Execução de scripts por meio de atalhos
Com o FileMaker Pro (a partir do macOS Monterey 12.0) e o FileMaker Go, é possível executar os scripts do FileMaker por meio do app Atalhos ou pelos comandos de voz da Siri no macOS, iOS e iPadOS. Para isso, ative cada script que deseja doar para atalhos em seu arquivo do FileMaker Pro e crie um atalho para os scripts. Em seguida, execute o atalho para executar os scripts.
Criação e execução de atalhos:
-
No FileMaker Pro, abra o arquivo e configure a doação de scripts:
-
Ative o privilégio estendido fmurlscript para qualquer conjunto de privilégios que precise executar atalhos Consulte Edição de privilégios estendidos para um conjunto de privilégios.
-
No Script Workspace, selecione um ou mais scripts, escolha o menu Scripts > Ativar doações de atalhos. Consulte Criação e edição de scripts.
Os scripts serão doados para os atalhos assim que essas configurações forem ativadas no Mac atual ou assim que o arquivo for aberto pela primeira vez no FileMaker Pro em outro Mac ou pelo FileMaker Go em qualquer dispositivo iOS ou iPadOS. No caso de um arquivo hospedado, essas alterações ficarão ativas para os clientes conectados logo após serem feitas.
-
-
Em Atalhos, crie um atalho que use os scripts doados. No atalho:
-
Pesquise pelo app FileMaker Pro (macOS) ou FileMaker Go (iOS, iPadOS) e adicione a ação Executar script do FileMaker ao atalho.
-
Especifique o arquivo FileMaker Pro file, um script e um parâmetro de script opcional.
-
-
Para executar o atalho criado na Etapa2:
-
Em Atalhos, execute o atalho.
-
Usando a Siri, diga o nome do atalho.
Quando a atalho for executado pela primeira vez, você precisará permitir que o novo atalho compartilhe os dados com o FileMaker Pro. Para cada ação Executar script do FileMaker no atalho, o FileMaker Pro ou o FileMaker Go será aberto (se ainda não estiver aberto), o arquivo especificado na ação será aberto e o script será executado.
-
Para obter mais informações sobe a criação e a execução de atalhos, consulte a documentação Atalhos.
Notas
-
Por padrão, todos os arquivos que contêm scripts doados são ativados para executar esses scripts. Para desativar a execução, por meio de atalhos, de todos os scripts doados em um arquivo, os usuários do FileMaker Pro ou do FileMaker Go pode desativar o arquivo nas preferências. Para o FileMaker Pro, consulte Definição das preferências de atalhos (macOS). Para o FileMaker Go, consulte o Guia de desenvolvimento do FileMaker Go.
-
Os atalhos podem abrir arquivos do FileMaker Pro locais ou hospedados para a execução de scripts.
-
Claris Pro: se você tiver entrado recentemente no Claris Pro com sua conta do ID Claris, você não poderá entrar quando um atalho abrir o arquivo.
-
FileMaker Pro: independentemente do método usado para abrir um arquivo do FileMaker Pro, você precisará inserir suas credenciais quando o atalho abrir o arquivo. Para não precisar inserir as suas credencias todas as vezes que um atalho for executado, selecione Salvar senha no Acesso às chaves ao conectar ou defina a opção Fazer login usando, na caixa de diálogo Opções de arquivo do FileMaker Pro.
-
-
Se você especificar um parâmetro de script em um atalho, use a Função Get(ScriptParameter) no seu script do FileMaker para obter o valor do parâmetro.