Criptografia e descriptografia de arquivos de banco de dados

Nota  Esse recurso fica disponível quando a preferência geral Usar ferramentas avançadas está selecionada. Consulte Uso de ferramentas avançadas.

A criptografia protege os arquivos de banco de dados do FileMaker Pro contra acesso não autorizado enquanto eles estão sendo armazenados em disco. Os arquivos criptografados podem ser descriptografados conforme necessário.

Você cria uma senha de criptografia para o arquivo, que protegerá os dado se o arquivo for copiado ou roubado. Para alterar a senha de criptografia de um arquivo, é preciso criptografar novamente o arquivo.

Aviso  Senhas de criptografia não podem ser recuperadas. Não esqueça a senha de criptografia atribuída a um arquivo de banco de dados criptografado. Se necessário, anote e guarde em local seguro. Se perder ou esquecer a senha de criptografia, você não poderá acessar ou alterar o arquivo.

Se você tiver um app personalizado com vários arquivos, criptografe todos os arquivos de banco de dados com a mesma senha de criptografia e a mesma ID compartilhada. Quando um arquivo criptografado tenta acessar outro arquivo criptografado e as senhas de criptografia dos arquivos ou as IDs compartilhadas não correspondem, o FileMaker Pro exibe a caixa de diálogo Senha de criptografia de banco de dados.

Quando um arquivo é descriptografado, o armazenamento seguro ou aberto dos dados de container armazenados externamente permanece como estava antes de o arquivo ter sido descriptografado. Para alterar como os dados são armazenados no arquivo descriptografado, consulte Configuração de campos de container para armazenar dados externamente.

Os arquivos hospedados pelo FileMaker Cloud devem ser criptografados pelo FileMaker Pro ou pelo FileMaker Cloud. Consulte a Ajuda do FileMaker Cloud.

Para criptografar um arquivo:

  1. Feche todos os arquivos de banco de dados a serem criptografados.

  2. Escolha o menu Ferramentas > Utilitários do Desenvolvedor.

  3. Se tiver usado os Utilitários do Desenvolvedor no mesmo app personalizado de banco de dados antes e salvo suas configurações, clique em Carregar configurações, localize e selecione o arquivo .sav apropriado e clique em Carregar.

  4. Clique em Adicionar, selecione o arquivo ou os arquivos que deseja criptografar e clique em Adicionar novamente.

    Criptografe todos os arquivos que estão em um app personalizado de vários arquivos ao mesmo tempo.

  5. Para Pasta de projeto, clique em Especificar para escolher um local para o app personalizado criptografado.

  6. Para renomear a cópia criptografada do arquivo, em Renomear arquivo, digite um nome de arquivo e clique em Alterar.

  7. Para que se possa rapidamente repetir o processo, clique em Salvar configurações e escolha uma pasta e local para o arquivo de configurações. Consulte Como salvar configurações para os Utilitários do Desenvolvedor.

  8. Para Opções de solução, clique em Especificar.

  9. Na caixa de diálogo Especificar opções de solução, selecione Ativar criptografia de banco de dados (ou recriptografar arquivos).

  10. Para ID compartilhada, digite qualquer combinação de caracteres maiúsculos ou minúsculos, números e símbolos entre 1 e 32 caracteres.

    Importante  A ID compartilhada possui distinção entre maiúsculas e minúsculas.

    Os arquivos criptografados em apps personalizados de vários arquivos são vinculados pela ID compartilhada.

  11. Somente FileMaker Pro: para Conta do FileMaker, clique em Especificar.

  12. Somente FileMaker Pro: insira o nome da conta e a senha do arquivo do FileMaker para uma conta com privilégios de Acesso total e clique em OK.

  13. Para Senha de criptografia, clique em Especificar.

  14. Digite uma senha de criptografia e uma dica de senha para os arquivos e depois clique em OK.

    Importante  A senha de criptografia possui distinção entre maiúsculas e minúsculas.

  15. Por padrão, o FileMaker Pro usa armazenamento seguro para criptografar dados de container armazenados externamente. Se não quiser criptografar dados de container ao criptografar seus arquivos de banco de dados, selecione Manter armazenamento aberto.

    Nota  Você pode alterar o armazenamento seguro ou aberto dos dados de container armazenados externamente após criptografar os arquivos de banco de dados. Consulte Configuração de campos de container para armazenar dados externamente.

  16. Clique em OK e Criar.

Para descriptografar um arquivo:

  1. Siga as etapas 1 a 8 em "Para criptografar um arquivo" acima.

  2. Na caixa de diálogo Especificar opções de solução, selecione Remover criptografia de banco de dados.

  3. Para Senha de criptografia, insira a senha de criptografia atual para os arquivos de banco de dados.

  4. Somente FileMaker Pro: para Conta do FileMaker, clique em Especificar.

  5. Somente FileMaker Pro: insira o nome da conta e a senha do arquivo do FileMaker para uma conta com privilégios de Acesso total e clique em OK.

  6. Clique em OK e Criar.

Para alterar a senha de um arquivo criptografado:

  1. Feche todos os arquivos criptografados cuja senha irá alterar.

  2. Siga as etapas 2 a 15 em "Para criptografar um arquivo" acima.

  3. Para a caixa de texto Senha de criptografia na parte inferior da caixa de diálogo Especificar opções de solução, insira a senha de criptografia atual para o arquivo ou arquivos de banco de dados.

    Nota  A caixa de texto Senha de criptografia ficará visível apenas se um ou mais dos arquivos selecionados forem criptografados.

  4. Clique em OK e Criar.

Notas 

  • Os arquivos temporários criados pelos arquivos criptografados são também criptografados.

  • Para adicionar um novo arquivo de banco de dados a um app personalizado de vários arquivos criptografados, criptografe o novo arquivo com a mesma senha de criptografia e mesma ID compartilhada dos arquivos de banco de dados do app personalizado.

  • Quando você exporta registros de um arquivo de banco de dados criptografado, os registros são sempre exportados para um arquivo que não está criptografado, independentemente do formato do arquivo de exportação.