Configuração de hosts permitidos e preferências de plug-ins

O FileMaker Pro pode gerar um aviso quando você tentar:

  • conectar-se a um host que não seja compatível com conexões criptografadas ou cujo certificado SSL não possa ser verificado;

  • carregar um plug-in que não tenha sido assinado pelo desenvolvedor

  • abrir um aplicativo hospedado usando um URL claris (Claris Pro) ou um URL fmp (FileMaker Pro) para um host não permitido

Ao se conectar com hosts

Exemplos de tentativas de conexão que podem exibir uma notificação são: abrir um arquivo hospedado pelo FileMaker Pro ou FileMaker Server, enviar um e-mail para um servidor SMTP usando uma conexão segura ou realizar determinadas etapas de script.

Se você visualizar essa mensagem, realize uma das seguintes ações:

  • Para sempre se conectar ao host, selecione Sempre permitir conexões a este host e clique em Conectar. O FileMaker Pro se conecta ao host e o adiciona à sua lista de permitidos (na caixa de diálogo Preferências). Você não receberá outra notificação para esse host para o mesmo erro.

  • Para conectar-se sem adicionar o host à lista de hosts permitidos, clique em Conectar.

  • Se você não tiver certeza se deseja permitir uma conexão ao host, clique em Cancelar e entre em contato com o desenvolvedor do app personalizado.

Ao carregar plug-ins

Se um plug-in estiver habilitado, o FileMaker Pro tentará carregá-lo depois da sua instalação e sempre que o FileMaker Pro iniciar. Se o FileMaker Pro não puder verificar uma assinatura digital do plug-in ativado, ou se um plug-in ativado não tiver sido assinado pelo seu desenvolvedor, o FileMaker Pro poderá gerar um aviso de que não é possível verificar se o plug-in foi adulterado desde que o desenvolvedor o criou.

Se você visualizar essa mensagem, realize uma das seguintes ações:

  • Para sempre carregar o plug-in, selecione Sempre carregar este plug-in e clique em Carregar plug-in. O FileMaker Pro carrega o plug-in e o adiciona à sua lista de permissão. Você não receberá outra notificação sobre esse plug-in.

  • Para carregar o plug-in sem adicioná-lo à lista de permitidos, clique em Carregar plug-in.

  • Se você não tiver certeza se deseja permitir que o plug-in seja carregado, clique em Cancelar e entre em contato com o desenvolvedor do plug-in. O plug-in será movido para a subpasta Salvos na pasta Extensões e não será carregado novamente. Para carregar o plug-in, você deve instalá-lo novamente ou movê-lo para a pasta Extensões. Consulte Instalação de plug-ins.

Ao abrir apps usando URLs claris ou fmp

Se um URL claris ou fmp for usado para abrir um app hospedado, o Claris Pro ou o FileMaker Pro poderão enviar uma notificação para você informando que esses URLs não podem abrir apps no host. Isso se aplica aos URLs claris (Claris Pro) e aos URLs fmp e fmpXX (FileMaker Pro), em que XX é o número da versão principal do aplicativo.

Para habilitar essa notificação:

  • Claris Pro: escolha o menu Editar > Preferências (Windows) ou menu Claris Pro > Preferências (macOS), clique em Permitido e selecione Avisar antes que um URL claris abra um arquivo.

  • FileMaker Pro: escolha o menu Editar > Preferências (Windows) ou menu FileMaker Pro > Preferências (macOS), clique em Permitido e selecione Avisar antes que um URL fmp abra um arquivo.

Se o Claris Pro ou o FileMaker Pro enviar uma notificação para você informando que não é possível abrir o arquivo, realize uma das seguintes ações:

  • Para sempre permitir que aplicativos sejam abertos usando um URL claris ou um URL fmp para o host, selecione Sempre permitir URLs claris para este host (Claris Pro) ou Sempre permitir URLs fmp para este host (FileMaker Pro) e clique em Abrir. O Claris Pro ou o FileMaker Pro abre o app personalizado e adiciona o host à sua lista de permissões. Você não receberá outra notificação sobre esse host.

  • Para abrir o app usando o URL sem adicionar o host à lista permitida, clique em Abrir.

  • Se você não tiver certeza se deseja permitir que o app personalizado seja aberto, clique em Cancelar e entre em contato com o desenvolvedor do app personalizado.

Consulte Abertura de arquivos usando um URL.

Para remover hosts e plug-ins da lista de permitidos:

  1. Windows: escolha o menu Editar > Preferências.

    macOS: escolha o menu FileMaker Pro > Preferências.

  2. Na aba Permitidos, selecione um ou mais hosts ou plug-ins e pressione Backspace.

Notas 

  • O FileMaker Pro permite automaticamente conexões a hosts com certificados SSL verificados e a plug-ins assinados em carregamento. Eles não são adicionados à lista de permitidos.

  • O usuário controla quais hosts e plug-ins serão adicionados à sua lista de permitidos em cada conta do sistema operacional de um computador. A lista do usuário se aplicará a todos os arquivos do FileMaker Pro que ele abrir.