conectar a uma implantação do FileMaker Server usando HTTPS e HSTS, o navegador recusará todas as solicitações de HTTP do nome de host dessa implantação. Para aceitar as solicitações HTTP desse nome de host, limpe o histórico, o cache e o cache HSTS do navegador.
Criação de um app personalizado FileMaker WebDirect
Etapa 1: planeje seu app personalizado FileMaker WebDirect
Número de usuários da Web
O número de usuários da Web conectados afeta diretamente o desempenho de todos os navegadores conectados. Poderá ser necessário avaliar as configurações de hardware do FileMaker Server ou do FileMaker Cloud, caso elas não sejam compatíveis com o número de usuários de que você precisa.
Para ver as configurações de hardware recomendadas para o FileMaker Server, consulte a Base de conhecimento.
Dispositivos que acessam o app personalizado
Os dispositivos variam por desempenho de hardware e rede, tamanho da tela e resolução. Se identificar quais dispositivos acessarão seu app personalizado, você poderá projetar layouts levando em consideração os recursos de cada dispositivo.
Os dispositivos com recursos de processamento limitados poderão apresentar layouts e se comunicar com o FileMaker Server e com FileMaker Cloud mais lentamente do que os dispositivos que possuem configurações de hardware mais robustas.
Plug-ins
Ao usar plug-ins de terceiros com um app personalizado FileMaker WebDirect, use apenas plug-ins que foram habilitados para o WPE. (Em geral, um plug-in projetado para uso apenas com o FileMaker Pro não será compatível com o WPE.) Consulte a Ajuda do FileMaker Server e a Ajuda do FileMaker Cloud.
Etapa 2: entenda os recursos do FileMaker WebDirect
Embora o FileMaker WebDirect seja similar ao FileMaker Pro, ele não tem todos os recursos de um cliente FileMaker Pro.
-
Os usuários podem escolher layouts e exibições de layout diferentes, mas não podem adicionar, excluir ou modificar campos, layouts, scripts, relacionamentos, listas de valores ou outro esquema de banco de dados.
-
O FileMaker WebDirect não oferece suporte à Exibição em tabela. As etapas de script ou as opções de etapa de script que mudam a exibição para Exibição em tabela não são suportadas. Se a exibição padrão de um layout for Exibição em tabela, o layout será apresentado em uma exibição diferente. Se nenhuma outra exibição for habilitada, o layout será exibido na Exibição em lista.
-
O FileMaker WebDirect não permite que os usuários selecionem objetos localizados atrás de outros objetos de layout, mesmo se os objetos que estão mais à frente forem transparentes ou se os usuários clicarem em um espaço vazio em um grupo de objetos. Em vez de empilhar vários objetos:
-
use valores calculados para etiquetas de guias
-
adicione ícones aos botões em vez de empilhar imagens diante deles
-
agrupe vários objetos e aplique configurações de botão ao grupo
-
-
O FileMaker WebDirect oferece estilos limitados de texto. Realces, estilos de texto de parágrafo e paradas de tabulação não recebem suporte. O FileMaker WebDirect dá suporte somente a rich text compatível com o navegador. A formatação em rich text é compatível somente quando aplicada a botões e textos de layout. Em campos, somente a formatação em rich text aplicada como o estilo do objeto é exibida no FileMaker WebDirect. Os usuários da Web não podem inserir dados com formatação em rich text. A edição de um campo no FileMaker WebDirect remove qualquer formatação em rich text existente.
-
Os menus personalizados do FileMaker Pro não são compatíveis com os apps personalizados FileMaker WebDirect.
Etapa 3: otimize o desempenho
Podem afetar o desempenho do FileMaker WebDirect:
-
os recursos de processamento do dispositivo do usuário da Web
-
o número de usuários da Web que simultaneamente acessam o app personalizado
-
a qualidade da conexão de rede do usuário da Web
-
o volume de dados transferidos entre o FileMaker Server ou FileMaker Cloud e o navegador
-
a frequência com que o navegador Web se comunica com o FileMaker Server ou FileMaker Cloud; a comunicação ocorre quando:
-
um registro é criado, aberto, confirmado ou excluído
-
o registro atual é alterado
-
o layout é alterado
-
um cálculo é avaliado
-
um script é executado
-
um gatilho de script é ativado
-
Para melhorar o desempenho dos seus apps personalizados FileMaker WebDirect:
-
Reduza o uso dos seguintes itens em layouts: portais, controles de painel, campos de cálculo, campos de resumo, campos com opções de validação, campos com opções de formatação de dados, gatilhos de script, exibições em lista e dicas de ferramentas.
-
Mantenha os tamanhos de imagem adequados para uso na Web.
-
Escolha ou crie temas simples, como temas que não usam gradientes ou fatias de imagem.
-
Crie temas personalizados e estilos personalizados em vez de substituir temas e estilos existentes
-
Diminua o uso de estados de objeto em cada objeto de layout.
-
Reduza a formatação condicional.
Etapa 4: projete layouts para navegadores móveis
Os usuários da Web acessam apps personalizados FileMaker WebDirect com dispositivos móveis de tamanhos e resoluções de tela diferentes. Para oferecer a melhor experiência a navegadores móveis, identifique os dispositivos de destino e projete seu app personalizado de modo a adaptá-lo a cada dispositivo.
-
Projete cada layout para o menor dispositivo em uma variedade de dispositivos e configure as opções de redimensionamento automático para objetos de layout com base na altura e na largura do navegador.
- Em alguns navegadores móveis, os usuários podem não conseguir exibir objetos próximos à parte inferior de um layout, se o layout for maior do que a área de visualização do dispositivo.
- Nos dispositivos iOS e iPadOS, se os usuários ampliarem a imagem na tela, a barra de ferramentas de status e alguns elementos de layout poderão não ficar acessíveis.
- Nos dispositivos Android, os elementos de layout possuem tamanho fixo. Os usuários não podem ampliar ou reduzir.
-
Use o gatilho de script AoAlterarTamanhoDoLayout para alterar os layouts se as dimensões do navegador mudarem e ficarem maiores ou menores do que uma determinada altura ou largura, como quando há mudanças na orientação do navegador móvel.
-
O FileMaker WebDirect não é compatível com a gravação de links instantâneos, a importação e exportação de registros ou a exportação do conteúdo dos campos de container de navegadores móveis.
Etapa 5: oculte a barra de menus e a barra de ferramentas de status
Se quiser apresentar sua própria interface para a execução de tarefas, você poderá ocultar a barra de menus e a barra de ferramentas de status quando o arquivo for aberto.
Para ocultar os controles do FileMaker WebDirect, defina a barra de menus e a barra de ferramentas de status como Ocultar por padrão na caixa de diálogo Opções de arquivo do FileMaker Pro. Consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
Em apps personalizados de vários arquivos, é necessário suprimir os controles do FileMaker WebDirect individualmente.
Etapa 6: configure tarefas para usuários da Web
Além de inserir ou modificar dados, seu app personalizado pode solicitar que os usuários da Web executem outras tarefas.
Especificação da ordem de classificação
No FileMaker WebDirect, a caixa de diálogo Classificar registros exibe somente campos no layout atual. Você também pode classificar por campos que não estão no layout se eles estiverem especificados na etapa de script Classificar registros. Para controlar quais campos os usuários da Web podem usar para classificar:
- oculte a barra de menus e a barra de ferramentas de status e crie botões que contêm scripts para classificar os dados
- use a caixa de diálogo Gerenciar segurança para restringir o acesso aos campos
Trabalho com gráficos, sons e filmes
Os campos de container armazenam e exibem imagens, sons, filmes e arquivos. Os dados de container podem ser incorporados dentro do próprio app personalizado ou armazenados externamente.
Nota: o FileMaker WebDirect não oferece suporte aos dados de container vinculados por referência. Os dados de container de referência são exibidos como um ícone estático e não podem ser exportados.
Você pode otimizar os campos de container para conteúdo estático ou conteúdo interativo:
-
Por padrão, os campos de container são otimizados para conteúdo estático. Os usuários da Web não conseguem abrir arquivos PDF nem reproduzir arquivos de áudio ou vídeo. Os usuários da Web veem um gráfico estático ou um link para o objeto de campo de container.
-
Os campos de container otimizados para conteúdo interativo permitem que os usuários da Web reproduzam arquivos de mídia e interajam com arquivos PDF. Para otimizar o campo de container como um container interativo, selecione a opção Conteúdo interativo do Inspetor do FileMaker Pro.
Nota:nos navegadores móveis, os usuários não podem inserir dados arrastando um arquivo para um campo de container. Recomenda-se criar scripts que usem as etapas de script Inserir imagem, Inserir arquivo, Inserir áudio/vídeo ou Inserir PDF.
Os navegadores fornecem suporte inconsistente para arquivos de mídia, e as versões de navegador podem variar nos diferentes sistemas operacionais. Alguns navegadores podem não inserir, exibir ou reproduzir corretamente alguns arquivos de mídia.
Trabalho com janelas virtuais
Os usuários da Web podem navegar entre várias janelas virtuais em uma única janela de navegador para exibir um app personalizado em layouts, exibições, modos diferentes. Apenas uma janela virtual é exibida por vez na janela do navegador, mas as janelas virtuais inativas permanecem abertas quando não estão visíveis.
As janelas virtuais são abertas, fechadas e manipuladas com o uso de etapas de script. Consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
-
As etapas de script que afetam as janelas funcionam de maneira diferente no FileMaker WebDirect em relação ao FileMaker Pro. Como os navegadores utilizam uma interface de documento único, caso o app personalizado FileMaker WebDirect utilize a etapa de script Nova janela, a nova janela será empilhada em frente à janela atual, dentro da mesma janela do navegador. Em muitos casos, o uso de popovers ou controles de slide pode proporcionar uma experiência melhor ao usuário do que o uso de diversas janelas.
- O FileMaker WebDirect é compatível com os estilos de janela de documento e cartão. Para obter mais informações sobre estilos de janelas no FileMaker WebDirect, consulte a Ajuda do FileMaker Pro.
- Se você abrir uma nova janela virtual com a etapa de script Nova janela, forneça botões com script para navegar pelas janelas virtuais e fechá-las.
-
Feche janelas virtuais não utilizadas com a etapa de script Fechar janela.
-
Se você projetar um script para executar um script externo a partir de uma fonte de dados do FileMaker e quiser retornar à janela original, adicione uma etapa de script Selecionar janela [Janela atual] logo depois da etapa de script Realizar script no script original.
-
Se você usar a etapa de script Sair do aplicativo ou fechar a última janela virtual com a etapa de script Fechar janela, o script finalizará a sessão do usuário e o retornará para o Centro de inicialização do FileMaker WebDirect. Se o app personalizado for hospedado pelo FileMaker Cloud, o usuário será redirecionado para a página inicial do Claris Customer Console no mesmo navegador após o fim da sessão do FileMaker WebDirect.
Importação e exportação de dados
Os usuários da Web talvez precisem compartilhar dados entre o app personalizado e outro aplicativo. No FileMaker WebDirect, os usuários da Web podem importar e exportar os seguintes formatos de arquivo:
Formato do arquivo | Importar | Exportar |
---|---|---|
FileMaker Pro (FMP12) | Sim | |
Valores separados por tabulação | Sim | Sim |
Valores separados por vírgula | Sim | Sim |
DBF | Sim | Sim |
Mesclar | Sim | Sim |
Excel | Sim | |
Tabela HTML | Sim |
Notas
- Valores separados de personalização são compatíveis na etapa de script Importar registros.
- Os arquivos exportados ou salvos são baixados para o local de download padrão do navegador.
- Para importar um arquivo do FileMaker Pro, os usuários da Web precisam ter acesso a uma conta no arquivo.
- As opções importar e exportar dados não recebem suporte em navegadores móveis.
- No FileMaker WebDirect, a caixa de diálogo Especificar campo exibe somente campos no layout atual. Você também pode exportar dados de campos que não estão no layout se eles estiverem especificados na etapa de script Exportar registros.
- Para importar arquivos em formato de texto, verifique se os arquivos usam a codificação de caracteres UTF-8. Para importar arquivos em outras codificações de caracteres, use a etapa de script Importar registros.
Impressão de registros
Os usuários da Web podem imprimir o conjunto encontrado de registros e relatórios com script atuais. A etapa de script Imprimir cria um PDF em uma nova aba do navegador. Os usuários da Web podem então usar os controles do navegador para imprimir o PDF.
Notas
- Para definir os parâmetros de página e impressão, use a etapa de script Configurar impressão.
- Se as fontes não forem exibidas corretamente em um PDF, confira se todas as fontes necessárias estão instaladas na máquina primária e nas máquinas secundárias da sua implantação do FileMaker Server. Consulte a Ajuda do FileMaker Server.
Etapa 7: permita que os usuários fechem o arquivo
É importante que os usuários da Web encerrem suas sessões corretamente abrindo a barra de menus e clicando em Fechar arquivo.
-
Se fecharem a janela do navegador ou saírem do navegador antes de fechar o arquivo, as sessões continuarão abertas, o que pode:
-
impedir que outras pessoas abram o app personalizado se o limite de conexões ao cliente tiver sido atingido
-
impedir que o app personalizado execute scripts atribuídos a gatilhos de script
-
prolongar a execução de um script até o tempo-limite, o que pode levar a resultados inesperados
-
deixar os dados vulneráveis a hackers até o tempo-limite especificado ocorrer
-
Se eles deixarem uma sessão do FileMaker WebDirect ociosa em uma aba inativa do navegador Safari, a sessão poderá ficar sem resposta antes de seu tempo-limite.
-
Se os dispositivos forem bloqueados ou desligados antes de o arquivo ser fechado, as sessões poderão ficar sem resposta.
-
Se o navegador for fechado antes de o arquivo ser fechado, as alterações não confirmadas serão revertidas.
Para minimizar essas situações, defina o tempo-limite da sessão para um período breve ou crie um botão de script para fechar o arquivo com segurança. Consulte Como trabalhar com janelas virtuais.
Nota: se você ocultou a barra de menus, crie um botão de script para fechar o arquivo. Consulte Oculte a barra de menus e a barra de ferramentas de status.
Etapa 8: revise as funções, os scripts e os gatilhos de script do seu app personalizado
Algumas funções, scripts e gatilhos de script não são compatíveis com o FileMaker WebDirect ou têm um desempenho diferente do que no FileMaker Pro. Revise todos os cálculos e scripts do app personalizado para confirmar se estão funcionando corretamente.
Para obter informações sobre funções individuais, etapas de script e gatilhos de script, consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
Funções
-
Para criar comportamentos condicionais com base no tipo de cliente, use a função Get(SystemPlatform). Se a função retornar 4, o usuário atual está acessando seu app personalizado com o FileMaker WebDirect.
-
Você pode detectar o sistema operacional e o navegador que executam o app personalizado usando a função Get(SystemVersion). Se tiver dificuldade para identificar o dispositivo, use Get(WindowWidth) e Get(WindowHeight) para identificar os layouts apropriados do dispositivo.
Scripts, etapas de script e gatilhos de script
-
Verifique se os scripts contêm apenas etapas de script compatíveis com o FileMaker WebDirect e forneça acesso apenas aos scripts que devem ser usados em um navegador.
-
Se um script encontrar uma etapa de script não compatível ou desconhecida, a etapa de script será ignorada, e o script continuará a ser executado.
-
No FileMaker WebDirect, os scripts não podem acessar o sistema de arquivos do cliente. Os usuários da Web devem selecionar arquivos para importar ou inserir, e os arquivos exportados ou salvos são baixados para o local de download padrão do navegador.
-
No FileMaker WebDirect, as etapas de script não podem entrar em um campo se o acesso ao campo for restrito pelas opções Modo de navegação ou Modo de busca no Inspetor do FileMaker Pro
-
Se um usuário da Web fechar uma janela ou clicar no botão Atualizar do navegador, o FileMaker WebDirect sairá da sessão atual sem fazer logout ou ativar os gatilhos de script AoFecharJanela e AoFecharÚltimaJanela. Se o usuário da Web clicar no botão Atualizar, o FileMaker WebDirect criará uma nova conexão para o FileMaker Server ou FileMaker Cloud ativando os gatilhos de script AoAbrirPrimeiraJanela e AoAbrirJanela.
Etapa 9: configure fontes de dados externas
Além dos dados inseridos pelos usuários da Web, os apps personalizados FileMaker WebDirect podem acessar fontes de dados do FileMaker e de ODBC externas.
Configuração de fontes de dados de ODBC
Para suportar autenticação com uma fonte de dados de ODBC no FileMaker WebDirect, use o FileMaker Pro para armazenar o nome de usuário e a senha da fonte de dados no app personalizado. Consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
Se um app personalizado estiver configurado para fazer login único de fonte de dados ODBC, os usuários serão solicitados a inserir informações de autenticação ao tentar acessar a fonte de dados ODBC.
Para obter informações sobre as fontes de dados de ODBC, consulte a Ajuda do FileMaker Server e a Ajuda do FileMaker Cloud.
Configuração de fontes de dados externas do FileMaker
Para acessar as fontes de dados externas do FileMaker no FileMaker WebDirect, todos os arquivos do banco de dados de referência devem ser hospedados na mesma implantação do FileMaker Server ou do FileMaker Cloud, como no app personalizado FileMaker WebDirect.
Para oferecer suporte à autenticação com uma fonte de dados externa do FileMaker no FileMaker WebDirect, o app personalizado FileMaker WebDirect e a fonte de dados externa deverão ter nomes de conta e senhas correspondentes, atribuídos a conjuntos de privilégios com o privilégio estendido do FileMaker WebDirect habilitado.
Se o nome da conta e a senha do usuário da Web no app personalizado FileMaker WebDirect não corresponderem a uma conta na fonte de dados externa, o usuário precisará fazer logon na fonte de dados externa quando o app personalizado FileMaker WebDirect tentar acessá-la.
Para obter informações sobre as fontes de dados externas do FileMaker, consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
Publicação de um app personalizado FileMaker WebDirect
Compartilhamento de um app personalizado FileMaker WebDirect
Para publicar um app personalizado do FileMaker Pro na Web como app personalizado do FileMaker WebDirect, use o FileMaker Pro para determinar quais contas de usuário podem acessar o app personalizado por um navegador. Em seguida, faça o upload do app personalizado para o FileMaker Server ou para o FileMaker Cloud.
Escolha de usuários que podem acessar um app personalizado
Para que os usuários da Web abram um app personalizado do FileMaker WebDirect, cada arquivo deverá ser configurado para permitir o acesso a um ou mais conjuntos de privilégios.
-
Abra o app personalizado no FileMaker Pro.
-
Escolha o menu Arquivo > Compartilhamento > Configurar para o FileMaker WebDirect.
-
Escolha o arquivo a ser publicado na Web.
-
Escolha quais usuários podem abrir o arquivo com o FileMaker WebDirect.
Atribuir acesso a arquivos na caixa de diálogo Configurações do FileMaker WebDirect altera as configurações de privilégio estendido no conjunto de privilégios do usuário associado. Você pode revisar e modificar as configurações de privilégios estendidos diretamente na caixa de diálogo Gerenciar segurança. Consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
Notas
- Se você alterar a configuração Acesso do FileMaker WebDirect ao arquivo enquanto os usuários estão conectados, eles não perderão suas conexões e poderão continuar usando o app personalizado até saírem ou até o tempo limite das sessões expirar.
- Para que os apps personalizados apareçam na Página inicial do Claris Customer Console, eles precisam ter o privilégio estendido fmwebdirect habilitado. Consulte Abrir apps personalizados no Claris Customer Console.
-
Repita as etapas 3 e 4 para cada app personalizado que deseja publicar.
Dica:selecione Não exibir na lista de arquivos do host se o seu app personalizado incluir vários arquivos e se você não quiser exibir todos os nomes de arquivos.
-
Clique em OK.
-
Feche o app personalizado.
Configurações do FileMaker WebDirect no Admin Console
Para alterar as configurações do FileMaker WebDirect, execute o Admin Console em uma máquina com acesso de rede à implantação do FileMaker Server ou do FileMaker Cloud que está hospedando o seu app personalizado. Consulte a Ajuda do FileMaker Server e a Ajuda do FileMaker Cloud.
Abrir um app personalizado FileMaker WebDirect
Os usuários da Web acessam os apps personalizados do FileMaker WebDirect por meio do Centro de inicialização do FileMaker WebDirect, do Claris Customer Console, de uma página HTML ou de uma página inicial personalizada.
Abrir apps personalizados no Centro de inicialização do FileMaker WebDirect
O Centro de inicialização do FileMaker WebDirect exibe ícones e nomes de arquivo para apps personalizados hospedados do FileMaker WebDirect.
Para evitar que um app personalizado seja exibido no Centro de inicialização do FileMaker WebDirect, consulte Escolha de usuários que podem acessar um app personalizado.
-
Abra o navegador e insira:
http://<host>/fmi/webd
em que
<host>
é o endereço IP ou nome de domínio da sua implantação do FileMaker Server ou FileMaker Cloud. -
Clique no nome de arquivo do app personalizado para abrir o aplicativo.
Notas
- Em alguns casos, os usuários da Web podem digitar o nome de domínio ou de subdomínio do host do FileMaker Server em vez do endereço IP, por exemplo:
http://suaempresa.com/fmi/webd
ouhttp://contas.suaempresa.com/fmi/webd
. Entre em contato com o provedor de serviço de Internet ou o administrador de rede para obter informações sobre o mapeamento de um nome de domínio para um endereço IP. - Se você importar um certificado SSL, o SSL será habilitado automaticamente. Consulte a Ajuda do FileMaker Server.
- Com o SSL habilitado, o
<host>
deve ser um nome de domínio totalmente qualificado em vez de um endereço IP. - Para abrir um app personalizado por uma conexão com criptografia SSL, use
https://
antes do nome de domínio totalmente qualificado do host. Consulte a Ajuda do FileMaker Server e a Ajuda do FileMaker Cloud. - Ao tentar abrir um app personalizado usando o protocolo http, o navegador pode exibir um aviso sobre o site não ser seguro.
- Para arquivos hospedados pelo FileMaker Cloud,
https://<host>/fmi/webd
redireciona os usuários para a Página inicial do Claris Customer Console. - O FileMaker WebDirect não é compatível com o login em apps personalizados usando o login único.
Abrir apps personalizados no Claris Customer Console
O Claris Customer Console é um aplicativo baseado na web para gerenciar contas do ID Claris, grupos, hosts, configurações e assinaturas. Os usuários do ID Claris podem usar o Claris Customer Console para abrir apps personalizados do FileMaker WebDirect hospedados pelo FileMaker Cloud. Os apps personalizados que os usuários veem na Página inicial são determinados por:
- se a conta recebeu permissão de acesso ao app personalizado (conforme determinado pelos privilégios de acesso definidos no FileMaker Pro)
- se o Claris Customer Console foi configurado para exibir os apps personalizados que receberam o privilégio estendido fmwebdirect
- se os apps personalizados foram configurados no FileMaker Pro para não exibição na lista de arquivos do host
Consulte a Ajuda do Claris Customer Console e a Ajuda do FileMaker Pro.
Para abrir um app personalizado:
- Abra a página de login do Claris Customer Console.
-
Faça login usando sua conta do ID Claris ou o provedor de identidade externo da sua equipe.
Você precisa fazer login apenas uma vez para todos os apps personalizados com os quais trabalhará.
- Na sua Página inicial, clique em um app personalizado e escolha Abrir no FileMaker WebDirect.
Notas
- O FileMaker WebDirect não é compatível com o login em apps personalizados usando o login único.
Vínculo com um banco de dados de uma página HTML
Em vez de os usuários da Web digitarem o endereço IP ou o nome de domínio para acessar o seu app personalizado, você pode fornecer um link para o app personalizado.
Para exibir | Use este link |
---|---|
Um banco de dados particular | http://<host>/fmi/webd/<nome do banco de dados> |
Um banco de dados particular e execução de um script | http://<host>/fmi/webd/<nome do banco de dados>[?script=<nome do script>[¶m=<parâmetro do script>][&<$nome da variável>=<valor>]] |
-
Para vincular-se a um banco de dados ou com o Centro de inicialização do FileMaker WebDirect por uma conexão com criptografia SSL, use
https://
antes do nome de domínio totalmente qualificado do host. Consulte a Ajuda do FileMaker Server e a Ajuda do FileMaker Cloud. -
Se você fecha seus apps personalizados frequentemente ou se os usuários da Web acessam vários apps personalizados, considere vincular-se com o Centro de inicialização do FileMaker WebDirect, que dinamicamente cria links para todos os bancos de dados abertos e compartilhados com o FileMaker WebDirect.
-
Se os nomes de banco de dados, script, parâmetro de script, variável ou valor da variável contiverem espaços ou outros caracteres especiais, substitua os caracteres pelos valores codificados correspondentes necessários a URLs válidos. Por exemplo, substitua um caractere de espaço por %20.
-
Para permitir que os usuários da Web executem scripts de URLs, habilite o privilégio estendido fmurlscript para o conjunto de privilégios da conta.
-
Para que o conteúdo do FileMaker WebDirect seja exibido em tags
<iframe>
de páginas da Web separadas, essas páginas da Web também devem ser hospedadas pelo mesmo servidor Web do FileMaker Server. Páginas da Web hospedadas por outros servidores Web não podem usar o tagiframe
para incorporar o conteúdo do FileMaker WebDirect. -
Se um arquivo for hospedado pelo FileMaker Cloud e os usuários já tiverem feito login com suas contas do ID Claris, o arquivo será aberto no FileMaker WebDirect. Caso contrário, os usuários serão redirecionados para a página de login do ID Claris.
Como entrar com a solicitação HTTP POST
Os usuários podem entrar nos apps personalizados FileMaker WebDirect com uma solicitação HTTP POST, em vez de usarem o Centro de inicialização do FileMaker WebDirect ou uma página personalizada.
Para abrir um app personalizado com nome de conta e senha específicos, crie um vínculo com o banco de dados que você deseja abrir (consulte Vínculo com um banco de dados de uma página HTML) e inclua dois parâmetros HTTP POST: user
e pwd
. Configure o valor de user
para o nome da conta desejado e estabeleça o valor de pwd
como a senha da conta.
Importante:use SSL ao entrar com uma solicitação HTTP POST. Se você não usar SSL, o nome da conta e a senha especificados não serão criptografados e serão menos seguros.
Nota:o login com HTTP POST não é compatível com arquivos hospedados pelo FileMaker Cloud.
Uso de uma página inicial personalizada
Você pode hospedar uma página inicial personalizada para seus apps personalizados do FileMaker WebDirect no mesmo servidor Web usado para o FileMaker WebDirect ou em um site externo.
Para hospedar uma página inicial personalizada no mesmo servidor Web usado para o FileMaker WebDirect:
Coloque um arquivo HTML na pasta raiz do servidor Web. É possível criar sua própria página inicial, como as de redirecionamento de usuários da Web a outra página no seu site, ou você pode usar o arquivo fmwebd_home.html, que está na imagem de disco, como base para a sua página inicial personalizada. Faça uma cópia do arquivo original antes de modificá-lo.
As informações a seguir mostram as localizações padrão da pasta raiz do servidor Web. A pasta está na máquina da implantação do FileMaker Server na qual o servidor Web está sendo executado.
-
Windows: para IIS por HTTP ou HTTPS:
[unidade]:\Arquivos de Programas\FileMaker\FileMaker Server\HTTPServer\conf
sendo
[unidade]
a unidade na qual está armazenado o componente Mecanismo de publicação na Web da implantação do FileMaker Server. -
macOS: para Apache por HTTP:
/Biblioteca/FileMaker Server/HTTPServer/htdocs
-
macOS: para Apache por HTTPS:
/Biblioteca/FileMaker Server/HTTPServer/htdocs/httpsRoot
-
Linux: para Apache por HTTP:
/opt/FileMaker/FileMaker\ Server/HTTPServer/htdocs
-
Linux: para Apache por HTTPS:
/opt/FileMaker/FileMaker\ Server/HTTPServer/htdocs/httpsRoot
Nota:não é possível hospedar uma página inicial personalizada na pasta raiz do servidor Web com o FileMaker Cloud.
Para acessar sua página inicial personalizada:
Use a seguinte sintaxe de URL:
<esquema>://<endereço IP ou nome de domínio>/<nomedoarquivo>
Por exemplo, se a página inicial personalizada for xyz_home.html e o nome de domínio do Mecanismo de publicação na Web for example.com, os usuários são direcionados para o seguinte URL:
https://example.com/xyz_home.html
Para redirecionar os usuários da Web a uma página inicial personalizada quando eles se desconectarem, adicione o parâmetro homeurl
a cada URL do app personalizado FileMaker WebDirect. Por exemplo:
https://example.com/fmi/webd/Contacts?homeurl=https://example.com/xyz_home.html
Você pode definir homeurl
como URL da página inicial ou qualquer outra URL.
Nota:a partir do FileMaker Server 19.4.1, os redirecionamentos de páginas inicias personalizadas estão desabilitadas por padrão. As configurações de redirecionamento são definidas no arquivo jwpc_prefs.xml file localizado em [installation_folder]/Web Publishing/conf
com dois novos parâmetros: homeurlenabled
e customhomeurl
. O parâmetro homeurlenabled
pode ser definido para sim
para ativar a configuração. O parâmetro customhomeurl
pode ser definido em uma lista separada por vírgula de endereços IP ou domínios de redirecionamento aprovados. Por exemplo:
<parameter name="homeurlenabled">sim</parameter>
<parameter name="customhomeurl">https://primary.example.com,https://secondary.example.com</parameter>
Notas
- Ao editar o arquivo fwpc_prefs.xml localizado em
[installation_folder]/Web Publishing/conf
, use um editor de texto sem formatação. - Quando o administrador do servidor importar um certificado SSL personalizado, as conexões do servidor do banco de dados usarão SSL. Certifique-se que as páginas iniciais personalizadas e o conteúdo personalizado da Web são hospedados no diretório WPE HTTPS. Consulte a Ajuda do FileMaker Server.
- É necessário reiniciar o FileMaker Server para que as alterações aos redirecionamentos de páginas iniciais personalizadas entrem em vigor. Consulte a Ajuda do FileMaker Server.
Considerações de design
Alguns aspectos dos apps personalizados FileMaker Pro têm comportamento diferente na Web. Considere as informações seguintes antes de desenvolver o app personalizado:
Geral
- O FileMaker WebDirect não é compatível com gestos ou animações.
- Modificar um app personalizado enquanto os usuários da Web estão conectados pode gerar resultados inesperados. Por exemplo, se você salvar alterações em um layout que os usuários da Web estejam acessando na Exibição em lista, cada registro atual do usuário da Web será alterado para o primeiro registro no conjunto encontrado.
- Use fontes instaladas em todos os sistemas operacionais de destino. Se a fonte não estiver disponível, o navegador substituirá a fonte padrão pela fonte indisponível.
- Os objetos e os objetos agrupados não devem abranger várias partes do layout. Se um objeto ou grupo de objetos abranger várias partes, ele será exibido apenas na parte do layout em que está ancorado.
- Quando um usuário entra em um campo de um portal, os registros do portal não serão atualizados até que o usuário deixe o campo.
- Para identificar o registro atual na Exibição em lista, aplique o estilo do estado do objeto Ativo à parte do corpo do layout. O indicador de registro atual não é suportado na Exibição em lista.
- As opções de formatação condicional de realce, sobrescrito e subscrito não são suportadas. Sublinhado, sublinhado de palavra e sublinhado duplo são apresentados como sublinhado regular.
- As dicas de ferramenta não são compatíveis com os objetos de layout a seguir: texto, imagens, campos que não permitem entrada, campos mesclados, variáveis mescladas, portais, gráficos e visualizadores da Web que não permitem interação.
- O FileMaker WebDirect exibe as barras de rolagem conforme as preferências do sistema. O FileMaker WebDirect não é compatível com a opção Mostrar barra de rolagem da caixa de diálogo Configuração de portal
- Se o FileMaker WebDirect não conseguir detectar o idioma ou não for compatível com o idioma do navegador, ele exibirá sua interface, as dicas de ferramentas e as caixas de diálogo em inglês.
Número máximo de conexões
Cada implantação do FileMaker Server e do FileMaker Cloud tem um número máximo de conexões. Quando o número máximo de conexões for atingido, os usuários da Web adicionais verão uma mensagem de erro no navegador quando tentarem abrir o app personalizado.
-
Se você achar que o FileMaker Server ou FileMaker Cloud atingiu o número máximo de conexões por engano, é possível que um usuário da Web não tenha saído do app personalizado corretamente. Você pode aguardar o tempo limite das sessões, ou fechar o arquivo para desconectar todos os usuários do app personalizado ou desconectar usuários específicos pelo Admin Console. Consulte a Ajuda do FileMaker Server e a Ajuda do FileMaker Cloud.
- Os usuários da Web devem evitar abrir o mesmo app personalizado em várias janelas de navegador ou em várias abas da mesma janela do navegador. Cada janela ou aba do navegador usa sua própria conexão ao FileMaker Server ou FileMaker Cloud, o que pode fazer com que o limite de conexões seja atingido rapidamente. Consulte Como trabalhar com janelas virtuais.
Navegadores móveis
-
Navegadores móveis não dão suporte à opção de sempre mostrar barras de rolagem vertical em portais.
- Os navegadores móveis não são compatíveis com as Dicas de ferramentas.
-
Navegadores móveis exibem um teclado na tela somente quando o usuário clica em um campo.
- Arquivos PDF em campos de container não são interativos. Nos dispositivos iOS e iPadOS, os campos de container exibem somente a primeira página do PDF. Nos dispositivos Android, clique nos links dos campos de container para visualizar os PDFs nas novas janelas do navegador. Para interagir com os PDFs nos campos de container, acesse o app personalizado no Windows ou no macOS.
- Em dispositivos iOS e iPadOS, a configuração de navegador Solicitar site desktop deve ficar desativada.
Campos
-
Se um campo usar formatos do sistema para exibir dados, o FileMaker WebDirect usará os formatos do sistema padrão para o local em que o app personalizado foi criado. Os formatos padrão do sistema afetam a formatação de data, hora e carimbos de hora em campos, campos mesclados e mensagens de validação.
-
Os seguintes recursos não são compatíveis com campos: preenchimento automático (texto preditivo), texto lateral, métodos de entrada definidos pelo FileMaker Pro e espaçamento de linhas.
- O FileMaker WebDirect pode acessar apenas campos de arquivos que estejam armazenados no mesmo servidor.
-
Os preenchimentos e os limites do campo são exibidos em todos os registros. A opção Delimitar campos somente no registro atual da caixa de diálogo Configuração de layout não é compatível.
-
Peça que os usuários evitem adicionar espaços iniciais ou finais em um campo de texto porque os dados poderão não aparecer no campo de texto quando o app personalizado for aberto no FileMaker WebDirect. Se espaços extras forem necessários, certifique-se de que o campo de texto seja grande o suficiente para acomodar os espaços extras ou adicione uma barra de rolagem ao campo de texto.
-
Caixas de edição ocultas sempre exibem o mesmo número de caracteres ocultos que de caracteres reais no campo e não exibem quebra de linha como caracteres ocultos.
- Os conjuntos de caixas de seleção e os conjuntos de botões de opção são exibidos como controles HTML padrão; eles não oferecem suporte a estilos de objeto. Se eles aparecerem cortados, amplie os campos no layout do FileMaker Pro.
- Nos menus pop-up e nas listas suspensas, os usuários da Web não podem usar itens Editar ou Outros para editar ou adicionar valores a uma lista de valores.
-
Os usuários da Web podem inserir um arquivo de até 300 MB em cada campo de container. Para inserir arquivos maiores que 300 MB, use o FileMaker Pro.
-
Os usuários da Web podem trabalhar com arquivos de até 300 MB em cada campo interativo de container. Se um arquivo for maior do que 300 MB, os usuários da Web devem exportar o conteúdo do campo de container para trabalhar com o arquivo. Para trabalhar com arquivos maiores do que 300 MB em campos de container interativo, use o FileMaker Pro.
-
Para permitir aos usuários da web exportar dados dos campos de container, configure os comandos Menu disponível para Todos na caixa de diálogo Editar conjunto de privilégios.
Controles de painéis
- Minimize o número de estilos personalizados aplicados aos controles do painel. Se um estilo personalizado for aplicado a um controle de painel, o estilo personalizado pode ser exibido em outros controles do painel no mesmo layout, mesmo que tenham estilos diferentes.
- Os objetos colocados na etiqueta de guias de um controle de guias são apresentados na área do painel.
- Ao projetar painéis de slide em seu app personalizado, selecione Mostrar pontos de navegação, na caixa de diálogo Configuração de controle de slide, para permitir que os usuários da Web naveguem entre os painéis de slide com os pontos do controle de slide. Os controles de slide não oferecem suporte a deslizamento com os dedos através de painéis no navegador. Como alternativa, você pode definir scripts para controlar a navegação entre os painéis de slide.
Popovers
-
Os popovers não são redimensionados quando a janela é redimensionada, portanto, projete os popovers de acordo com o tamanho da janela do navegador. Redimensionar a janela do navegador para que seja menor do que um popover aberto ou abrir um popover maior do que a janela atual poderá gerar resultados inesperados.
-
Quando um usuário navega pela Exibição em lista, os popovers não fecham até o usuário acessar outro registro.
Barras de botões
-
Em Exibição em lista, as barras de botão podem ter segmentos ativos diferenciados para cada registro no conjunto encontrado.
-
Quando uma barra de botão é redimensionada, ela exibe seu segmento ativo padrão.
Visualizadores Web
O FileMaker WebDirect usa iframes para exibir páginas do visualizador Web. Assim, todas as restrições e limitações de iframes se aplicam a páginas do visualizador Web. As limitações às vezes podem fazer com que certos sites sejam exibidos em branco em um visualizador Web acessado pelo FileMaker WebDirect. Para corrigir as duas causas mais comuns desse problema:
- Verifique se o URL de destino usa o mesmo protocolo (como http ou https) da página pai. Por exemplo, se a página do FileMaker WebDirect for acessada por https, o URL da página do visualizador Web também deverá começar com https e vice-versa.
- O visualizador Web deve apontar para um site que permita que seu conteúdo seja incorporado a outros sites. Por exemplo, se o cabeçalho X-Frame-Options de um site incluir X-Frame-Options: SAMEORIGIN, o conteúdo do site só poderá ser usado em um iframe de outro site hospedado no mesmo domínio.
- Os usuários da Web devem conseguir interagir com o conteúdo do visualizador Web de forma limitada, mesmo se você desmarcar a caixa de seleção Permitir interação com visualizador Web na caixa de diálogo Configuração de visualizador Web. Uma interação limitada poderá também ocorrer se um visualizador Web for definido como um botão.
- Se o URL calculado por um visualizador Web não incluir um dois pontos (:), o FileMaker WebDirect adicionará o esquema http:// ao começo do URL. Para evitar erros, inclua o esquema apropriado no endereço da Web quando você configurar um visualizador Web.
- As opções Voltar e Avançar da etapa de script Definir visualizador Web não são compatíveis com o FileMaker WebDirect. Para voltar e avançar em um visualizador Web do FileMaker WebDirect, clique com o botão direito (Windows) ou pressione Control-clique (macOS) no visualizador e selecione Voltar ou Avançar. Se o layout tiver mais de um visualizador Web, o menu de atalho funcionará apenas com o visualizador Web que mais recentemente mudou de uma página para outra, não necessariamente com o visualizador em que o ponteiro está sobre.
- O FileMaker WebDirect não oferece suporte aos visualizadores Web cujo próprio conteúdo seja publicado pelo FileMaker WebDirect. Nenhuma página da Web é exibida em um visualizador Web se o URL do visualizador Web contiver
/fmi/webd
. - O conteúdo em um visualizador Web pode ter efeitos indesejados no FileMaker WebDirect. Por exemplo, um URL (um URL calculado a partir dos dados de campo ou um URL que o usuário define clicando em um link em um visualizador Web) pode especificar uma página que tenha o atributo
target=top
. Esse atributo faz a página substituir o FileMaker WebDirect na janela do navegador. - Conforme os fornecedores de sistemas operacionais continuarem a resolver problemas de segurança, eles podem desabilitar determinados recursos e modificar as configurações de segurança no navegador do usuário. Essas alterações podem desativar ou alterar o comportamento de visualizadores Web no FileMaker WebDirect. Informe os usuários sobre como alterar as configurações de segurança do navegador para permitir que os visualizadores Web funcionem corretamente ou verifique se os URLs usados pelos visualizadores da Web são provenientes apenas de páginas confiáveis.
Bordas e calçamento
-
As bordas de objeto com uma espessura que não é um número inteiro são arredondadas para baixo para o número inteiro mais próximo. As espessuras maiores que 0 pontos, mas menores que 1 ponto são aumentadas em 1 ponto.
-
Se você aplicar uma borda uma parte de layout ou a um plano de fundo de layout, não coloque objetos na borda. Caso contrário, partes do objeto que sobrepõem a borda não serão apresentadas no navegador.
-
Se você aplicar um preenchimento em fatia de imagem a uma parte de layout ou a um plano de fundo de layout, não coloque objetos de layout em segmentos de imagem ou perto deles que delimitam a parte de layout ou o plano de fundo de layout. Caso contrário, os objetos de layout poderão não ser apresentados como o esperado.
-
Altere o calçamento de um objeto para exibir o conteúdo do objeto em uma distância definida a partir da borda do objeto O FileMaker WebDirect não oferece suporte a recuo.
Condições ocultas
-
Para ocultar um objeto em um grupo de objetos, aplique uma condição oculta a todo o grupo de objetos. Os usuários não podem clicar em objetos localizados atrás dos objetos ocultos em grupos de objetos, a menos que todo o grupo de objetos fique oculto.
-
Se você aplicar configurações de botão e uma condição oculta a um objeto, aplique a condição oculta por último. Caso contrário, os usuários poderão não conseguir clicar em objetos localizados atrás do objeto com configurações de botão quando esse objeto estiver oculto.
Ordem de tabulação
- A ordem de tabulação poderá ser diferente no FileMaker Pro. Navegadores diferentes podem oferecer suporte à ordem das guias de uma maneira diferente.
- A ordem das guias em um navegador inclui caixas de edição, caixas de edição ocultas, listas suspensas, menus pop-up, calendários suspensos, conjuntos de caixas de seleção, conjuntos de botões de opção e campos de container.
- No Modo de busca, a ordem de tabulação não inclui os campos de cálculo.
- iPadOS: se você estiver usando o Teclado inteligente com o iPad Pro, a ordem de tabulação poderá não funcionar conforme o esperado. Por exemplo, talvez você consiga usar a tabulação nos campos que não estão inclusos não ordem de tabulação do layout.
Apps personalizados em vários arquivos
-
Crie contas e senhas idênticas em cada arquivo de um app personalizado do FileMaker WebDirect. Quando os usuários inserem a conta e a senha do primeiro arquivo, as informações são usadas para autenticar os arquivos relacionados. O privilégio estendido fmwebdirect também deve estar habilitado para todos os conjuntos de privilégios em todos os arquivos do app personalizado.
-
Os navegadores não podem exibir campos de outro arquivo em um layout, a menos que o usuários da web tenham acesso a esse arquivo também. Essa limitação também se aplica aos campos de cálculo que têm como base valores de campo de outros arquivos.
-
Quando um app personalizado contiver referências a um arquivo relacionado protegido, para o qual não tiver autorização de acesso, os usuários da Web não poderão autorizar o acesso ao arquivo protegido no FileMaker WebDirect. Consequentemente, quando os usuários da Web abrem o app personalizado, o arquivo não contém nenhum dado do arquivo protegido. Para evitar essa situação, use o FileMaker Pro para autorizar todos os arquivos que fazem referência a arquivos protegidos. Consulte a Ajuda do FileMaker Pro .
Implantações em diversas máquinas
- Quando uma implantação do FileMaker Server redireciona uma conexão do FileMaker WebDirect entre os Mecanismos de publicação na Web, o nome de host exibido na barra de URLs muda para corresponder ao nome de host do WPE de destino. Os recursos referentes aos nomes de host específicos de WPE, como visualizadores Web, pode retornar resultados inesperados.
- Se o WPE for desabilitado em uma máquina durante a implantação e um usuário utilizar o URL dessa máquina para acessar o FileMaker WebDirect, o usuário não será redirecionado para um WPE disponível e não conseguirá acessar o FileMaker WebDirect.
- Se o WPE estiver habilitado em uma máquina secundária, os apps personalizados FileMaker WebDirect ficarão disponíveis através da máquina secundária, mesmo que o FileMaker WebDirect esteja desabilitado na máquina primária.
- Se você usar uma página inicial personalizada ou hospedar um conteúdo da Web personalizado para o seu app personalizado, todo o conteúdo personalizado deverá estar hospedado em todos os WPEs na implantação do FileMaker Server. Caso contrário, alguns WPEs poderão não conseguir acessar ou exibir o conteúdo personalizado.
- Exibir o conteúdo do FileMaker WebDirect em tags de
<iframe>
de diferentes páginas Web pode causar resultados inesperados. - Para usar plug-ins com o FileMaker WebDirect em uma implantação com várias máquinas, instale os plug-ins na máquina primária e em todas as máquinas secundárias.