Diretrizes para o planejamento de gráficos

  • Escolha o melhor tipo de gráfico para transpor a sua comparação. Alguns formatos de gráfico comparam dados semelhantes de fontes diferentes, alguns mostram tendências no decorrer do tempo e alguns mostram percentuais de um total. Consulte Sobre tipos de gráfico.
  • Faça um esboço do gráfico em papel para ajudá-lo a determinar a série de dados que você deseja atribuir ao eixo x e ao eixo y (etiquetas de categoria e dados em fatia em gráficos de pizza). Geralmente, os gráficos mostram etiquetas de categoria no eixo x (os valores que você está comparando, como empresas por nome) e valores no eixo y (valores que você está medindo, como volumes de vendas trimestrais de cada empresa).
  • Decida se você precisa modificar dados para mostrar a sua comparação.
    • É necessário fazer algum cálculo nos dados antes de criar o gráfico? Por exemplo, você precisa adicionar campos de resumo ao banco de dados para calcular volumes de vendas trimestrais ou o seu banco de dados já contém informações trimestrais?
    • É necessário classificar os dados para mostrar sua comparação?

Para

Considere isso

Criar um gráfico de dados de resumo

Se você estiver criando um gráfico no Modo de layout, certifique-se de que os dados estejam agrupados e classificados corretamente e você coloque o gráfico na parte apropriada do layout. Consulte Colocação do gráfico na parte apropriada do layout.

Criar um gráfico de dados em registros relacionados

Você pode classificar dados baseado em campos relacionados, mas deve definir a ordem de classificação na caixa de diálogo Configurações do gráfico, não na caixa de diálogo Classificar. Consulte Especificação da fonte de dados para um gráfico.

Criar um gráfico de vários valores de dados localizados em campos únicos (por exemplo, dados em campos repetidos ou dados delimitados em um único campo)

Para criar um gráfico de dados delimitados, o seu banco de dados deve conter vários valores de dados em campos únicos. Você pode usar um cálculo ou uma função (como a função Lista) para fazer isso. Em seguida, você especifica um campo de dados delimitados para o eixo x (etiquetas de categoria em gráficos de pizza) e um campo de dados para o eixo y (dados de fatia em gráficos de pizza). Quando um gráfico é criado para dados delimitados, os valores do campo do eixo x correspondem aos valores do campo do eixo y na ordem em que eles foram inseridos. Consulte Exemplo: Criação de gráfico com dados delimitados.

Nota  O FileMaker Pro reconhece somente o caractere de retorno como o delimitador de dados.