Guia de configuração da instalação em rede do FileMaker Pro 18 Advanced
Guia de configuração da instalação em rede
Sobre este guia
Este guia explica como configurar a instalação do FileMaker® Pro 18 Advanced em uma rede em vários computadores. Para obter informações sobre a instalação do software em computadores individuais, consulte o Guia de instalação do FileMaker Pro Advanced.
Para consultar documentação adicional do FileMaker, acesse o Centro de documentação do produto.
Sobre o arquivo de certificado de licença
Para instalar o software FileMaker Pro Advanced em diversos computadores, você recebe um arquivo de certificado de licença (.fmcert). Esse arquivo está disponível para download junto com o instalador do FileMaker Pro Advanced, dependendo de como você comprou o FileMaker Pro Advanced.
- Se o FileMaker Pro Advanced tiver sido comprado por download no site da Loja do FileMaker, você terá recebido um e-mail com um link para a página de download do software. O seu arquivo de certificado de licença estará disponível nessa página. Não perca o seu arquivo de certificado de licença; guarde-o em um local seguro caso você precise reinstalar o software.
- Se você tiver feito uma assinatura ou avaliação gratuita do FileMaker Cloud, esse arquivo estará disponível na página de Assinatura no FileMaker Customer Console.
É necessário ter um arquivo de certificado de licença válido para instalar o software. Caso contrário, você poderá instalar o software apenas como avaliação.
Antes de instalar o FileMaker Pro Advanced o arquivo de certificado de licença deve ser copiado para a mesma pasta do instalador. Se houver mais de um arquivo de certificado de licença nessa pasta, o instalador usará o primeiro arquivo válido que encontrar. Para garantir que seja usado o arquivo que você quer, coloque apenas um arquivo de certificado de licença na pasta do instalador.
Todo uso deste software está sujeito aos termos do seu contrato de licenciamento. Consulte a Licença de software do FileMaker Pro Advanced que você recebeu com a compra.
Como instalar o FileMaker Pro Advanced no Windows
Antes de instalar o FileMaker Pro Advanced, tenha em mãos o arquivo de certificado de licença. Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
Para obter informações sobre qual versão do FileMaker Pro Advanced instalar (32 ou 64 bits), consulte o Guia de instalação.
Nota:os usuários precisam ter privilégios de administrador do Windows para instalar o FileMaker Pro Advanced.
Escolha um método de instalação (Windows)
Antes de configurar a instalação, decida como você deseja instalar o software. O método de instalação determina como serão inseridas as informações personalizadas quando os usuários instalarem o FileMaker Pro Advanced.
Em alguns métodos de instalação, você pode editar o arquivo Assisted Install.txt para fornecer as informações personalizadas antes de os usuários instalarem o produto. Consulte Sobre o arquivo de personalização.
Método de instalação | Como as informações de personalização são fornecidas ao instalador |
---|---|
Instalação interativa | Os usuários são solicitados pelo instalador. Consulte o Guia de instalação. |
Como instalar o FileMaker Pro Advanced usando um volume em rede (Windows): método recomendado | Edite o arquivo Assisted Install.txt para padronizar todas as instalações do FileMaker Pro Advanced em rede. Com esse método, você personaliza a instalação e elimina a necessidade de distribuir e administrar certificados de licença. |
Como instalar a partir da linha de comando com msiexec (Windows) | Os usuários ou os scripts fornecem as informações personalizadas na linha de comando. |
Como configurar as instalações assistidas silenciosas (Windows) | Edite o arquivo Assisted Install.txt antes de realizar uma instalação silenciosa. A interação do usuário com o instalador do FileMaker Pro Advanced é mínima. O instalador lê as informações personalizadas no arquivo e as telas de instalação não são exibidas. |
Como salvar informações personalizadas no instalador .msi (Windows) | Integre as informações personalizadas diretamente no arquivo .msi do instalador. Como as alterações persistem no arquivo .msi, você pode remover o arquivo Assisted Install.txt. |
Sobre a instalação dos componentes necessários da Microsoft (Windows)
Para executar o FileMaker Pro Advanced, os usuários precisam ter as versões específicas destes componentes de software da Microsoft instaladas no computador:
- .NET Framework
- Bibliotecas do Visual C++ e Windows Runtime (fornecida com o pacote redistribuível do Visual C++)
As atualizações necessárias do Windows também precisam estar instaladas. Consulte as Especificações técnicas do FileMaker Pro Advanced.
Se você usar o arquivo Setup.exe (no modo de interface de usuário Silencioso ou Completo) e os componentes necessários da Microsoft não estiverem instalados, o Setup.exe executará os instaladores da Microsoft incluídos para esses componentes. O instalador do FileMaker Pro Advanced prosseguirá assim que detectar que os componentes da Microsoft estão instalados.
Nota:os instaladores da Microsoft desses componentes exigem acesso à Internet para fazer o download dos arquivos necessários.
No entanto, se você usar o arquivo .msi, esses componentes da Microsoft devem estar instalados antes de os usuários iniciarem o FileMaker Pro Advanced. O arquivo .msi instala o FileMaker Pro Advanced sem verificar se os componentes estão instalados, mas o FileMaker Pro Advanced não será executado sem eles.
Se necessário, os usuários poderão instalar manualmente os componentes da Microsoft:
- Abra a pasta de instalação do FileMaker Pro Advanced.
-
Abra a pasta Arquivos, e depois:
Para instalar Faça isso .NET Framework - Abra a pasta DotNet.
- Clicar duas vezes no ícone.
Pacote redistribuível do Visual C++ - Abra a pasta Redist.
- Se você usa a versão de 64 bits do FileMaker Pro Advanced, clique duas vezes no ícone do x64. Caso contrário, clique duas vezes no ícone do x86.
- Siga as instruções na tela.
- Instale as atualizações do Windows necessárias para os componentes da Microsoft.
Sobre a instalação do Bonjour (Windows)
O serviço Bonjour precisa ser instalado para que os hosts na sua rede local sejam encontrados. Se o serviço Bonjour não estiver instalado nem sendo executado, os usuários não poderão visualizar os arquivos hospedados na sua rede local na caixa de diálogo Hosts. Sem o Bonjour, eles precisarão inserir manualmente os nomes ou endereços IP dos hosts da sua rede local.
O uso do arquivo Setup.exe (no modo de interface de usuário Silencioso ou Completo) instala o Bonjour automaticamente; o uso do arquivo .msi não o instala. Os usuários também podem instalar o Bonjour manualmente. Consulte o Guia de instalação.
Como instalar o FileMaker Pro Advanced usando um volume em rede (Windows)
Para disponibilizar os arquivos de instalação do FileMaker Pro Advanced na sua rede:
- Crie uma pasta de instalação em um volume em rede para os arquivos de instalação.
- Durante o download do software, localize os arquivos de instalação na pasta Arquivos. Copie esses arquivos para a pasta que você criou no volume em rede.
-
Copie o arquivo de certificado de licença para a pasta do instalador que você criou (onde está o arquivo .msi) Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
- Para configurar uma instalação assistida, edite o arquivo Assisted Install.txt, localizado na pasta de instalação criada, e salve as alterações como texto simples. Consulte Sobre o arquivo de personalização.
Para instalar o FileMaker Pro Advanced, peça aos usuários para:
- Montar o volume contendo os arquivos de instalação.
- Clicar duas vezes em Setup.exe.
Como instalar a partir da linha de comando com msiexec (Windows)
É possível instalar o FileMaker Pro Advanced pela linha de comando sem usar o arquivo Assisted Install.txt. Para realizar a instalação pela linha de comando, é preciso executar o Prompt de Comando como administrador.
- Copie o arquivo de certificado de licença para mesma pasta onde está o arquivo .msi. Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
- Escolha o menu Iniciar e pesquise Prompt de Comando. Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e escolha Executar como administrador.
-
No Administrador: janela prompt de comando, insira um comando.
Por exemplo:
msiexec -i "NomeProduto.msi" AI_USERNAME="John Lee" AI_ORGANIZATION="FileMaker, Inc."
Nomes de propriedade precisam estar com letras maiúsculas. As propriedades nome de usuário e organização são opcionais. Consulte Como configurar propriedades de personalização no arquivo Assisted Install.txt.
Se o arquivo .msi estiver em uma unidade de rede mapeada, pode ser necessário inserir primeiro
net use * \\server\share
na janela Prompt de Comando para que o comando acima possa acessar a unidade de rede mapeada.Ou então, você pode criar seu próprio script para realizar o comando e executar o script nos computadores dos usuários.
Nota:para obter mais informações sobre o msiexec, consulte msdn.microsoft.com.
Configuração de instalações silenciosas assistidas (Windows)
Os usuários podem realizar uma instalação silenciosa, para ter um mínimo de interação com o instalador do FileMaker Pro Advanced. As informações de instalação necessárias podem ser encontradas no arquivo Assisted Install.txt e as telas de instalação não são exibidas. Consulte Sobre o arquivo de personalização.
- Copie o arquivo de certificado de licença para mesma pasta onde está o arquivo .msi. Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
- Escolha o menu Iniciar e pesquise Prompt de Comando. Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e escolha Executar como administrador.
-
No Administrador: janela prompt de comando, insira um comando.
Para Em uma janela de comando, digite: Instalar sem uma interface de usuário (instalação silenciosa) "nomedocaminho\setup.exe" /qn
Desinstalar sem uma interface de usuário (desinstalação silenciosa) "nomedocaminho\setup.exe" /x /qn
Instalar quando necessário — avisar o usuário atual (instalação anunciada silenciosa) "nomedocaminho\setup.exe" /q /ju
Instalar quando necessário — avisar todos os usuários (instalação anunciada silenciosa) "nomedocaminho\setup.exe" /q /jm
Instalar e exibir uma caixa de diálogo indicando se o software foi instalado com êxito "nomedocaminho\setup.exe" /qn+
Instalar e exibir uma barra de progresso e o botão Cancelar durante a instalação "nomedocaminho\setup.exe" /qb+
Instalar em um local não padrão do computador do usuário "nomedocaminho\setup.exe" /qb+ INSTALLDIR="caminhodeinstalação
"
Ou então, você pode criar seu próprio script para realizar um desses comandos e executar o script nos computadores dos usuários.
Notas
- nomedocaminho é a localização da pasta do instalador que você criou no volume em rede. Se o nomedocaminho for para uma unidade de rede mapeada, poderá ser necessário inserir primeiro
net use * \\server\share
na janela Prompt de Comando para que os comandos acima possam acessar a unidade de rede mapeada. -
caminhodeinstalação é o local desejado da pasta do produto FileMaker no computador do usuário. O caminho não pode conter espaços, a menos que esteja entre aspas. O caminho de exemplo a seguir faria a instalação na pasta FileMaker Pro Advanced, dentro da pasta de aplicativos, na unidade C:
"C:\Applications\FileMaker Pro Advanced"
- O instalador reiniciará o computador, caso necessário.
Como salvar informações de personalização no instalador .msi (Windows)
Você pode integrar informações de personalização no instalador .msi. Se escolher esse método, certifique-se de não fazer nenhuma outra alteração no arquivo .msi.
Use o editor Microsoft Orca para realizar essa tarefa. Consulte msdn.microsoft.com.
- Copie o arquivo de certificado de licença para mesma pasta onde está o arquivo .msi. Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
- Use o Orca para abrir o .arquivo msi.
-
Na tabela Propriedade, insira valores para as propriedades que quiser definir.
Consulte Como configurar propriedades de personalização no arquivo Assisted Install.txt.
- Salve o .arquivo msi.
- Solicite que os usuários executem o instalador clicando duas vezes no arquivo Setup.exe, localizado no volume montado, usando a linha de comando ou executando o script que você criar.
Como instalar atualizações do FileMaker Pro Advanced (Windows)
Os usuários podem verificar atualizações e instalá-las no FileMaker Pro Advanced selecionando o menu Ajuda > Verificar atualizações, exceto se esse recurso estiver desativado (consulte Como configurar propriedades de personalização no arquivo Assisted Install.txt). Os usuários precisam ter uma conexão com a Internet e privilégios de administrador do Windows para atualizarem o FileMaker Pro Advanced.
Outra opção é fazer o download do atualizador e instalá-lo manualmente, pela linha de comando ou usando o System Center Configuration Manager (SCCM) da Microsoft.
Para instalar e atualizar manualmente:
- Faça download do arquivo NomeAtualizadorProduto.exe, em Downloads e recursos do FileMaker.
- Saia do FileMaker Pro Advanced.
-
Clique duas vezes no arquivo NomeAtualizadorProduto.exe.
Os arquivos são extraídos para uma pasta no mesmo local que o .arquivo exe. Em seguida, o atualizador é iniciado.
- Siga as instruções na tela.
- Saia do atualizador e abra o FileMaker Pro Advanced.
- Para verificar se a atualização foi bem-sucedida, escolha o menu Ajuda > Sobre o FileMaker Pro Advanced e confira o número de versão.
Para instalar uma atualização pela linha de comando:
- Para realizar uma instalação manual, siga as etapas de 1 a 3, mas clique em Cancelar depois que os arquivos forem extraídos.
- Na pasta criada, localize o arquivo Setup.exe.
-
Siga as instruções em Configuração de instalações silenciosas assistidas (Windows) para executar o arquivo Setup.exe com o switch de linha de comando
/qn
,/qn+
ou/qb+
.O atualizador não é compatível com outros switches.
Para instalar uma atualização usando o Microsoft SCCM:
- Para realizar uma instalação manual, siga as etapas de 1 a 3, mas clique em Cancelar depois que os arquivos forem extraídos.
- Na pasta criada, localize o arquivo NomeAtualizadorProduto.msp, em Arquivos\Arquivos.
-
No SCCM, crie um pacote de atualização que inclua o arquivo NomeAtualizadorProduto.msp. Durante a configuração do pacote, use a seguinte linha de comando para realizar uma instalação silenciosa:
msiexec.exe /p NomeAtualizadorProduto.msp /qn
- Implante o pacote.
Instalando o FileMaker Pro Advanced no macOS
Antes de instalar o FileMaker Pro Advanced, tenha em mãos o arquivo de certificado de licença. Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
Nota:os usuários precisam ter privilégios de administrador do macOS para instalar o FileMaker Pro Advanced.
Escolha de um método de instalação (macOS)
Antes de configurar a instalação, decida como você deseja instalar o software. O método de instalação determina como serão inseridas as informações personalizadas quando os usuários instalarem o FileMaker Pro Advanced.
Nota:em alguns métodos de instalação, você pode editar o arquivo Assisted Install.txt para fornecer as informações personalizadas antes de os usuários instalarem o produto. Consulte Sobre o arquivo de personalização.
Método de instalação | Como as informações de personalização são fornecidas ao instalador |
---|---|
Instalação interativa | Os usuários são solicitados pelo instalador. Consulte o Guia de instalação. |
Como instalar o FileMaker Pro Advanced usando um volume em rede (macOS) — método recomendado | Edite o arquivo Assisted Install.txt para padronizar todas as instalações do FileMaker Pro Advanced em rede. Com esse método, você personaliza a instalação e elimina a necessidade de distribuir e administrar certificados de licença. |
Configuração de instalações silenciosas assistidas usando o Apple Remote Desktop (macOS) | Edite o arquivo Assisted Install.txt para fornecer as informações personalizadas, execute um script para criar um arquivo .pkg personalizado e instale o arquivo .pkg usando o Apple Remote Desktop. |
Como instalar o FileMaker Pro Advanced usando um volume em rede (macOS)
Para disponibilizar os arquivos de instalação do FileMaker Pro Advanced na rede, crie uma imagem de disco (arquivo .dmg) dos arquivos de instalação e copie a imagem de disco no volume em rede.
- Crie uma pasta de instalação para os arquivos de instalação.
-
Localize os seguintes arquivos na pasta do software baixado e os copie na pasta do instalador:
- aplicativo de instalação, NomeProduto.pkg
- arquivo de personalização, Assisted Install.txt
- ferramenta de registro, Registration.app
- a pasta Contratos de licença, que contém os arquivos license.rtf
Nota:para localizar o arquivo Registration.app, é necessário mostrar os arquivos ocultos. No Finder, pressione Command-Shift-. (ponto). Repita para ocultar os arquivos ocultos.
-
Copie o arquivo de certificado de licença para a pasta do instalador que você criou. Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.
- Para configurar uma instalação assistida, edite o arquivo Assisted Install.txt e salve as alterações como texto simples. Consulte Sobre o arquivo de personalização.
- Crie uma imagem de disco da pasta de instalação, que contém o aplicativo de instalador, o arquivo de personalização e a ferramenta de registro. Para obter informações sobre como criar imagens de disco, consulte a Ajuda do macOS.
- Copie a nova imagem de disco do instalador (arquivo .dmg) no seu volume em rede.
Nota:no macOS, o instalador instala o FileMaker Pro Advanced usando o mesmo idioma definido no sistema macOS. Os usuários que desejarem instalar o FileMaker Pro Advanced com um idioma diferente deverão usar as Preferências do Sistema para alterar o idioma do macOS antes de instalar o FileMaker Pro Advanced
Para instalar o FileMaker Pro Advanced, peça aos usuários para:
- Montar o volume contendo os arquivos de instalação.
- Clicar duas vezes na imagem de disco (arquivo .dmg) no volume em rede.
- Clicar duas vezes no aplicativo de instalação NomeProduto.pkg.
Configuração de instalações silenciosas assistidas usando o Apple Remote Desktop (macOS)
Os usuários podem realizar uma instalação silenciosa, para ter um mínimo de interação com o instalador do FileMaker Pro Advanced. As informações de instalação necessárias podem ser encontradas no arquivo Assisted Install.txt e as telas de instalação não são exibidas. Consulte Sobre o arquivo de personalização.
Após editar o Assisted Install.txt, você pode criar um arquivo .pkg personalizado, que pode ser instalado usando o Apple Remote Desktop.
- Siga as etapas de 1 a 4, em Como instalar o FileMaker Pro Advanced usando um volume em rede (macOS), para configurar a pasta de instalação e o arquivo de personalização.
- Faça o download do script Implementação do Apple Remote Desktop para FileMaker Pro Advanced. O script está no arquivo fmp_osx_deployment.zip do Centro de documentação do produto.
- Clique duas vezes no arquivo fmp_osx_deployment.zip para extrair o script Implantação do Apple Remote Desktop (AppleRemoteDesktopDeployment.sh).
- Em /Aplicativos/Utilitários, inicie o Terminal.
- Digite
cd "<caminho para o script>"
e pressione a tecla Retorno. - Digite
sudo chmod +x ./AppleRemoteDesktopDeployment.sh
e pressione a tecla Retorno. Quando for solicitado a fornecer uma senha, digite a senha de um administrador. -
Digite
./AppleRemoteDesktopDeployment.sh "<caminho para a pasta do instalador>"
e pressione a tecla Retorno.O script cria um arquivo .pkg personalizado na pasta de instalação.
- Use o Apple Remote Desktop para instalar o arquivo .pkg. Consulte a Ajuda do Apple Remote Desktop.
Como instalar atualizações do FileMaker Pro Advanced (macOS)
Os usuários podem verificar atualizações e instalá-las no FileMaker Pro Advanced selecionando o menu Ajuda > Verificar atualizações, exceto se esse recurso estiver desativado (consulte Como configurar propriedades de personalização no arquivo Assisted Install.txt). Os usuários precisam ter uma conexão com a Internet e privilégios de administrador do macOS para atualizarem o FileMaker Pro Advanced.
Como alternativa, é possível:
- Faça o download do instalador completo na página de download eletrônico do software ou na página de Assinatura no FileMaker Customer Console. (Consulte Sobre o arquivo de certificado de licença.) Para instalar a versão atualizada, consulte Como instalar o FileMaker Pro Advanced no macOS.
- Faça download do atualizador em Downloads e recursos do FileMaker e o copie em um volume em rede. Peça para os usuários montarem o volume contendo os arquivos de instalação. Em seguida, clique duas vezes na imagem de disco (arquivo .dmg) no volume em rede e clique duas vezes no aplicativo do instalador.
Sobre o arquivo de personalização
Com a instalação assistida, é mais fácil instalar o FileMaker Pro Advanced em um ambiente com vários computadores. Você insere opções de instalação em um arquivo de personalização e deixa o arquivo disponível na sua rede. O FileMaker Pro Advanced faz a instalação sem a interferência do usuário.
O arquivo de personalização, Assisted Install.txt, é usado pelo instalador do FileMaker Pro Advanced no Windows e no macOS, mas os arquivos Assisted Install.txt são específicos por plataforma e não podem ser intercambiados.
Nota:o NomeProduto.pdf é um arquivo de texto comum que se adequa ao formato de arquivo Microsoft Package Definition. Esse arquivo é necessário em casos de implementação em massa do FileMaker Pro Advanced pelo Microsoft System Center Configuration Manager (SCCM). Não edite o arquivo a menos que esteja usando o SCCM para a instalação. Se for o caso, após criar o pacote de instalação, abra as propriedades do arquivo NomeProduto.pdf. Na aba Geral, na linha de comando, digite setup.exe /S/qn
, clique em OK e execute a instalação.
Como configurar propriedades de personalização no arquivo Assisted Install.txt.
Nota:todas as letras dos nomes de propriedade (AI_*) precisam ser maiúsculas. As configurações de variáveis não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
Para | Faça isso |
---|---|
Aceitar ou não aceitar o Contrato de licença do usuário final (EULA, End User License Agreement) | Digite uma das seguintes variáveis após AI_LICENSE_ACCEPTED=
Se você mantiver o padrão 0 (zero), a instalação é concluída, mas será solicitado que os usuários aceitem os termos do EULA na primeira vez que iniciarem o FileMaker Pro Advanced. Consulte Configuração de instalações silenciosas assistidas (Windows) e Configuração de instalações silenciosas assistidas usando o Apple Remote Desktop (macOS). |
Insira um nome de usuário | Digite um nome após AI_USERNAME= Se você deixar a variável em branco, o instalador usará como padrão o nome especificado ao registrar o Windows (Windows) ou o nome de usuário da conta (macOS). |
Insira o nome da empresa | Digite um nome após AI_ORGANIZATION= Windows: se você deixar a variável em branco, o instalador usará como padrão o nome especificado ao registrar o Windows. |
Insira uma chave de licença válida, se tiver recebido uma | Digite a sua chave de licença após AI_LICENSEKEY= |
Windows: especificar a versão de idioma do FileMaker Pro Advanced | Digite o nome do idioma após AI_LANGUAGE= As entradas válidas são:
Essa configuração funciona somente quando os usuários realizam uma instalação assistida silenciosa. Consulte Como configurar as instalações assistidas silenciosas (Windows). macOS: não há propriedade AI_LANGUAGE. O instalador do FileMaker Pro Advanced usa a configuração de idioma atual do sistema operacional do usuário. |
Windows: especificar se o FileMaker Pro Advanced ficará disponível para todos os usuários ou somente para o usuário atual | Digite uma das seguintes alternativas após AI_APPLICATIONUSERS=
|
Impedir ou permitir que usuários criem novos bancos de dados | Digite uma das seguintes variáveis após AI_NONEWDATABASES=
Consulte Como impedir que usuários criem arquivos de banco de dados. |
Windows: criar um atalho para o FileMaker Pro Advanced na área de trabalho e na barra de ferramentas de Início Rápido | Digite uma das seguintes variáveis após AI_SHORTCUTS=
Consulte a nota ao final desta tabela para obter mais informações. |
Suprimir ou exibir o registro eletrônico | Digite uma das variáveis após AI_REGISTRATION=
O instalador do FileMaker Pro Advanced não solicitará a inserção das informações de registro para os usuários. |
Suprimir ou exibir a caixa de diálogo de personalização durante a instalação | Digite uma das variáveis após AI_SKIPDIALOG=
Consulte a nota ao final desta tabela para obter informações. |
Desativar ou ativar a caixa de diálogo Atualização de software | Digite uma das seguintes variáveis após AI_DISABLEUPDATENOTIFY=
|
Desativar ou ativar a caixa de diálogo Notificação de nova versão | Digite uma das seguintes variáveis após AI_DISABLEVERSIONNOTIFY=
|
Desativar ou ativar a opção para que plug-ins sejam instalados por arquivos de soluções | Digite um dos seguintes após AI_DISABLEPLUGINS=
Nota:Alguns arquivos de soluções requerem plug-ins para funcionar corretamente. Entre em contato com o desenvolvedor da solução. Para obter mais informações sobre como instalar e atualizar plugins, consulte a Ajuda. |
Ocultar ou mostrar o comando Ativar ODBC/JDBC | Digite um dos seguintes após AI_DISABLEXDBC=
|
Ocultar ou mostrar o comando Configurações do FileMaker WebDirect | Digite um dos seguintes após AI_DISABLEIWP=
|
Desabilitar ou habilitar os recursos de desenvolvimento e implantação do FileMaker Pro Advanced | Digite uma das seguintes variáveis após AI_DISABLEADVANCEDTOOLS=
Para obter mais informações sobre esses recursos, consulte Ajuda. |
Abra um app personalizado quando o FileMaker Pro Advanced iniciar | Digite o caminho do arquivo após AI_LAUNCH_CUSTOMAPP= O caminho precisa estar no formato especial do FileMaker para um caminho completo para um arquivo local ou para um arquivo hospedado:
O prefixo |
Nota:no Windows, as propriedades AI_SHORTCUTS e AI_SKIPDIALOG determinam se o instalador exibirá uma mensagem para o usuário solicitando a criação de um atalho.
AI_SHORTCUTS= | AI_SKIPDIALOG= | Resultado |
---|---|---|
1 | 1 | Sem mensagem. Cria um atalho. |
0 | 1 | Sem mensagem. Não cria um atalho. |
1 | 0 | Uma caixa de diálogo é exibida. As opções para criar atalhos são selecionadas na caixa de diálogo. |
0 | 0 | Uma caixa de diálogo é exibida. As opções para criar atalhos não são selecionadas na caixa de diálogo. |
Como impedir que usuários criem arquivos de banco de dados
É possível configurar uma propriedade, AI_NONEWDATABASES, que impede a criação de bancos de dados do FileMaker Pro Advanced por usuários. Se essa opção for configurada, o FileMaker Pro Advanced exibirá uma mensagem de alerta quando os usuários tentarem:
- escolher o menu Arquivo > Criar novo
- criar um arquivo na janela Criar
- exportar para um arquivo do FileMaker Pro Advanced
- escolher o menu Arquivo > Salvar cópia como
- abrir a caixa de diálogo Novo arquivo
- recuperar um arquivo do FileMaker Pro Advanced
- converter um arquivo (por exemplo, .fp7 do FileMaker Pro ou delimitado por tabulações) em um novo arquivo do FileMaker Pro Advanced
- executar um evento da Apple para abrir um arquivo em outro formato
- executar o comando do menu dos eventos da Apple para criar um arquivo
- realizar um script que faça todas as ações listadas acima
- escolher um item de menu personalizado que faça qualquer uma das ações acima
Para criar bancos de dados, os usuários deverão reinstalar o FileMaker Pro Advanced com a propriedade de AI_NONEWDATABASES definida como 0.